Grupo organizador do GP da Índia contesta Ecclestone e quer manter prova: "Não ouvimos nada da FOM"

Calendário da F1 para 2014 conta, por enquanto, com 21 etapas. Bernie Ecclestone, supremo mandatário da categoria, quer apenas 20 e afirmou que a corrida em Buddh não deve acontecer em 2014, mas país pretende ficar "até o fim do contrato, em 2015"

 
O calendário para a temporada 2014 da F1 começou a ganhar contornos mais claros nas últimas semanas. O anúncio do retorno do GP da Áustria a partir do próximo ano e a consequente saída do prometido GP de Nova Jersey, que falhou na tentativa de reunir condições financeiras para realizar a prova, criaram um cenário com 21 etapas.
 
Entretanto, Bernie Ecclestone, chefe da categoria, já afirmou aos quatro ventos que o campeonato ideal deve contar com 20 corridas. Desta forma, com a chegada do GP da Rússia, ao menos uma das sedes do Mundial de 2013 deve ser substituída no ano que vem. E a bola da vez, nas palavras do próprio dirigente britânico, é a Índia.
 
O circuito de Buddh, projetado por Hermann Tilke e considerado por fãs e pilotos como um de seus melhores traçados, está na alça de mira do inglês. Mas o Jaypee Group, entidade que trabalha em parceria com a F1 na promoção e realização da etapa indiana, não só pretende manter a corrida até o fim do contrato, em 2015, como também prorrogá-lo.
Circuito de Buddh pode deixar F1 em 2014 (Foto: HRT)
Askari Zaidi, vice-presidente sênior do grupo, demonstrou surpresa com algumas das declarações de Ecclestone durante o fim de semana do GP da Hungria. "Nós ainda não ouvimos oficialmente nada da FOM. Estamos interessados em ter o contrato até 2015, quando o contrato de cinco anos estará pronto para ser renovado", afirmou, em entrevista ao jornal indiano 'Hindustan Times'.
 
"Essa questão deve ser tomada pela Federação de Esportes a Motor da Índia [FMSCI]. Temos que sentar com o governo e discutir essas questões. Estou certo de que terá um resultado frutífero", prosseguiu Zaidi.
 
"Tivemos uma corrida emocionante na temporada inaugural e nossa única esperança é a de que as coisas melhorem nesta temporada. Estamos ansiosos por uma corrida empolgante em outubro", concluiu.
 
Com apenas duas edições realizadas, o GP da Índia conta, em seu histórico, com o domínio quase absoluto de Sebastian Vettel. O tricampeão fez pole e vitória tanto em 2011 quanto em 2012. A melhor volta da primeira corrida indiana também foi do alemão, mas no ano seguinte, quem cravou o giro mais rápido foi Jenson Button.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.