Grupo que estuda mudanças na F1 planeja foco em três pontos para atrair audiência: aerodinâmica, motor e pneus

Grupo formado por Ross Brawn para discutir o futuro da principal categoria do automobilismo quer se focar no desempenho dos carros para atrair audiência. E lista três pontos principais para que mudanças sejam feitas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O time de especialistas que discute ações para o futuro da F1, comandado por Ross Brawn, tem focado em três pontos da categoria, revelou Pat Symonds, ex-diretor da Williams e que faz parte do grupo.

Durante conferência realizada no Reino Unido, ele apresentou os pontos que o grupo planeja mudanças – pensando no aumento da audiência da F1 no mundo. São eles: aerodinâmica, motor e pneus, pensando no desempenho dos carros na pista.

"Precisamos usar a visão da audiência para realizar as mudanças que queremos. As regras da F1 são divididas em 21 pontos,e alguns não são relevantes para o espetáculo", afirmou. Em seguida, ele passou por cada um dos três pontos citados.

O engenheiro Pat Symonds também faz parte do grupo que discute mudanças na F1 (Foto: Divulgação)

"A aerodinâmica é interessante para muitas pessoas e ninguém conseguiria criar regulamento que não a deixasse como um diferencial, então precisamos manter isso relevante. Da mesma forma, o motor. Para as fábricas envolvidas na F1, é importante. É interessante aos fãs e vamos fazer disso um diferencial. Finalmente, a suspensão – e por isso digo os pneus, a maneira com que as equipes usam os pneus", explicou Symonds.

Por fim, o enenheiro ainda acrescentou outros fatores que serão analisados, mas que não receberão o foco como os anteriores: "Pilotos, pitstops, mecãnicos, estratégia."

O objetivo é tirar a previsibilidade das corridas e dar mais motivo para que o público as acompanhem: "Nas últimas décadas, os piores períodos na F1 foram quando as corridas eram previsíveis. Tivemos isso com o domínio da Mercedes. Queremos abordar o problema da audiência na TV e tornar o final de semana inteiro mais interessanrte, não só o domingo", finalizou o dirigente.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.