Grupo Volkswagen confirma entrada de Audi e Porsche na Fórmula 1 a partir de 2026
De acordo com Herbert Diess, diretor-executivo da VW, Audi e Porsche ingressarão na Fórmula 1 daqui quatro anos, quando categoria passará por nova reformulação técnica. Aumento da popularidade da F1 é o principal fator para a decisão
O diretor-executivo do grupo Volkswagen, Herbert Diess, confirmou: Audi e Porsche entrarão na Fórmula 1 a partir de 2026, quando a categoria irá passar por uma nova reformulação técnica. O aumento da popularidade do esporte – principalmente no mercado americano e também no asiático – foi o principal motivo para a decisão, segundo o CEO da VW.
“Na Porsche, isso já é relativamente concreto. Na Audi, não tanto”, disse Diess em uma entrevista transmitida pela Volkswagen. “Se você está no esporte a motor, deve estar na Fórmula 1”, defendeu. “É lá que o efeito é maior”, avaliou.
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“Você não pode entrar na Fórmula 1 a menos que a janela de tecnologia se abra. É preciso uma mudança de regra para chegar lá”, completou o diretor-executivo, confirmando que as novas regras da F1 têm papel fundamental na escolha de entrada a partir de 2026.
Em tal ano, a Fórmula 1 vai começar a adotar um caminho mais sustentável. Os motores manterão a tecnologia V6 turbo, mas com a extinção do MGU-H, bateria responsável por gerar energia elétrica nos carros, enquanto o MGU-K passa a compensar neste aspecto. Cerca de 476 cv devem ser entregues pelo motor de combustão e o motor elétrico.
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O combustível será 100% neutro em CO2, e o teto de gastos deve ser mantido em US$ 140 milhões (R$ 666 milhões na cotação atual).
Ainda segundo Diess, se as fábricas não aproveitarem essa oportunidade de entrarem no campeonato, a próxima será apenas em dez anos. “Você precisa de um novo desenvolvimento de motor e para fazer um novo desenvolvimento de motor, você precisa de três ou quatro anos”, analisou.
A tendência é que Audi e Porsche deixem de competir em outras categorias do esporte a motor e que, ao menos a segunda marca, de fato, entre na Fórmula 1 como fornecedora. Conforme indicado por Diess, a Porsche já tem negociações mais encaminhadas para uma parceria – que, ao que tudo indica, seja com a Red Bull. As duas partes já trabalharam juntas no WRC (Mundial de Rali).
A Audi, por sua vez, quer uma equipe própria e um motor autoral para ingressar na F1. O desejo da fábrica de Ingolstadt não é, no entanto, começar com um time do zero – e, sim, comprar alguma das atuais equipes. McLaren, Williams, Sauber (Alfa Romeo) e até mesmo a Aston Martin já foram apontadas como possíveis alvos.
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