Zhou acusa “preconceito por nacionalidade” na F1 e cita Bearman “fora do top-10 da F2″

Guanyu Zhou afirma que sofreu “ofensas racistas” quando chegou à Fórmula 1 após uma campanha sólida na F2, terminando na terceira posição

Guanyu Zhou segue tentando se provar para seguir no grid da Fórmula 1 em 2025. Atualmente na Sauber, o piloto chinês viu o mercado se movimentar e outros nomes ganharem uma chance na categoria. Um desses foi o de Oliver Bearman, que estará na Haas no próximo ano, mas não impressiona o piloto do #24

Quando assinou o primeiro contrato na Fórmula 1, em 2021, Zhou afirmou ter sofrido “ofensas racistas” de pessoas que não conheciam a jornada dele. O chinês terminou a última temporada dele na Fórmula 2 na terceira posição, atrás de Robert Shwartzman e do campeão Oscar Piastri, e com quatro triunfos na conta. 

Ainda assim, Zhou disse ter sido bastante questionado quando subiu de categoria, algo que ele não vê acontecendo com “um piloto fora do top-10 na F2”, caso de Bearman. 

“É bastante claro. Em 2021, quando assinei o contrato com a Alfa Romeo, sofri muitas ofensas racistas vindas de pessoas que não seguiam minha carreira. Cheguei após um terceiro lugar na F2, vencendo quatro corridas naquele ano, e agora você vê um piloto fora do top-10 na F2 conseguindo uma vaga e há muito apoio para ele”, afirmou em entrevista ao The Race. 

Guanyu Zhou (Foto: Sauber)

“Isso mostra que o preconceito em torno da nacionalidade é uma realidade. É difícil mudar isso quando é asiático, vindo de diferentes países da Ásia, mas não estou preocupado com isso”, concluiu. 

Atualmente, na Prema, Oliver Bearman está na 15ª colocação da Fórmula 2, com apenas 34 pontos somados. No entanto, mais cedo na temporada, o inglês participou do GP da Arábia Saudita no lugar de Carlos Sainz, na Ferrari. Na ocasião, o jovem prospecto impressionou e terminou a prova em sétimo. 

Após as férias de verão, a Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Alonso apresenta sinais de cansaço com Aston Martin. E fim da linha já parece próximo

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.