Zhou relembra críticas antes de estreia na F1: “Diziam que estava lá por causa do dinheiro”
Guanyu Zhou falou que era "impossível não ouvir" e acompanhar pelas redes sociais as críticas que recebeu quando teve seu nome confirmado para estrear na Fórmula 1 com a Alfa Romeo
Pronto para a sua terceira temporada consecutiva na Fórmula 1, Guanyu Zhou fez um relato bastante sincero sobre as inúmeras críticas que recebeu assim que foi anunciado para ocupar uma das vagas da Alfa Romeo em 2022. O piloto admitiu que era “impossível” não acompanhar pelas redes sociais as opiniões controversas de que ele estava lá “só pelo dinheiro”.
Antes de subir para a F1, Zhou foi vice-campeão da F4 Italiana, em 2015, e venceu o campeonato asiático da F3 em 2021. Paralelamente a essa competição, disputou a sua terceira temporada completa na Fórmula 2, fechando na terceira colocação na classificação de pilotos.
Relacionadas
Zhou tornou-se o primeiro chinês a correr na categoria máxima do automobilismo mundial, mas não escapou da avalanche de comentários contrários à sua escolha. Em um recente editorial escrito para o portal The Players’ Tribute, lembrou como foi acompanhar a repercussão.
“Naquele inverno, em novembro de 2021, quando a Alfa Romeo anunciou que eu estaria no carro, sabia o que as pessoas pensavam de mim”, começou o #24. “Era impossível não ouvir. E é difícil, pois trabalhei a vida inteira por uma oportunidade como essa”, salientou.

“Minha família se sacrificou muito. Nós nos mudamos da China para Sheffield (cidade da Inglaterra) quando tinha 12 anos. Foi preciso tudo. Um pouco de sorte também. E antes mesmo de eu ter a chance de correr, era coisas como ‘ele não merece, deveria ser fulano de tal, ele só está lá por causa de dinheiro'”, continuou.
Este ano, o chinês passou novamente por situação semelhante após bater a concorrência e permanecer na Fórmula 1 — Felipe Drugovich, por exemplo, foi um dos cotados para o lugar de Zhou, porém a Alfa Romeo, que deixa a F1 ao final deste ano, optou por manter a estabilidade e renovar com o jovem de 24 anos.
“Entendo [as críticas]. As pessoas podem ter suas opiniões. E há muita política na F1, sem dúvida. Sei disso tão bem quanto qualquer um. É difícil ver tudo o que está acontecendo de fora. E sou muito grato por estar onde estou — não ignoro o privilégio que é. Mas ainda sou uma pessoa, um cara com um telefone — e que consegue ver todo o barulho”, concluiu Zhou.
Zhou marcou seu primeiro ponto na Fórmula 1 em sua primeira corrida na categoria, em 2022, no Bahrein. Foram, no total, seis pontos na temporada de estreia e outros seis este ano que ajudaram a Alfa Romeo a escapar da lanterna, fechando 2023 em nono no Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 retorna às pistas entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

