GUIA 2019: Em queda livre, Williams começa temporada cercada de dificuldades e dúvidas sobre futuro

A Williams piorou tanto que, depois de um 2018 lamentável, 2019 promete ser ainda mais difícil. Mais do que bater cabeça sobre desempenho de carro, a equipe britânica tenta se reinventar para seguir existindo. O trunfo para tal é a boa dupla George Russell e Robert Kubica, que vão encarar o questionável FW42

GUIA 2019

F1 abre ano de briga de gigantes, coadjuvantes de luxo e grid jovem

F1 reformula regras para resolver velho dilema da falta de ultrapassagens

Hamilton busca perfeição em 'temporada mais difícil' para colar em Schumacher

Atrás de tirar Ferrari da fila, Vettel tenta se livrar do peso dos erros em ano decisivo

Mudanças, revanche e carros diferentes: como Mercedes e Ferrari retomam duelo

Red Bull busca renascimento com aposta na Honda e na liderança de Verstappen
Reforçada com Ricciardo, Renault destoa em pelotão do meio ainda mais parelho
Sem Alonso e mais jovem, McLaren reforça área técnica para limar falhas
A WILLIAMS RENASCEU com a mudança de 2014 no regulamento técnico. Era um momento de felicidade: a equipe apareceu em terceiro no Mundial de Construtores e parecia destinada à grandeza novamente. O que se viu depois, todavia, foi uma história destoante – ano após ano, a equipe perdeu força. Alguém poderia dizer que 2018 foi o fundo do poço, com uma miséria de pontos e a condição de pior escuderia do grid. A questão é que talvez o buraco seja ainda mais fundo: em 2019, o desempenho fraco parece se unir às questões sobre o futuro de uma das esquadras mais tradicionais da Fórmula 1.
 
A pré-temporada já desenhou bem o panorama. O FW42 só chegou a Barcelona no terceiro dia de testes, culpa de problemas no desenvolvimento do carro. Quando andou, a Williams não deu sinais de qualquer conto de fadas que já vimos com gente como a Brawn: o carro é lento, quase sempre aparecendo em último na tabela de tempos em Barcelona. Do jeito que as cartas estão postas, ninguém é capaz de afirmar que há como lutar seriamente por pontos no curto prazo. Enquanto o pelotão intermediário preza pelo nível cada vez mais alto, a Williams se vê sem fôlego para acompanhar.
 
O problema no carro não tardou em alcançar outras áreas. Robert Kubica já faz críticas abertas ao desempenho do FW42 e às dificuldades da Williams no entendimento do carro. De acordo com o polonês, os problemas no comportamento do modelo deixam a equipe com apenas 20% do conhecimento esperado para o GP da Austrália. George Russell, talvez pela felicidade de estrear na categoria, ainda é otimista em declarações. Mesmo assim, logo fica claro que algo está errado – afinal, que equipe é essa que tem o diretor-técnico afastado uma semana antes do começo da temporada?
A Williams vai chegar a algum lugar em 2019? (Foto: Williams)

É o que aconteceu com Paddy Lowe, que já não estará em Melbourne. O diretor-técnico nunca foi culpado por Claire Williams pelo atraso e os problemas iniciais, mas pediu licença para tratar de “problemas pessoais”. A situação segue sem esclarecimentos ou previsão de desfecho: o afastamento não tem prazo para acabar, o que logo leva a crer que a relação entre equipe e dirigente chegou ao fim.

 
A situação também serve para se questionar: até que ponto a Williams vai chegar? Não que a equipe corra risco de fechar as portas ainda em 2019, mas o futuro é sombrio. Poucos anos atrás seria loucura dizer que o fim está próximo em Grove. Pois 2019 começa tornando essa pergunta um pouco mais realista: um grid da F1 sem a Williams já não parece algo tão impossível de imaginar.
 
Se a Williams não tem carro com muitas qualidades, ao menos pode celebrar o fato de ter uma dupla de pilotos de qualidade. Russell chega com a credencial de atual campeão da F2, superando outros nomes da F1 atual, como Lando Norris e Alexander Albon. Não por acaso, o britânico é a nova aposta da Mercedes em termos de jovens pilotos. A montadora alemã pode não ter emplacado Esteban Ocon no grid, mas se certificou de que George teria a primeira oportunidade na categoria máxima do automobilismo. Por pior que seja defender uma equipe de poucos recursos, o #63 tem uma vantagem: fazer o processo de adaptação ao carro sem muita pressão por resultados.
O FW42 não empolga, apesar de contar com bons pilotos (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

O outro carro da Williams é de um piloto que há de receber muita atenção em 2019. Robert Kubica volta à titularidade da F1 após oito anos de hiato, consequência do grave acidente de rali na Itália em 2011. Foram anos em que parecia exagero imaginar o retorno do polonês ao grid, dada a extensão das lesões e fraturas. Mesmo que o polonês não tenha recuperado por completo os movimentos da mão direita, a performance em treinos e testes bastou para convencer a equipe britânica na briga pela titularidade.

 
O fim de uma batalha – voltar ao grid – já representa o começo de outra. Com um carro que dificilmente será competitivo, Kubica terá que mostrar que merece seguir na F1 nos próximos anos. Ao contrário do que se vê com Russell, a pressão por resultados é real, ainda mais quando lembramos que Robert é o líder natural da dupla, dada a experiência no automobilismo. Além de testar os limites do carro, o polonês também vai precisar testar os próprios limites. Afinal, ninguém sabe dizer com convicção que o piloto de hoje é o mesmo de dez anos atrás, dos dias empolgantes com a BMW.
 
Se Kubica puder renascer das cinzas, que seja uma inspiração para a Williams no futuro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.