GUIA 2020: Em ano de rivalidades quentes, F1 põe veteranos e jovens frente a frente
Todo o esporte precisa de grandes rivalidades, e a F1 não é diferente. Na verdade, a maior das categorias vive um momento raro em termos de concorrência, é um cenário dos mais interessantes que põe frente a frente veteranos e jovens
Em um grid tão jovem – metade tem entre 20 e 25 anos –, é justo imaginar que os veteranos sigam dando as cartas em 2020. Afinal, o piloto mais vitorioso da história recente da F1 inicia sua 14ª temporada aos 35 anos e dono de seis títulos mundiais, além de uma performance exuberante e de pouquíssimos erros. De fato, Lewis Hamilton é o homem a ser batido, até porque está na melhor equipe do campeonato. Porém, apesar de todo o favoritismo, o inglês não deve ter vida fácil. Se dentro das garagens da Mercedes, uma disputa com Valtteri Bottas parece improvável, é fora que Hamilton terá de lidar com inimigos bem mais perigosos.
O primeiro deles, claro, precisa ser o tetracampeão Sebastian Vettel. O alemão está de saída da Ferrari e deve endurecer o caldo, se o carro vermelho permitir. Afinal, Seb só tem 32 anos e não pode ficar fora do grid. Então, a disputa entre os dois maiores vencedores da última década por si só já seria um elemento para não se perder nenhuma corrida – ainda que seja dentro de uma temporada marcada pelos efeitos da crise do novo coronavírus -, mas o que chama atenção nesta possível briga é a forma distinta com que cada um se apresenta na pista. Enquanto Hamilton é mais frio e calculista, Vettel é pura emoção. Talvez por isso, o ferrarista acabe se envolvendo em mais confusão que o adversário, o que torna a rivalidade entre ambos uma das mais emblemáticas da F1.

E se Vettel está na mira de Charles, Hamilton também, o que reforçaria a ideia de que a Ferrari vai entrar na briga pelo campeonato. Mas há aí um terceiro elemento: Max Verstappen. O holandês tem como meta colocar a Red Bull também na luta pelo campeonato, e isso vai implicar em um duro embate não só com os prateados, como também com os ferraristas. E a história recente conta que o potencial para o espetáculo é enorme. E para faíscas também.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube