GUIA 2022: De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1

A F1 tem uma geração de ouro nas mãos. Com uma série de pilotos talentosos, a turma já nem é mais tão jovem assim, mas o futuro continua brilhante. E parece estar mais próximo

Já nem dá mais para dizer que a F1 tem uma grande nova geração. A Fórmula 1 tem uma baita geração. Ponto. Os jovens fazem parte do que é a categoria atualmente, do que é uma das classes mais brilhantes que o esporte teve a oportunidade de ver. Já, inclusive, têm um título, conquistado por Max Verstappen na temporada passada.

Hoje, o GUIA 2022 vem falar das outras figurinhas carimbadas da geração, os que tentam igualar o que fez Max. Gente que talvez não tenha a mesma genialidade do holandês, que certamente não recebeu o mesmo ‘hype’ anos atrás, mas que já provou que pode fazer um estrago danado na categoria, no mínimo com vitórias.

Vamos falar deles, pois. Do mais velho para o mais novo, comecemos por Carlos Sainz. Aos 27 anos de idade, o espanhol já não é mais um garoto, mas faz parte da geração que estamos tratando. Ex-companheiro de Verstappen e de Lando Norris, Sainz enfrenta diretamente agora outro astro da tropa, Charles Leclerc. E Carlos costuma se sair muito bem nos duelos.

Carlos Sainz somou quatro pódios em 2021 e fechou ano em quinto lugar, com 164.5 pontos (Foto: Ferrari)

Ainda que tenha ido pior que Verstappen na época de Toro Rosso, foi muito firme e dominou o duelo com Norris nos anos de McLaren. Na Ferrari, logo no primeiro ano, já bateu Leclerc, queridinho do time italiano e, supostamente, primeiro piloto da equipe. Foram quatro pódios, uma regularidade impressionante e a sensação de que, com um carro vencedor, Sainz tem condições para sonhar até com título. Resta saber se o carro vencedor já é a SF-75.

Aos 26 anos, Pierre Gasly vive o auge de sua forma e não é de hoje. Desde a metade de 2019, o francês vem guiando brilhantemente, já venceu corrida, fez pódios, enfim, levou a AlphaTauri para um patamar que ninguém poderia imaginar que a equipe pudesse alcançar. Sim, tem isso, dessa turma que estamos citando, é quem está na equipe, ao menos teoricamente, mais fraca.

Mas Gasly e a AlphaTauri têm a sintonia que poucos outros times têm e isso precisa ser colocado na balança. Se o francês certamente não é candidato a títulos enquanto estiver por lá, é seguro também dizer que muito dificilmente não o veremos no top 10 todo final de semana. É fato que já merece mais do que isso, mas é o que tem para hoje, brigar para ser um dos melhores do meio do pelotão. Tem conseguido.

Pierre Gasly faz grandes últimos anos na F1 e já venceu o GP da Itália (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Esteban Ocon tem 25 anos e, certamente, a carreira mais acidentada desse pessoal aqui. Não porque bate muito, nada disso, mas pela condução dos acordos que teve, desde a Manor até finalmente se estabelecer com a Alpine. Ex-menino de ouro da Mercedes, Esteban até chegou a superar Verstappen nos tempos de F3 Europeia, mas demorou até receber a chance que deveria na F1.

Começou na Manor, fez meio ano por lá, ganhou a chance na Force India e, ainda que tenha pontuado menos que Sergio Pérez, fez muito bom trabalho. Só que o dinheiro de Lance Stroll falou mais alto, a família do canadense comprou o time e Ocon foi parar no mercado. Depois do ano parado, retornou em 2020, teve altos e baixos e, em 2021, fez um ano bem digno na Alpine, vencendo até corrida na Hungria. Talvez não seja o que já se esperou dele lá atrás, mas é um dos bons pilotos do grid, sim.

Charles Leclerc tem só 24 anos, mas parece estar na F1 faz tempo, né? Estebelecido como presente e futuro da Ferrari, o monegasco tem tudo que um piloto de ponta precisa, exceto, por enquanto, uma maior regularidade. É vencedor de corrida, fez Sebastian Vettel seguir outros caminhos e parece bem querido internamente, ou seja, pode controlar bem seu futuro.

Charles Leclerc é um dos nomes do momento na F1 (Foto: Ferrari)

O maior desafio de Leclerc parece estar no presente, que é controlar o ímpeto de Sainz, que chegou à Ferrari chutando a porta. Caso vença o espanhol, Charles pode até pensar mais alto, já que a Ferrari vem com um carro extremamente promissor em 2022. Próximo campeão inédito da F1? É um bom palpite.

George Russell, de 24 anos, é papo para outro capítulo do nosso guia, já que agora corre pela Mercedes, atual octacampeã do Mundial de Construtores. De todo modo, fica aqui a citação ao rapaz inglês apenas para que não exista qualquer reclamação. É ótimo e promissor como os demais citados, só está em estágio diferente, como Verstappen, em um dos dois carros que dominam a categoria.

Fechando a nossa lista da turma mais promissora da geração, aparece Lando Norris. Um dos pilotos mais carismáticos do grid, nosso caçula aqui tem 22 aninhos, mas já vai para a quarta temporada na Fórmula 1. E nem há o que se discutir: Lando passou de bom para excelente de 2020 para 2021. O status do inglês para 2022 é totalmente outro, inclusive, sendo nitidamente o primeiro piloto da McLaren atual.

Norris já bateu na trave duas vezes atrás de sua primeira vitória, que parece madurinha. Visto por muitos como sucessor natural de Lewis Hamilton, parece ter armas para atingir um patamar grande na F1. Talvez pela própria McLaren, inclusive. Para 2022, depende mais do time do que do próprio desenvolvimento para brilhar intensamente.

GUIA FÓRMULA 1 2022
Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1

# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.