GUIA 2024: Alonso começa ano com poder de barganha sobre Mercedes e Aston Martin

Ainda em boa forma e considerado um dos melhores pilotos do grid, Fernando Alonso entra o ano em posição privilegiada, especialmente diante da chance de até mesmo trocar a Aston Martin pela Mercedes

A confirmação de que Lewis Hamilton vai deixar a Mercedes para defender a Ferrari em 2025, de certa forma, colocou Fernando Alonso em uma posição bem confortável no mercado de pilotos da Fórmula 1. Isso porque além de existir o interesse por parte da Aston Martin em renovar o contrato do espanhol, o time alemão precisa de um substituto à altura do heptacampeão para liderar a equipe e ajudá-la a voltar ao topo do esporte. E o veterano já tratou de colocar seu nome para jogo.

A verdade é que Alonso começa 2024 em uma posição bem diferente da qual estava no início de 2023, quando se mudou para a Aston Martin. Fernando foi para a equipe britânica após ter suas habilidades questionadas na Alpine. O time francês se recusou a oferecer um acordo plurianual para o espanhol, temendo que seu desempenho pudesse cair ao longo dos anos por causa da idade. O asturiano, então, não quis esperar.

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Dessa forma, quando substituiu Sebastian Vettel na Aston Martin, aos 41 anos de idade, Alonso tinha de provar que ainda era capaz de ser rápido e liderar um projeto na Fórmula 1. E assim o fez. Com o forte AMR23 do início da temporada passada, somou nada menos que seis pódios nas primeiras oito corridas e ainda viu a vitória bater na trave no GP de Mônaco

É bem verdade que, a partir do GP da Inglaterra, décima corrida do ano,  os resultados não foram dos melhores. Mas isso foi muito mais em virtude da queda de desempenho da Aston Martin do que da capacidade de Fernando. A própria equipe, inclusive, confessou ter enfrentado problemas com as atualizações. De qualquer maneira, Alonso ainda voltou ao pódio em outras duas oportunidades no ano passado, com direito a uma performance impressionante ao se defender de Sergio Pérez no GP de São Paulo.

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Alonso conseguiu oito pódios com a Aston Martin em 2023 (Foto: Paul Crock / AFP)

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O contrato do bicampeão com a Aston Martin se encerra no fim de 2024 e a renovação tinha tudo para ser algo natural. Porém, o cenário mudou por conta do movimento do eterno rival. Com isso, a vaga na Mercedes passa a ser muito tentadora, e essa é uma oportunidade que Alonso não costuma deixar passar se realmente surgir.

É bem verdade que a Mercedes não vive a melhor fase no esporte, porém, a equipe é sólida e, de certa forma, mais competitiva e estruturada do que a Aston Martin. Em 2023, por exemplo, o time alemão evoluiu ao longo da temporada e finalizou a campanha no segundo lugar no Mundial de Construtores. A Aston Martin, por sua vez, regrediu e não foi além do quinto lugar.

A Mercedes precisa de um piloto experiente, do mesmo calibre de Hamilton, para liderar o projeto no esporte e voltar ao topo e certamente vai atrás de Fernando para isso. Inclusive, no dia do lançamento do AMR24, o chefe Toto Wolff e Flavio Briatore, empresário de Alonso, se encontraram para tomar um cafézinho. Naturalmente surgiram rumores de uma eventual negociação.

Flavio Briatore e Toto Wolff tomaram café juntos no dia do lançamento da Aston Martin (Foto: Reprodução)

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Dado o cenário, o próprio bicampeão afirmou que está em uma situação privilegiada e não tem pressa para decidir seu futuro, embora tenha garantido que a Aston Martin é sua prioridade.

“Estou ciente da minha situação, que é única. Existem apenas três campeões mundiais no grid, e todos eles são rápidos. E provavelmente sou o único disponível para 2025. Então estou em uma boa posição. Mas, ao mesmo tempo, quando eu decidir se quero continuar correndo no futuro, a primeira conversa que terei será com a Aston Martin”, disse o espanhol.

Ainda que tenha colocado a Aston Martin em primeiro lugar, o bicampeão não descartou uma eventual mudança de equipe. A decisão, certamente, vai ser tomada ao longo do ano, quando descobrir o verdadeiro potencial do time verdinho e também das rivais. O ambiente para o time de Lawrence Stroll, no entanto, não parece dos mais animadores. 

Depois de despencar na tabela em 2023, a escuderia não parece que vai repetir o bom desempenho do começo da temporada em 2024. O próprio piloto, inclusive, confirmou que um top-3 no GP do Bahrein “não parece algo realista”

Se o carro de fato for ruim, Alonso está em uma posição confortável e certamente consegue um lugar melhor para 2025. Por isso, precisa se valer de sua posição privilegiada para pensar como vai ser seu futuro na Fórmula 1. Agora a responsabilidade está nas mãos da Aston Martin, que precisa se mostrar capaz de desenvolver um carro competitivo. Do contrário, corre o risco de perder o piloto líder do projeto.

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