GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull

Max Verstappen conquistou o tetracampeonato consecutivo e, evidentemente, é o favorito natural a levantar a quinta taça na F1 2025. Acontece que a Red Bull já não é a mesma de anos atrás e, principalmente, não tem mais Adrian Newey por trás dos projetos

Max Verstappen é, do ponto de vista técnico e de resultados, o grande nome da F1 na década de 2020. O neerlandês encaixou quatro títulos consecutivos no período e, naturalmente, surge como principal favorito ao caneco de 2025. Mas é mais do que justo dizer que o cenário é completamente diferente do encontrado até o início de 2024.

Depois de uma temporada 2021 histórica, em que Max e Lewis Hamilton foram decidir quem seria campeão só na última volta da última corrida, o neerlandês nadou de braçadas. Em 2022 e 2023, conseguiu impor um domínio avassalador sobre os rivais, algo que não se repetiu em 2024.

Quer dizer, não do ponto de vista técnico da equipe. Em meio a problemas internos como a investigação de Christian Horner, uma briga entre o dirigente e Jos Verstappen e até a improvável saída de Adrian Newey para a Aston Martin, a Red Bull se viu em uma espiral que custou o Mundial de Construtores. Mas que incrivelmente não a fez perder a disputa entre os pilotos.

Isso porque Verstappen está em um patamar que é duro de ser atingido. Num auge técnico que parece não ter fim, Max levou o título do ano passado até com alguma facilidade, mesmo que a McLaren, na maior parte do tempo, tivesse um carro superior. A batalha mental contra Lando Norris também foi vencida com louvor, diga-se. Nos momentos de pressão, era o neerlandês quem sempre aparecia.

LEIA MAIS
GUIA 2025: F1 chega aos 75 em ano que promete com Hamilton-Ferrari e Brasil no grid
GUIA 2025: FIA se enrola com asas flexíveis e cria caso em ano de poucas mudanças na F1
GUIA 2025: F1 abraça futuro e aposta alto em Bortoleto, Antonelli, Bearman e Lawson
+ GUIA 2025: Fórmula 1 inicia com muito barulho e pouca ação em embate FIA × pilotos

Max Verstappen busca o penta na F1 2025 (Foto: FIA)

Mesmo assim, 2025 parece dar sinais de ser ainda mais desafiador para o nome da categoria no momento. É que, por mais que 2024 tenha sido de luta diária de Max para se manter no topo, ainda teve uma bela gordurinha no início, enquanto a McLaren não se encontrava com o carro. As sete vitórias de Verstappen nas dez primeiras etapas do ano foram absolutamente cruciais, no fim das contas, ainda que Norris não tenha sido capaz de reduzir verdadeiramente o abismo mesmo quando teve um bólido melhor.

Agora, porém, Lando já tem a experiência de um carro vitorioso, bem como Charles Leclerc, na Ferrari, além de Hamilton, é claro, também no time italiano. Concorrentes em potencial não faltam, tudo isso em um cenário em que não há mais Newey e que o RB21 ainda não convenceu. Sim, tem isso: uma pré-temporada bastante abaixo do que foi a de 2024 para os energéticos.

O que anima em meio a isso tudo, porém, é que Verstappen não parece extremamente incomodado com o que tem nas mãos. O neerlandês, sempre tão transparente no que tá sentindo, pouco reclamou do novo carro durante a pré-temporada e pediu que a Red Bull esqueça Newey e toque a vida. Está certo, por mais difícil que seja.

“Acho que tivemos um dia decente. Tivemos alguns pequenos problemas, mas, no geral, completamos bastante do que queríamos fazer. Acho que não fomos mal, mas ainda resta um pouco de trabalho a ser feito”, comentou Max após o terceiro dia de testes coletivos no Bahrein, onde também falou de “surpresas positivas” com o RB21.

Há, no entanto, uma certa tensão no ar. Poucos dias antes do início oficial do campeonato, o neerlandês jogou a toalha e admitiu que não briga pela vitória na estreia, no GP da Austrália. Mas resta saber se até lá vai se encaixar com o carro novo.

No fim, é isso que importa: Verstappen estar confortável. Porque, por mais que provavelmente a Red Bull não tenha o melhor equipamento, só não pode ter um carro que não case com o estilo do tetracampeão ou que seja absolutamente inferior, claro. Encaixando isso, até tudo bem estar um pouquinho abaixo das rivais porque, ao que tudo indica, Max vai conseguir compensar no braço. 2024 mostrou.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: McLaren põe rivais para sambar no Bahrein e domina ‘grupo especial’ da F1

Faltou luz durante a pré-temporada da F1 no Bahrein (Vídeo: Reprodução)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.