Gutiérrez afirma que está aprendendo muito na F1 e diz: “Com experiência tudo fica mais fácil”

Piloto mexicano admitiu que ficou nervoso em seu primeiro final de semana na F1 e apontou algumas coisas que ele viu de diferente na sua estreia na categoria

Contratado pela Sauber para substituir Kamui Kobayashi, Esteban Gutiérrez fez sua estreia na F1 no GP da Austrália, no último dia 17 de março, em Melbourne. Ainda aos 21 anos, o jovem piloto mexicano não escondeu que ficou bem nervoso com que o novo passou na sua carreira no automobilismo proporcionou.

“A experiência do meu primeiro GP foi melhor do que esperava nos meus melhores sonhos. Como um piloto, você precisa se concentrar em muitas coisas. Não só na pilotagem, mas também na estratégia e um complexo acerto. Você aprende muito no primeiro final de semana”, disse o piloto ao site oficial da F1.

Esteban Gutiérrez revelou os bastidores de sua estreia na F1 (Foto: Getty Images)

“Não diria que sua vida foi sugada por isso, já que o cronograma é um pouco mais fácil do que em outras categorias, mas, claro, sua vida fica bem mais movimentada”, continuou.

Uma das coisas que Gutiérrez afirmou que aprendeu bastante em seu primeiro final de semana na categoria é que a estratégia é fundamental para fazer uma boa prova. “Aprendi que a estratégia é um fator chave para ter um bom resultado. E não é apenas a estratégia da equipe, mas também a minha”, falou.

“Você tem que ler a evolução do carro e dos pneus durante a corrida. Isso é algo que vem com a experiência. Para lidar com isso, sem qualquer referência, foi muito difícil, mas a cada corrida vou ganhando experiência e vai ficar mais fácil. Se você entende seu ambiente, a vida fica mais fácil”, explicou.

Outros pontos levantados pelo piloto foram a importância do retorno técnico que ele precisa dar à equipe ao longo dos dias de atividade na pista e a extensa cobertura dos veículos de imprensa. “O que é significativamente diferente na F1 é o feedback que você dá para sua equipe, que é algo muito importante. Quanto mais preciso for, melhor”, contou.

“Outra coisa que difere de outras categorias é que há muito mais interesse da mídia e você precisa ser mais delicado ao falar alguma coisa. Você aprender a ponderar suas palavras”, completou o mexicano.

Mesmo a 13ª colocação não sendo um excelente resultado, Gutiérrez disse que ficou bem satisfeito com sua posição final em sua estreia. “Meu resultado, a 13ª colocação, colocou um sorriso no meu rosto. Meu objetivo era terminar a corrida e fiz isso. Agora que consegui, estou ansioso para marcar pontos”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.