Há exatos 30 anos, Piquet completava pódio do GP da África do Sul e se tornava bicampeão mundial de F1
Então piloto da Brabham, brasileiro chegou ao circuito de Kyalami como vice-líder do campeonato de 1983, que era liderado por Alain Prost. Mas graças a duas vitórias seguidas nas duas etapas anteriores – Itália e Europa – e um terceiro lugar na prova africana, Nelson ficou com o bicampeonato e se igualou a Emerson Fittipaldi
Há exatos 30 anos, em 15 de outubro de 1983, Nelson Piquet cruzava a linha de chegada do GP da África do Sul na terceira posição e se consagrava como bicampeão mundial de F1 – conquista que o colocava de vez entre os grandes de sua geração e, posteriormente, da história da categoria. A prova foi realizada no circuito de Kyalami, em Joanesburgo.
Naquele árido sábado sul-africano, Piquet tinha que reverter a vantagem de Alain Prost, que chegava à 15ª e última prova daquela temporada como líder do campeonato, com 57 pontos, contra 55 de Nelson. O momento do brasileiro, porém, era de plena ascensão, vindo de duas vitórias seguidas, nos GPs da Itália (Monza) e da Europa (Brands Hatch).
A pole-position para a corrida final de 1983 ficou com Patrick Tambay, da Ferrari. Piquet e Riccardo Patrese, ambos da Brabham, vinham logo atrás. Na largada, o melhor cenário possível se desenhou: o então vice-líder do campeonato assumiu a liderança e foi escoltado pelo italiano, que pulou para segundo e passou a controlar o ritmo do pelotão.
Prost vinha em situação completamente desfavorável. Largando em quinto, havia conseguido subir à quarta colocação, mas a combinação das posições, naquele momento, não lhe dava o título. Nem mesmo o terceiro lugar, que alcançou ainda na primeira parte da prova, seria suficiente enquanto seu rival tupiniquim estivesse na liderança.
Mas o pior ainda estava por vir: na 34ª volta, o francês parou nos boxes para o que parecia ser uma simples troca de pneus, mas, com problemas no turbo de sua Renault, deixou o carro e abandonou o GP, o que praticamente decidiu o título.
Com Prost fora, Piquet poderia chegar até em quarto lugar que seria bicampeão. Desta forma, diminuiu o ritmo e passou a poupar o fôlego de seu motor BMW, o que permitiu a aproximação e ultrapassagem não só de seu companheiro de equipe, Patrese, como também do azarão Andrea de Cesaris, que vinha em boa atuação com sua Alfa Romeo.
Todos ficaram felizes: a Itália celebrou sua dobradinha, Patrese chegou à primeira vitória no ano, De Cesaris conquistou o terceiro dos cinco pódios de sua acidentada carreira e Piquet levou seu segundo título de forma soberba, graças à arrancada no fim da temporada. O resultado o igualava ao pai da dinastia brasileira na F1, o também bicampeão Emerson Fittipaldi, que naquela altura já tentava a sorte na América.
Outros tempos, aqueles…
Relacionadas
F1 1983, GP da África do Sul, Kyalami, Final:
1 | Riccardo PATRESE | ITA | Brabham BMW | 1:33:25.708 | 77 voltas | |
2 | Andrea DE CESARIS | ITA | Alfa Romeo | +9.319 | ||
3 | Nelson PIQUET | BRA | Brabham BMW | +21.969 | ||
4 | Derek WARWICK | ING | Toleman Hart | +1 volta | ||
5 | Keke ROSBERG | FIN | Williams Honda | +1 volta | ||
6 | Eddie CHEEVER | EUA | Renault | +1 volta | ||
7 | Danny SULLIVAN | EUA | Tyrrel Ford | +2 voltas | ||
8 | Marc SURER | SUI | Arrows Ford | +2 voltas | ||
9 | Thierry BOUTSEN | BEL | Arrows Ford | +3 voltas | ||
10 | Jean-Pierre JARIER | FRA | Ligier Ford | +4 voltas | ||
11 | Niki LAUDA | AUT | McLaren TAG | +6 voltas | NC | |
12 | Kenny ACHESON | ING | RAM Ford | +6 voltas | ||
Nigel MANSELL | ING | Lotus Renault | 68 voltas | NC | ||
Raul BOESEL | BRA | Ligier Ford | 66 voltas | NC | ||
Michele ALBORETO | ITA | Tyrrel Ford | 60 voltas | NC | ||
Patrick TAMBAY | FRA | Ferrari | 56 voltas | NC | ||
Bruno GIACOMELLI | ITA | Toleman Hart | 56 voltas | NC | ||
Alain PROST | FRA | Renault | 35 voltas | NC | ||
Corrado FABI | ITA | Osella Alfa Romeo | 28 voltas | NC | ||
Elio DE ANGELIS | ITA | Lotus Renault | 20 voltas | NC | ||
John WATSON | ING | McLaren TAG | 18 voltas | NC | ||
René ARNOUX | FRA | Ferrari | 9 voltas | NC | ||
Mauro BALDI | ITA | Alfa Romeo | 5 voltas | NC | ||
Manfred WINKELHOCK | ALE | ATS BMW | 1 volta | NC | ||
Jacques LAFFITE | FRA | Williams Honda | 1 volta | NC | ||
Piercarlo GHINZANI | ITA | Osella Alfa Romeo | 1 volta | NC |