Haas aparece com pintura tricolor e mostra cara do VF-25 em shakedown em Silverstone
Depois de uma recuperação sólida em 2024, a Haas apresenta o VF-26 para manter a boa forma e subir dentro da 'F1 B'
A temporada de apresentações de carros da F1 2025 seguiu com a Haas mostrando para o mundo o VF-25, bólido com o qual tenta ganhar ainda mais terreno no pelotão da ‘F1 B’. O primeiro gostinho do carro com que vai competir no campeonato vindouro veio na manhã deste domingo (16) durante shakedown fechado na pista de Silverstone. Mas as imagens escaparam antes que a equipe divulgasse e mostraram uma pintura bastante diferente.
O VF-25 chega lotado de expectativas. Não é exagero dizer, inclusive, que é a temporada em que a Haas mais promete em sua ainda curta história na F1. Motivos não faltam: parceria com a Toyota, proximidade da Ferrari e a promessa de investimento técnico elevado.
A Haas não planejou sair mostrando o bólido aos sete ventos antes do evento de lançamento coletivo da F1, o F175, e por isso montou um shakedown a portas fechadas, diferente do que fez a Williams dias antes, com Esteban Ocon ao volante. Só que os curiosos lá entraram e fotografaram um carro com trocou a pintura majoritariamente preta dos últimos anos, em que as cores vermelho e branco apareciam somente como detalhes, numa pintura tricolor. As três cores estão juntas no layout desenhado. Ainda não há informação sobre se é a pintura oficial para 2025, mas essa é a tendência.
O que dá para notar das linhas do carro na primeira imagem é que se trata de um bico mais alongado que o do ano anterior, que se estende até o início da asa dianteira, e mais arrojado em comparação a um mais quadrado em 2024. Além disso, as entradas de ar localizadas bem ao lado do cockpit têm desenho diferente, com espécie de bico na parte de cima, enquanto a do VF-24 tinha entrada inferior mais esticada. O corte lateral da asa traseira também é consistentemente maior que a da edição passada.

Um pouco antes, a equipe divulgara imagens de estúdio dos uniformes de corrida para a temporada: tanto Ocon quanto Oliver Bearman, que ainda não teve a chance de guiar o VF-25. O shakedown com o novato no cockpit acontece somente no Bahrein, na semana dos testes de pré-temporada.
A moral elevada da Haas tem justificativa. A parceria com a Toyota veio na reta final de 2024 e deve seguir, mas os americanos já deixaram claro que não querem o túnel de vento dos japoneses em Colônia, na Alemanha. A estrutura escolhida segue sendo da Ferrari, em Maranello, daí a proximidade cada vez maior com os vermelhos.
Mas tem mais: no momento mais favorável do ponto de vista financeiro que a Haas já encarou, a busca de 2025 é fazer como as equipes maiores e chegar ao limite do teto orçamentário, ou seja, investir pesado.
“Nosso objetivo é atingir o limite máximo do orçamento em 2025. A Haas nunca esteve perto do limite máximo. Portanto, se realmente queremos ser competitivos, precisamos estar próximos do teto orçamentário, esse é o nosso objetivo”, disse o chefe Ayao Komatsu à revista britânica Autosport.

Assim como a imensa maioria do grid, a Haas mexe na escalação de pilotos, mas nas duas peças: Esteban Ocon chega depois de saída bastante conturbada da Alpine, enquanto Oliver Bearman recebe a primeira oportunidade na F1 após surgir bem como substituto em três corridas de 2024.
Ocon entrou na F1 em 2016, saiu em 2018 e voltou em 2020, pela Renault. De lá até 2024, defendeu as cores dos franceses, que depois viraram Alpine. A Haas vai ser, na prática, a quarta equipe diferente de Esteban na categoria, sem contar as trocas de nome. Ocon tem 1 vitória no currículo e o oitavo lugar geral de 2022 como melhor resultado.
Bearman, enquanto isso, é um dos jovens mais promissores da geração. Aos 19 anos, tem no currículo títulos da F4 Alemã e da F4 Italiana, terceiro lugar na F3 em 2022 e 7 vitórias conquistadas na F2.
A Haas fechou 2024 na sétima colocação, com 58 pontos anotados e ótimas performances de Nico Hülkenberg, que formava dupla com Kevin Magnussen. Foi o segundo melhor resultado da história dos americanos na F1, que ficaram em quinto em 2018.
O lançamento coletivo da F1 2025
A Fórmula 1 completa 75 anos em 2025 e, em comemoração, tem marcado um evento inédito para aquecer os motores rumo à temporada. Na O2 Arena, em Londres, todas as equipes e pilotos irão se reunir em 18 de fevereiro para o F1 75 Live, que terá como principal atração o lançamento das pinturas de todos os times.
No entanto, as equipes vão seguir apresentando seus carros em momentos diferentes, ou pelo menos o que quiserem mostrar do ponto de vista técnico. É que, nos últimos anos, a maioria dos lançamentos já eram só de pintura, ou seja, o que está marcado para Londres.
Segundo a revista inglesa Autosport, cada equipe irá subir ao palco com os pilotos titulares e revelar a nova pintura em um carro antigo ou de exposição, sem mostrar maiores detalhes aerodinâmicos.
Para isso, os times terão 7 minutos cada para se apresentar. As equipes poderão usar esse limite de tempo da forma como quiserem para realizar a exibição do carro. No entanto, todo o roteiro da apresentação deve ser aprovado previamente pela F1 para evitar qualquer surpresa.
Desta maneira, o evento deve ter por volta de duas horas de duração, com início programado para 17h (de Brasília). Entre as exibições das equipes, também haverá shows e apresentações musicais com a presença de convidados especiais ainda não revelados.
A ordem de apresentação das equipes segue invertida a classificação do Mundial de Construtores de 2024. Assim, a noite será aberta pela Sauber, de Gabriel Bortoleto. Em seguida, a Williams sobe ao palco, e assim sucessivamente até chegar à campeã da F1 2024, a McLaren, que fecha a noite. Com isso, a Ferrari, de Lewis Hamilton, será a penúltima a se apresentar. Logo antes, a Red Bull, do atual tetracampeão Max Verstappen, subirá ao palco.
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