Haas busca competitividade e coloca “atingir limite do orçamento” como objetivo em 2025

Chefe da Haas, Ayao Komatsu falou das dificuldades enfrentadas pela equipe e explicou o plano de crescimento para os próximos anos. De acordo com o japonês, o objetivo é fazer o time se tornar "sustentável"

Ayao Komatsu sabe que ainda tem um longo caminho pela frente se quiser colocar a Haas entre as equipes mais competitivas da Fórmula 1 no futuro. De acordo com o chefe do time, “não existe mágica”, por isso deixou claro que está fazendo todas as mudanças necessárias para contratar mais pessoas e tornar o projeto em algo “sustentável”.

Depois de amargar o fundo da classificação no Mundial de Construtores em 2023, o proprietário Gene Haas perdeu a paciência com Guenther Steiner e decidiu demiti-lo para promover o engenheiro japonês ao cargo de comando. Ainda que o último campeonato tenha sido de altos e baixos, a escuderia norte-americana alcançou um resultado muito promissor: somou 46 pontos a mais do que no ano anterior e terminou na sétima posição da tabela.

Em entrevista ao site da revista inglesa Autosport, Komatsu garantiu que a única receita para o sucesso é fazer um trabalho bem feito, começando pelas tarefas mais simples — e até revelou que o objetivo para o próximo certame é atingir o limite do teto orçamentário para investir no que for necessário, principalmente em pessoas. Em 2024, o número de colaboradores passou de 230 para 250.

“Sinceramente, não existe mágica. Lamento ter de contar uma história sem graça, mas não é nada emocionante. Trata-se de fazer as coisas básicas muito, muito, muito bem e trabalhar em equipe. E é isso que pode acontecer”, começou. “Nosso objetivo é atingir o limite máximo do orçamento em 2025. A Haas nunca esteve perto do limite máximo. Portanto, se realmente queremos ser competitivos, precisamos estar próximos do teto orçamentário, esse é o nosso objetivo”, continuou.

Ayao Komatsu assumiu o cargo de chefe da Haas no início de 2024 (Foto: Haas)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Hamilton enfim estreia na Ferrari em teste privado na pista de Fiorano

“Estamos tentando crescer. Encontrar pessoas qualificadas não é fácil. Mas não há dúvida de que precisamos crescer. Estamos abaixo da massa crítica, se assim podemos dizer. Estamos sempre saturados: quando acontece alguma coisa, ficamos completamente sobrecarregados. Portanto, não é sustentável. Quero tornar esta equipe sustentável. Neste momento, sinto que temos uma margem muito, muito reduzida. Então, sim, estamos contratando e, se acessarem nosso site, poderão ver para quantos cargos estamos procurando novos funcionários”, acrescentou Komatsu.

“Os nossos resultados na pista se somam ao fato de que a mensagem que estamos transmitindo é que somos uma equipe séria, e tudo isso ajuda. Mas o interessante é que há pessoas que vêm de equipes muito maiores, como Mercedes e Red Bull. Depende do que essas pessoas estão buscando. Nós somos uma equipe muito menor, então o trabalho é mais árduo. É necessário fazer muito mais. Mas algumas coisas são melhores, certo?”, indagou.

Por fim, o chefe da Haas enfatizou que o objetivo é contar com profissionais que realmente queiram aprender mais e estejam comprometidos com o projeto. De acordo com ele, trabalhar em uma equipe menor acaba ensinando muitas coisas novas e em áreas diferentes de atuação.

A Haas espera atingir o limite do teto orçamentário em 2025 (Foto: AFP)

“Se você é alguém que quer apenas ouvir ‘este é o seu trabalho, você precisa fazê-lo da melhor forma, e nós somos uma equipe que vence corridas’, se é isso o que você quer, então escolherá uma grande equipe. Mas, se quiser ter uma visão mais ampla, ser versátil… Depende da personalidade. Então, mais uma vez, precisamos atrair as pessoas certas que se encaixem na equipe”, concluiu.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.