F1

Haas contrata ex-designer-chefe de Jaguar e Red Bull para chefiar projeto do carro de 2016, diz revista

Rob Taylor é o nome escolhido pela Haas para chefiar o projeto do primeiro carro da equipe na F1. De acordo com a revista inglesa 'Autosport', o ex-designer-chefe de Jaguar e Red Bull vai comandar o projeto que começa na fábrica da Dallara na Itália
Warm Up / Redação GP, de São Paulo
 Guenther Steiner e Gene Haas (Foto: Getty Images)
Rob Taylor, ex-designer-chefe da Jaguar e da Red Bull é quem vai encabeçar o projeto de design do primeiro carro da Haas na F1. A informação é da revista inglesa ‘Autosport’, que também lembra que Gene Haas já acertou com a Dallara o começo da preparação da Haas para a temporada 2016 na fábrica italiana. Taylor vai supervisionar o andamento do projeto na fábrica da Dallara.
 
Taylor exercia a mesma função na Jaguar e também participou da história da Red Bull, comandando o projeto do primeiro carro. Depois disso, mudou-se para a McLaren. 
 
Günther Steiner, chefe da Haas, garantiu que o time não vai preparar um carro apenas para testar em 2015 e sim vai optar por seguir ajustando um carro para chegar brigando na temporada 2016.
 
“Nós não queremos fazer um carro apenas para testar. Assim, ele vai acabar virando velho para 2016. Queremos seguir nosso planejamento, seguir desenvolvendo com calma nosso projeto e esperar as peças que vamos receber da Ferrari apenas no ano que vem”, disse.
Günther Steiner quer o time preparado para 2016 (Foto: Getty Images)
Dono da equipe, Haas espera chegar chamando a atenção desde a escolha da cor do carro para 2016.
 
“Depois de um tempo esses carros todos em prata e cinza se tornam a mesma coisa. Eu gosto de amarelo, acho que um amarelo bem forte ficaria muito legal”, falou o dirigente.
 
A Haas tem o desafio de entrar em uma F1 cada vez mais em crise. Após as saídas de Caterham e Marussia, a Force India, ainda sem carro pronto para 2015, luta para estar nos testes de pré-temporada em Barcelona.
ANÁLISE

Uma Ferrari melhor, mas até que ponto competitiva? Dá para confiar nos tempos da Sauber? Por que a Williams andou pouco? E a McLaren-Honda vai conseguir chegar à primeira corrida com um carro melhor do que este? Enviado especial a Jerez de la Frontera, Renan do Couto faz um balanço da primeira semana de testes da F1 nesta pré-temporada 2015.
 
Leia a análise completa do primeiro teste da F1 no GRANDE PRÊMIO.
AGORA VAI

Com a versão 2015 da YZR-M1, Jorge Lorenzo voltou a mostrar um ritmo forte nesse segundo dia da primeira bateria de testes da pré-temporada da MotoGP e foi o único a completar os 5.543 km da pista de Sepang em menos de 2min. Ainda sem a nova versão da Desmosedici, Andrea Dovizioso aparece em segundo, com o campeão vigente Marc Márquez fechando a lista dos três melhores.
 
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
LADO A LADO: ÁFRICA X AMÉRICA DO SUL

Maior prova off-road do mundo, o Rali Dakar nasceu na África, mas se mudou para América do Sul ainda na primeira década dos anos 2000 fugindo dos conflitos que assolam a região. Com a mudança, a prova perdeu em distância e duração, mas viu um aumento no número de participantes e encontrou um novo lugar para chamar de lar.
 
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.