Haas explica escolha por Ocon na F1 2025: “Jovem, experiente, determinado e ético”
O chefe Ayao Komatsu valorizou a determinação e a experiência de Esteban Ocon, mas disse que a pouca idade do francês também foi determinante para a escolha da Haas
A Haas promoveu uma completa reformulação na dupla de pilotos para a temporada 2025. O time liderado por Ayao Komatsu teve algumas opções na mesa, mas optou por contratar Esteban Ocon. E de acordo com o mandatário, o francês foi a melhor decisão, uma vez que além de ainda ser jovem, tem uma boa bagagem na Fórmula 1 e está determinado a crescer junto da equipe.
A Haas iniciou a temporada 2024 com Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg. Porém, apesar de estar fazendo um grande trabalho junto do time, Nico abandonou o barco para se juntar à Sauber e se preparar para o projeto da Audi, que assume as operações da equipe baseada em Hinwil em 2026. Kevin, por sua vez, teve poucos momentos de alta no último certame e a escuderia americana encerrou o vínculo com o dinamarquês.
Assim, Komatsu teve de recorrer ao mercado de pilotos para formar a nova dupla em 2025. O primeiro escolhido foi o jovem Oliver Bearman, que pertence à academia da Ferrari e teve boas atuações como substituto na F1 em 2024. O segundo nome, que demorou um pouco mais a ser definido, foi Ocon.
Ocon estava na briga pela vaga com outros nomes como Valtteri Bottas e o próprio Magnussen. Porém, ainda que todos os pilotos disponíveis fossem experientes, o chefe da Haas queria contar com alguém que também fosse jovem para seguir por muito tempo no projeto.

“Eu queria alguém ainda jovem e experiente. Ocon tinha 27 anos quando o contratei, então ainda era muito jovem. Ele tem pódios, marcou muitos pontos, mas acho que ainda tem muito a melhorar também”, apontou Komatsu.
“Então eu queria alguém faminto, mas também com experiência e que fosse jovem o suficiente. A determinação e ética de trabalho também pesaram na minha decisão, porque somos uma equipe muito pequena. Então ainda temos muito para melhorar”, finalizou o chefe da Haas.
A Fórmula 1 já está em contagem regressiva para o fim das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: FIA promete rodízio de diretores de prova na F1 e rebate equipes: “Criticam, mas não pagam”

