Haas planeja acertar “regras de convivência” com Ocon e Bearman antes da F1 2025

Ayao Komatsu quer garantir a paz no primeiro ano de Esteban Ocon e Oliver Bearman na Haas. Nova dupla é investimento mais ousado do time nos 9 anos de história na Fórmula 1

Em uma das temporadas com maior expectativa da curta história na Fórmula 1, a Haas já planejava determinar as regras de convivência na pista para a nova dupla de pilotos. Para 2025, o time americano terá o francês Esteban Ocon, vencedor de corrida no Mundial, junto do britânico Oliver Bearman, membro da academia da Ferrari.

Chefe de equipe, Ayao Komatsu falou sobre a importância das regras internas e deu de exemplo a dupla da temporada passada, formada por Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg. O único entrevero entre ambos aconteceu na Áustria, quando Hülkenberg sofreu um undercut de Magnussen nos boxes e recuperou a posição.

Relacionadas

“Não. As regras de convivência precisam ser claras desse o primeiro dia. E vamos esclarecer antes da primeira corrida. Não espero contato entre os dois e abandonos. Precisamos correr duro. Olhe para o ano passado, Kevin é durão e Nico também. O mais próximo que tivemos de problema, e que não virou problema, foi a Áustria. Mas isso é porque operamos de forma não perfeita no pit-stop. Não nos ajudamos. Como time, não podemos criar bagunça, mas com o entendimento dos companheiros de equipe, as regras precisam ser perfeitas”, declarou em entrevista ao site da revista Autosport.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Laura Müller trabalhou com Esteban Ocon nos testes coletivos de pós-temporada (Foto: Reprodução)

Komatsu também foi questionado sobre quando a Haas apostou nos novatos Mick Schumacher e Nikita Mazepin de titulares, em 2021. O time sofreu a pior temporada da história, no décimo lugar entre os Construtores e sem pontuar.

“Veja como operamos ano passado e como melhoramos como equipe. Fizemos um bom ano pelo que poderíamos ter melhorado e levando o aprendizado. Então, não olho para 2021. E com Esteban e Ollie, eles são muito bons e tem muito mais a provar. Mas é engraçado Ollie ser rookie. Não trato ele assim. Ele pode pilotar muito, e com estes engenheiros jovens, eles vão crescer juntos”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.