Haas revela frustração por “excesso de desculpas” em trajetória na Fórmula 1

Ayao Komatsu, chefe da Haas, revelou que Gene Haas se frustrou pelo excesso de promessas e os poucos resultados entregues pela equipe até 2023

A Haas passou por uma reestruturação em sua operação na Fórmula 1 e começou a contar com o Ayao Komatsu como novo chefe a partir de 2024. De acordo com o dirigente, a mudança começou depois que Gene Haas, dono da equipe que leva seu sobrenome, começou a se frustrar com o “excesso de desculpas” por resultados ruins.

A Haas estreou na Fórmula 1 em 2016 e, desde então, teve como melhor resultado o quinto lugar no Mundial de Construtores de 2018. A partir de 2019, no entanto, o time passou a figurar nas últimas posições sem sequer dar um sinal de melhora. Após terminar 2023 na lanterna, Gene fez mudanças e promoveu Komatsu para o cargo de chefe no lugar de Guenther Steiner.

Relacionadas


As mudanças surtiram efeito e, no momento, a Haas evoluiu e ocupa o sétimo lugar no Mundial de Construtores. De acordo com Komatsu, Gene se frustrou por haver um “excesso de desculpas” por parte da equipe, que sempre prometia melhorar na temporada seguinte, mas nunca apresentou resultados.

“O motivo pelo qual [Gene] ficou frustrado ao longo dos anos, para alguns, é uma desculpa como a COVID [em 2020], mas no ano passado não havia explicação. Era um excesso de desculpas como: ‘ok, este ano não estamos nos desenvolvendo porque estamos apenas nos preparando para o ano que vem. Para 2023, não há desculpa’”, revelou o chefe da Haas. 

A Haas ocupa o sétimo lugar no Mundial de Construtores de 2024 (Foto: AFP)

“Mas o que aconteceu em 2023 é porque não abordamos fundamentalmente os problemas de 2019. Isso envolve pessoas em negação apontando o dedo para certas coisas e nunca trabalhamos corretamente como uma equipe, isso ficou totalmente claro. Todas essas experiências são de 2016 nesta equipe, e sabendo que tipo de potencial vejo, acredito 100% que se pudermos dar a essas pessoas o ambiente que funciona, podemos fazer a coisa fluir. O comprometimento de Gene é totalmente de longo prazo, ele está 100% focado no desempenho”, finalizou Komatsu.

Fórmula 1 voltará às pistas após as férias de verão entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: Haas ganha vida com Komatsu e reage. Agora precisa aprender a caminhar sem Hülkenberg

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.