Haas revela que sondou apenas Magnussen para vaga de Mazepin na Fórmula 1

Gunther Steiner, chefe da equipe, revelou que o nome do dinamarquês surgiu rapidamente durante conversa com o proprietário, Gene Haas

AO VIVO: O DIA 1 DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 NO BAHREIN | Briefing

Chefe da Haas, Guenther Steiner revelou que a equipe entrou em contato apenas com Kevin Magnussen para discutir a sucessão de Nikita Mazepin na temporada 2022 da Fórmula 1. O posto ao lado de Mick Schumacher foi alvo de muita especulação, com nomes como Antonio Giovinazzi, Nico Hulkenberg e Pietro Fittipaldi apontados como candidatos antes do anúncio oficial às vésperas do início dos testes no Bahrein.

Após o término da sessão inicial de preparação para temporada, realizada em Barcelona, a escuderia americana precisou correr contra o tempo para encontrar um substituto para Mazepin, dispensado por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia. Mas, segundo o chefe de equipe, o nome que surgiu durante a conversa com o dono da escuderia foi de Magnussen.

“Quando aconteceu o que aconteceu, eu estava discutindo com Gene [Haas] sobre quem colocar no carro, quem estaria disponível”, lembrou Steiner, em entrevista ao Motorsport. “O nome de Kevin apareceu, e Gene disse: ‘Você acha que Kevin voltaria?’. E eu disse: ‘Não faço ideia, não sei, mas posso ligar para ele’. E eu liguei para ele e ele disse: ‘Sim, estou interessado’”, revelou.

GUENTHER STEINER; HAAS; F1; GP DO BAHREIN;
Guenther Steiner revelou que entrou em contato por telefone com Magnussen (Foto: Haas F1 Team)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Após conversar com Magnussen, Steiner deixou claro que não entrou em contato com mais nenhum piloto para a vaga. “Não falei com mais ninguém, com nenhum outro piloto, só estava confiante de que isso iria acontecer”, afirmou.

Mas para fechar o negócio, a Haas precisava que o dinarmaquês abrisse mão dos seus compromissos com a Peugeot para competir no Mundial de Endurance e também com a Ganassi para participar da IMSA.

“Tinham muitas pendências para resolver, claro. Eu tinha contrato com a Peugeot, e também com a Ganassi, para correr em Sebring nas 12 horas, no próximo final de semana. Mas ele foi super legal de me deixar romper o negócio”, contou Magnussen em entrevista à revista inglesa Autosport.

Kevin Magnussen será o companheiro de Mick Schumacher na Haas em 2022 (Foto: Haas)

Mesmo com o caminho aberto para o retorno, o acerto não foi tão simples. “Quando você faz qualquer negócio nesse nível, sabe que vai ser difícil, principalmente se estivermos envolvidos, tudo fica mais difícil. Mas, você continua trabalhando nisso e resolve as dificuldades e encontra soluções. Quero dizer, uma vez que decidimos, eu não diria que foi tranquilo, mas havia alguns obstáculos no caminho. Mas acabamos por tirá-los do caminho”, acrescentou Steiner.

Com essas questões resolvidas, a Haas acertou o retorno de Magnussen, com a segurança que o piloto era o nome ideal para contribuir com a equipe em um momento complicado, após a perda do seu principal patrocinador.

“Você sempre olha o que funcionou, a posição em que nos encontramos, e sobre como podemos levar a equipe para a frente da maneira mais rápida com o mínimo de risco. E era o Kevin, porque o conhecemos, ele trabalhou conosco”, exaltou o chefe de equipe.

Além da relação de quatro anos com Magnussen, que competiu pelo time americano entre 2017 e 2020, Steiner ressaltou também que a chegada de um novo piloto não era o melhor caminho a seguir neste momento.

“Pegando outro novato, novamente enfrentaríamos o mesmo problema, ou não saberíamos onde poderíamos estar, porque não temos referência. Talvez, lá no fundo, você pense, vamos pelo caminho seguro, e foi isso que fizemos”, justificou.

Kevin Magnussen se reencontrou com velhos conhecidos no Paddock (Foto: Haas)

Após o atraso na chegada dos equipamentos para os testes de pré-temporada no Bahrein, a Haas confirmou que Magnussen vai participar das atividades no período da tarde. Pela manhã, o VF-22 foi comandado por Mick Schumacher, que acumulou apenas 23 voltas e registrou o apenas o oitavo melhor tempo entre os 10 carros que participaram da sessão.

O GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

LEIA TAMBÉM
+Ocon surpreende e lidera manhã do dia 2 de testes da F1 no Bahrein. Verstappen é 3º
+Williams fala em “pequeno problema” e minimiza incêndio em carro de Latifi

HAAS ACERTA NA ESCOLHA DE MAGNUSSEN PARA TAPAR BURACO, MAS FUTURO NA FÓRMULA 1 É ASSUSTADOR
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.