Haas tem melhor temporada na F1, mas fator interno ‘trava’ evolução: Grosjean

São duas temporadas e meia de Haas na F1. E a equipe americana faz, em 2018, seu melhor ano. Mas poderia ser ainda melhor: o problema é que Romain Grosjean, o principal piloto da história da equipe, tem impedido essa evolução superior

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Já foram disputadas 10 etapas da F1 em 2018. Nelas, a Haas somou cinco abandonos, sendo quatro de Romain Grosjean. Em 2017, por toda a temporada, o francês não conseguiu completar apenas três corridas. Depois de dois anos com a oitava colocação no Mundial de Construtores, a equipe americana dá todos os indícios de que não volta mais para o fundo do grid. Ou quase todos: esse problema interno, causado por um dos pilotos, tem 'travado' sua evolução completa.

É um fato curioso, ao menos em termos estatísticos. Grosjean é o melhor piloto da história da Haas – é o único a conduzir um carro da equipe desde seu surgimento, tem a maior pontuação, a melhor posição em treinos de classificação, a melhor posição em corrida e foi o mais bem colocado no Mundial com as cores do time.

Mesmo assim, em 2018 ele parece postergar o crescimento da equipe. Enquanto Kevin Magnussen tira o máximo do novo carro e já somou 39 pontos, aparecendo em 9° no Mundial (chegou a ser 7°), Grosjean demorou oito corridas para sair do zero, chegando em quarto na Áustria. Os 12 pontos colocam a equipe com 51, em 5° entre os Construtores.

Para efeito de comparação, a Renault é a atual quarta colocada, com 70 pontos. Se em vez de Grosjean a Haas tivesse Fernando Alonso, hoje dono de um carro pior do que o americano na McLaren, poderia ter 79 pontos na classificação, já que o espanhol conseguiu 'arrancar na marra' 40 pontos no ano. 

Magnussen também está à frente de Carlos Sainz Jr. na classificação – o que mostra que, se Grosjean fosse constante, a Haas poderia liderar o pelotão que não tem chances de chegar no trio líder (Ferrari, Mercedes e Red Bull).

Então é hora da Haas parar de proteger seu piloto. Ao menos no nível atual.

Romain Grosjean (Foto: Haas)

Aparentemente, essa postura já começou a mudar na Inglaterra, quando a Haas viu seus dois pilotos se tocarem logo na primeira volta – o que custou aumento de vantagem da Renault, que andava mais lenta que a rival desde os treinos. Günther Steiner, chefe da equipe, reclamou publicamente do ocorrido.

"Precisamos parar de jogar pontos fora. Estamos sempre nos pontos e, de repente, perdemos eles. E fazemos isso sozinhos. A gente deveria estar pensando cada vez mais alto, mas estamos apenas tentando limpar os nossos erros", disse então. O recado foi claro.

Steiner, aliás, já havia dado 'bronca' em seu piloto dias antes, ainda na sexta-feira de treinos livres para o GP da Inglaterra. Quando as coisas pareciam se arrumar, com Grosjean pontuando na Áustria, ele bateu o carro já no TL1. E ouviu do chefe: "Voltamos a ter um dia normal no escritório. Um carro nós precisamos trocar o chassi, o outro está com os comissários agora (Magnusssen se envolveu em confusão com Fernando Alonso no mesmo treino). Então agora as coisas estão ficando normais."

A ironia usada por Steiner deixa claro que a Haas sabe do potencial de Grosjean – e ele ter alcançado o quarto lugar só reforça seu talento. O detalhe é: para seguir na F1, ele precisa entregar resultados. E o talento precisa se sobrepôr aos constantes erros.

Romain Grosjean (Foto: Haas)

É difícil falar em questão psicológica, mas quando cita, após pontuar, que estava saindo de uma "espiral negativa", Grosjean mostra que sente a fase. E, em todo esporte, quando o atleta começa a se preocupar mais com o fora da quadra, campo ou pista, os resultados começam a rarear. 

Grosjean tem 11 etapas para mudar isso. Com o pelotão intermediário completamente 'apertado', há tempo suficiente. Mas, se demorar, seu lugar na F1 pode estar sumindo. Ainda mais em uma equipe americana – lugar ideal, na visão do Liberty Media, para novidades.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Alemanha de F1 AO VIVO, em TEMPO REAL e IN LOCO com a jornalista Evelyn GuimarãesSiga tudo aqui.
 

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