Haas valoriza “parceria incrível” com Toyota e prevê “grandes melhorias” na F1

Ayao Komatsu, chefe da Haas, valorizou a parceria técnica com a Toyota na Fórmula 1 e também comentou a entrada da Cadillac no grid em 2026

A Haas anunciou no ano passado uma parceria técnica com a Toyota, algo que pegou o mundo da Fórmula 1 de surpresa, mas que significou novas oportunidades para a equipe, que tem um acordo de fornecimento de motores com a Ferrari desde a entrada na categoria. Para Ayao Komatsu, chefe do time, essa “rara oportunidade” dá mais “credibilidade” à esquadra. 

A parceria com a Toyota permitiu à Haas acesso ao túnel de vento da marca japonesa em Colônia, na Alemanha. Além disso, em janeiro, a Toyota bancou um teste com carro anterior em Jerez, na Espanha, já com Esteban Ocon e Oliver Bearman no volante. 

Com isso, Komatsu reconheceu a importância da parceria com a Toyota para a Haas – a menor equipe do grid, com cerca de 330 funcionários – conseguir disputar em pé de igualdade com outros times da F1. 

“É ótimo termos essas parcerias incríveis. Claro, não é fácil, mas não estou reclamando. Cabe a nós fazer isso funcionar. Acredito que conseguimos deixar todos muito empolgados dentro da equipe. Isso por si só nos dá vibrações positivas e também adiciona credibilidade à equipe”, comentou em entrevista ao portal RacingNews365

Parceria com a Toyota foi celebrada pelo chefe da Haas, Ayao Komatsu (Foto: Haas F1 Team)

“A pressão vem de dentro. Ninguém precisa me dizer: ‘Ayao, você precisa entregar isso’. Sei que preciso entregar. Passo todos os dias pensando em como podemos melhorar, e se cometemos um erro, o que podemos fazer para evitar isso e dar outro passo à frente. Então, não, isso não adiciona pressão. É mais o oposto, no sentido de que é uma oportunidade”, acrescentou Komatsu. 

“Com uma equipe privada, digamos, uma equipe independente, isso leva tempo. É difícil. Por isso é algo tão grandioso termos essa parceria técnica com a Toyota. Ok, não somos uma equipe de fábrica, mas como estamos estruturados, com a colaboração da Ferrari, essa é a base. Além dessa base, agora temos a parceria técnica com a Toyota. Claro, precisamos entregar, mas acho que temos os ingredientes para fazer grandes melhorias, e não estou falando só do próximo ano, mas olhando para o futuro”, continuou. 

Em breve, no entanto, a Haas deixará de ser a única equipe norte-americana do grid, já que a Cadillac vai ingressar na Fórmula 1 em 2026. Naturalmente, Komatsu vê a entrada da marca como um novo concorrente surgindo na categoria, mas garantiu que não está perdendo muitas noites de sono com isso. 

“Qualquer nova equipe representa uma ameaça, porque é mais uma que pode roubar uma posição no campeonato. Minha filosofia não muda, não deveria me preocupar com algo que não posso controlar. Devemos focar no que está sob o nosso controle, que é esta equipe. Então, é nisso que estou focado”, cravou. 

A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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