Halo, embate entre Mercedes e Ferrari e McLaren como grande expectativa: a F1 2018 dá a largada em Barcelona

A F1 2018 finalmente vai à pista. Os testes da pré-temporada começam nesta segunda-feira (26), no Circuito da Catalunha, e vêm carregados de expectativa. Na ponta, Mercedes e Ferrari esperam repetir o duelo do ano passado, enquanto a McLaren busca retomar o caminho do sucesso com a Renault. No meio disso, há o Halo e a evolução técnica dos carros sob o regulamento iniciado em 2017

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Depois de uma espera de três meses, a F1 está de volta. O pontapé inicial da temporada 2018 acontece em Barcelona, que já virou palco habitual dos testes coletivos das equipes. A pista no norte da Espanha tem todas as características para oferecer uma boa coleta de dados para os times – tem curvas rápidas e lentas, trechos de média e baixa velocidades, mudanças de direção –, além de ter temperaturas menos agressivas e de pouco chover nesta época do ano. Assim que o Circuito da Catalunha ganhou a preferência também pela proximidade com as fábricas – sempre importante em caso de necessidade de peças de reposição – e pelos custos menores. Como em 2017, neste ano o Mundial também reservou oito dias de atividades, separados em duas sessões – a primeira entre 26 de fevereiro e 1º de março, enquanto a segunda vai acontecer entre 6 e 9 de março. Aí os carros embarcam para a Austrália, onde a maior das categorias começa de vez.

 
Por ora, os trabalhos se iniciam com a Mercedes, agora tetracampeã, vestindo a capa do favoritismo e buscando manter a hegemonia. Os alemães apresentaram suas armas na semana passada, em Silverstone. O carro novamente veio limpo, obedecendo um esquema de pintura que vem sendo usado pela esquadra desde de seu retorno à F1. O W09 é uma evolução clara do campeão W08, mas guarda a esperança de ser um carro mais fácil e menos ‘diva’ como a versão do ano passado – os projetistas investiram no setor aerodinâmico, acrescentando entradas de ar mais altas, aletas nas laterais e um bico mais fino. No mesmo dia em que o time prata mostrou a cara, a grande rival Ferrari também trouxe a público sua nova criação, a SF71H. 
Ferrari SF71H: a lateral ganhou aletas e aletinhas, além de uma nova entrada de ar (Foto: Ferrari)

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Com apenas um detalhe em branco, a equipe italiana optou por uma pintura muito mais vermelha. Talvez para distrair a concorrência. A verdade, no entanto, é que os de Maranello trabalharam forte para tentar preencher as lacunas que os afastaram da Mercedes na segunda parte do Mundial do ano passado. A distância entre eixos é maior, pensando em ter maior eficiência em circuitos velozes, e o modelo também aposta em inovação na parte aerodinâmica, desenhos diferentes das entradas de ar, também altas, além de um novo layout das aletas laterais. E uso do retrovisor também no auxílio da aerodinâmica. O carro é bonito e elegante, e tem a missão de enfrentar a esquadra prateada. A luta das duas é também por um pentacampeonato de seus principais pilotos.

 
Quem aparece na sequência, é a Red Bull. Os austríacos revelaram um carro com pintura temporária, mas lindíssima. Como sempre, o modelo tem linhas refinadas, graças ao talento de Adrian Newey. As aletas laterais são mais estreitas e a eficiência aerodinâmica deve dar o tom desse modelo, que tem assoalho bem distinto. A equipe parte para o último ano de parceria com a Renault e segue atenta a irmã caçula com a Honda. A Toro Rosso veio parecida com a antecessora, ao menos no layout. O lançamento mesmo vai acontecer somente na segunda-feira, 26, horas antes do início dos testes. O carro chegou a ir à pista, na Itália, e a expectativa é acompanhar a evolução do motor japonês, agora sem a pressão de equipar a McLaren.
 
Falando nos ingleses, a equipe de Woking confirmou o laranja papaia e também surgiu linda na última sexta-feira. O MCL33, agora empurrado pelas unidades de potência da Renault, tem o mesmo refinamento das linhas do carro do ano passado, mas com entradas de ar mais altas e menores. A asa dianteira também é mais agressiva. Mais do que a briga entre Mercedes e Ferrari, o time chefiado por Zak Brown é o que carrega maior expectativa, especialmente depois do fiasco dos últimos três anos. Fernando Alonso foi só elogios ao novo carro e ganhou até mesmo o reconhecimento do antigo rival, Lewis Hamilton. E será o próprio espanhol quem vai guiar o modelo no primeiro dia de testes na Catalunha.
Daniel Ricciardo e a pintura camuflada da Red Bull (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Outra equipe que vem agressiva é a Sauber, ainda que a pintura seja a mesma de quando o time apresentou a parceira com a Alfa Romeo. Só que o carro parece bem mais interessante. Ousado e robusto, o C37 tem uma suspensão dianteira bem diferente e mais alta. O desenho geral do modelo obedece a uma linha bem distinta daquilo que a equipe vinha fazendo. Além disso, a Sauber guarda a expectativa da estreia de Charles Leclerc, o garoto prodígio da Ferrari.
 
Entrando no assunto novatos, a Williams chega para 2018 com uma dupla ainda com pouca experiência. Ainda que Lance Stroll venha de uma temporada completa, o jovem canadense segue carecendo de quilometragem. Sergey Sirotkin é o estreante. Aos 22 anos, o russo ganhou a chance depois de derrotar Robert Kubica com um acordo financeiro mais pesado. Será um ano complicado para os ingleses, que apresentaram um FW41 muito parecido com o antecessor. O mesmo pode se dizer da Haas. E da Renault, que lançou o carro, mas depois disse que estava apenas escondendo o jogo. De qualquer forma, o novo projeto dos franceses também priorizou as aletas laterais e entradas de ar, mas parece ser a unidade de potência o principal foco do time, que deseja desesperadamente deixar para trás as falhas de 2017, especialmente agora que vai equipar os carros de Red Bull e McLaren.
 
Ainda resta a Force India. Com a expectativa de mudar de nome (e talvez até de dono), a respeitável equipe indiana só vai mostrar seu carro de 2018 uma hora antes do início dos testes na Catalunha. A dupla Sergio Pérez e Esteban Ocon volta e deve se revelar ainda mais forte, principalmente se o time conseguir colocar na pista um modelo tão eficiente quanto o do ano passado.
 
O Halo e outras coisas
Mercedes W09 (Foto: Mercedes)
Os carros da temporada 2018 são o passo seguinte do revolucionário regulamento do ano passado, quando a F1 optou por ampliar os pneus e tornar os modelos mais largos, priorizando também uma maior aderência mecânica, além de dar aos projetistas certa liberdade em termos aerodinâmicos. Assim, as equipes procuraram aperfeiçoar aquilo que ainda não estava perfeito, e isso pode ser visto nas inovações reveladas pelos principais times, especialmente no que diz respeito aos efeitos aerodinâmicos e de downforce. As aletas laterais e as entradas de ar são os pontos que mais chamam a atenção. Outro elemento de grande destaque também é o Halo.
 

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Finalmente, o elemento integrou os carros e ainda causou controvérsia. Os projetistas ainda não tiveram a chance de trabalhar melhor o desenho da peça, que ficou praticamente igual nos bólidos. Em alguns, as cores utilizadas acabam por camuflar o recurso, mas o Halo veio para ficar. E agora será interessante também acompanhar a performance dos carros com o elemento que tem como serventia ampliar a segurança dos pilotos. Isso porque até agora o Halo só foi utilizado em treinos e por poucas voltas. 
 
A Pirelli também será responsável por uma boa parte do desempenho, uma vez que vai colocar à disposição uma nova gama de compostos. E agora tudo mais macio que no último ano, ressaltando a introdução do pneu hipermacio, que é uma versão ainda mais mole que o ultramacio. A ideia é aumentar o desgaste e provocar corridas mais agitadas por meio da estratégia. O frio em Barcelona, porém, deve dificultar uma análise mais precisa.
 
A previsão do tempo, aliás, aponta para uma primeira semana atípica na região de Montmeló, onde se localiza a pista da Catalunha. Há previsão de chuva para a manhã do primeiro dia de testes, e temperaturas muito baixas, quase nem ultrapassando a casa dos 10ºC.

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  26/2 27/2 28/2 1/3
FERRARI RÄIKKÖNEN VETTEL RÄIKKÖNEN VETTEL
FORCE INDIA MERCEDES MAZEPIN OCON PÉREZ LAFITI
HAAS FERRARI GROSJEAN MAGNUSSEN GROSJEAN MAGNUSSEN
McLAREN RENAULT ALONSO VANDOORNE ALONSO VANDOORNE
MERCEDES A DEFINIR A DEFINIR A DEFINIR A DEFINIR
RED BULL TAG HEUER RICCIARDO VERSTAPPEN RICCIARDO VERSTAPPEN
RENAULT HÜLKENBERG/SAINZ SAINZ/HÜLKENBERG HÜLKENBERG/SAINZ SAINZ/HÜLKENBERG
SAUBER FERRARI ERICSSON LECLERC ERICSSON LECLERC
TORO ROSSO RENAULT HARTLEY GASLY HARTLEY GASLY
WILLIAMS MERCEDES STROLL/SIROTKIN SIROTKIN/KUBICA STROLL/KUBICA SIROTKIN/STROLL

 

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