Hamilton abre 37 pontos na liderança após vitória na Espanha. Confira classificação

Lewis Hamilton deu mais um passo rumo ao heptacampeonato mundial. Neste domingo, o britânico chegou aos 132 pontos no Mundial de Pilotos. No campeonato dos Construtores, a Racing Point, com o quarto lugar de Lance Stroll e o quinto de Sergio Pérez, superou a McLaren e agora está em terceiro

Lewis Hamilton alcançou uma vitória soberana neste domingo (16) de GP da Espanha e, com o resultado, ampliou ainda mais sua vantagem, que já era confortável, na liderança do campeonato. O hexacampeão do mundo chegou aos 132 pontos e agora está 37 à frente de Max Verstappen, que conseguiu se manter como vice-líder depois de cruzar a linha de chegada à frente de Valtteri Bottas nesta tarde em Barcelona.

O finlandês conseguiu minimizar um pouco o prejuízo com o ponto extra obtido graças à volta mais rápida, feita no último giro da corrida. Ainda assim. Bottas tem 89 tentos, seis a menos na comparação com o holandês da Red Bull.

Confira classificação do campeonato após GP da Espanha de F1

Lewis Hamiton segue firme na liderança do Mundial de Pilotos (Foto: Mercedes)

Charles Leclerc não pontuou neste domingo porque abandonou a disputa em razão de problemas elétricos na sua Ferrari. Em contrapartida, Lance Stroll subiu na classificação ao somar 12 pontos na corrida e chegar a 40 no campeonato, 5 a menos que Leclerc e exatamente o mesmo número de Alexander Albon, da Red Bull. Mas o piloto da Racing Point leva a vantagem pelos critérios de desempate.

Lando Norris, que chegou a estar até em terceiro no campeonato após as duas primeiras corridas, está em décimo. O piloto da McLaren somou apenas 1 ponto neste domingo e agora soma 39, contra 32 de Sergio Pérez, da Racing Point, quinto colocado no GP da Espanha. Carlos Sainz, também da McLaren, quebrou a sequência de duas corridas longe dos pontos, finalizou a corrida em casa na sexta posição e agora tem 23 tentos no Mundial de Pilotos, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, zerou hoje e segue com 20 pontos, em décimo

Sebastian Vettel deu um salto na tabela com os 6 pontos marcados em Barcelona. O tetracampeão, que tinha apenas 10 pontos, agora surge com 16 e está em 11º lugar, empatado com Esteban Ocon, da Renault.

No Mundial de Construtores, a Mercedes segue nadando de braçada e agora tem 221 tentos, contra 135 da Red Bull, uma vantagem de 86 pontos. Destaque para a Racing Point, que deu um salto importante no campeonato e pulou de quinto para terceiro lugar. Agora, a escuderia de Silverstone soma 63 pontos, contra 62 da McLaren e 61 da Ferrari, que fecha o top-5.

A Renault segue estacionada em sexto e acumula 36 tentos, contra 16 da AlphaTauri — que tem 14 desses pontos somados por Pierre Gasly. A Alfa Romeo segue com apenas 2 pontos, obtidos por Antonio Giovinazzi no GP da Áustria, e a Haas é a nona colocada e tem 1 ponto. A Williams é a única dentre as dez equipes sem pontos no Mundial com seis corridas disputadas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.