Hamilton abre fim de semana decisivo como líder do primeiro treino livre em Interlagos. Verstappen bate Rosberg
Lewis Hamilton precisa terminar o GP do Brasil à frente de Nico Rosberg para se manter com chances de ser tetracampeão em 2016. Sabedor da sua condição, o britânico começou da melhor forma o fim de semana em Interlagos, superando o rival para liderar o primeiro treino livre no circuito paulistano. Rosberg acabou sendo superado por Max Verstappen, que terminou a manhã em segundo
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Lewis Hamilton tem pela frente um fim de semana decisivo nas suas pretensões de adiar a definição do título mundial da temporada 2016 da F1 para Abu Dhabi. Ciente de que precisa terminar à frente do rival Nico Rosberg para seguir com chances de ser tetracampeão neste ano, o britânico tratou de começar bem sua jornada em Interlagos. Nesta ensolarada manhã de sexta-feira (11), Hamilton liderou o primeiro treino livre do GP do Brasil no lendário Autódromo de Interlagos. Sua melhor marca, estabelecida com pneus macios, foi de 1min11s895. A grande surpresa da sessão foi ver Max Verstappen à frente de Rosberg. O holandês, um dos grandes nomes da temporada, cravou 1min11s991, deixando o líder do campeonato apenas na terceira colocação.
A Red Bull voltou a colocar um carro entre os cinco primeiros com Daniel Ricciardo, que fechou a manhã em quarto, logo à frente de Valtteri Bottas, que treinou muito bem em Interlagos. Em seguida, vieram as Force India com Sergio Pérez e Nico Hülkenberg, enquanto Felipe Massa, que vive um fim de semana especial por ser seu último correndo de F1 no Brasil, foi o oitavo. A grande decepção da manhã foi, sem dúvidas, a Ferrari, que fechou o top-10 com Sebastian Vettel, que rodou no fim da sessão, em nono e Kimi Räikkönen logo atrás.
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Felipe Nasr, que luta para continuar no grid do Mundial de F1 em 2017, mas ainda tem sua situação indefinida, terminou o primeiro treino em 16º com o carro da Sauber. O brasiliense enfrentou problemas de superaquecimento dos pneus e, mais para o fim das atividades, teve de lidar com uma falha na embreagem do C35.
Logo mais, a partir de 14h (horário brasileiro de verão), terá início o segundo treino livre do GP do Brasil. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo 'in loco', AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do Brasil de F1
Pontualmente às 10h (horário brasileiro de verão), começava o primeiro treino livre do GP do Brasil. Alguns pilotos, como Jolyon Palmer e Pascal Wehrlein, aproveitavam a saída dos boxes, na Curva do Sol, para testes de largada antes de recolherem para os boxes após as voltas iniciais de instalação. Outros, como Romain Grosjean, Marcus Ericsson e o próprio Palmer, pouco depois, foram à pista para completar alguns giros usando o Halo. Tudo diante de um calor de 26ºC.
Mas as atenções estavam voltadas para três pilotos em especial: Felipe Massa, que faz neste fim de semana seu último GP do Brasil; e os postulantes ao título mundial em 2016: Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O brasileiro foi à pista com um carro todo estilizado em sua homenagem, com a marca Martini sendo substituída por 'Massa'. Já a Mercedes, com Hamilton, realizava testes aerodinâmico, equipando o carro prateado #44 com sensores acoplados perto da roda traseira esquerda.
Depois de um breve período de silêncio após as voltas de instalação, Pascal Wehrlein foi o primeiro a voltar à pista. Amante de um bom churrasco brasileiro, o alemão, decepcionado por não ter ido para a Force India, realizou as primeiras voltas da carreira em Interlagos, marcando 1min17s977 como o primeiro tempo do dia. Foi a senha para que vários pilotos seguissem o jovem da Manor e acelerassem no circuito paulistano.
Enquanto Hamilton continuava a realizar testes aerodinâmicos, os reservas Sergey Sirotkin e Charles Leclerc guiavam os carros dos titulares de Renault e Haas, Kevin Magnussen e Esteban Gutiérrez, que não vão ficar nas respectivas equipes, com o dinamarquês assumindo o lugar de Gutiérrez na Haas em 2017, restando apenas a confirmação oficial.
Com 20 minutos de sessão, Valtteri Bottas tinha o melhor tempo com 1min13s977, seguido por Jenson Button e Jolyon Palmer, este garantido por mais um ano na Renault. Contudo, pouco depois, mesmo com o sensor instalado no carro, Hamilton bateu o tempo de Bottas em 0s530 e, com pneus médios, subiu para a liderança da sessão. Rosberg também estava na pista, também fazendo suas primeiras voltas rápidas com pneus médios.
Rosberg logo pulou para segundo com bom tempo: 1min13s623, enquanto Hamilton melhorava sua marca com 1min13s182. Os carros da Williams apareciam momentaneamente em terceiro com Bottas e em quarto com Massa. Button fechava o rol dos cinco primeiros enquanto a Red Bull começava os trabalhos de pista. Felipe Nasr, que aparecia em 14º, enfrentava problemas de superaquecimento dos pneus médios.
Sirotkin, piloto da ART Grand Prix na GP2, enfrentava problemas com sua Renault e se arrastava até o pit-lane para depois ser rebocado pelos mecânicos do time de Enstone. A Mercedes é que não tinha problemas: Rosberg melhorava sua marca ao cravar 1min13s187, ficando a apenas 0s030 de Lewis, que anotava 1min13s157. Bottas continuava em terceiro, enquanto as Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo superavam Massa. Em seguida, Ricciardo subia para terceiro, batendo seu companheiro de equipe.
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A Ferrari era quem se mostrava bastante discreta, ficando atrás da Williams com Kimi Räikkönen em sétimo e Sebastian Vettel logo em seguida. A Force India também não estava nada bem, com Nico Hülkenberg apenas em 12º, logo à frente do parceiro Sergio 'Checo' Pérez. Felipe Nasr, com um capacete todo especial neste fim de semana, estava em 16º, seguido pelo companheiro de Sauber, Marcus Ericsson.
Na metade final do treino, muitos pilotos foram à pista com os pneus macios, e as marcas naturalmente caíram bastante. O primeiro a marcar volta rápida com os compostos amarelos foi Bottas, que subiu para a liderança com tempo 0s029 mais rápido em relação a Hamilton. Lewis ficou mais tempo nos boxes, mas a Mercedes liberou Rosberg à pista para fazer algumas voltas com os macios. Mas quem tomou a ponta com Max Verstappen, com excelente tempo: 1min11s991, deixando Rosberg 0s134 atrás.
Pouco depois, enfim a Mercedes liberou Hamilton com pneus macios para um último stint de voltas rápidas em Interlagos. Lewis estava atrás de Verstappen, Rosberg, Ricciardo e de Bottas, que marcava um bom desempenho com a Williams. Já Daniil Kvyat, que estava em 12º, tinha um pneu furado e precisou voltar aos boxes.
Em sua primeira volta rápida com os macios, Hamilton não deixou pedra sobre pedra e marcou 1min11s895, sendo o mais rápido no segundo setor, assumindo novamente a liderança do primeiro treino livre, posição que foi mantida até o fim.
Nesta metade final, a Force India melhorou bem, se colocando entre as Williams de Bottas e Massa com Pérez em sexto e Hülkenberg em sétimo. A grande decepção da manhã foi mesmo a Ferrari, apenas em nono e décimo com Vettel, que rodou nos minutos finais, e Räikkönen, respectivamente. Felipe Nasr terminou a manhã na 16ª posição, à frente dos novatos Leclerc e Sirotkin. O brasiliense teve uma manhã complicada em razão de problemas na embreagem do C35.
F1 2016, GP do Brasil, Interlagos, Treino livre 1:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:11.895 | 32 | |
2 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:11.991 | +0.096 | 29 |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:12.125 | +0.230 | 26 |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:12.371 | +0.476 | 27 |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:13.129 | +1.234 | 36 |
6 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:13.289 | +1.394 | 31 |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:13.293 | +1.398 | 33 |
8 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:13.318 | +1.423 | 33 |
9 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:13.567 | +1.672 | 24 |
10 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:13.569 | +1.674 | 26 |
11 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:14.711 | +2.816 | 22 |
12 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:14.090 | +2.195 | 15 |
13 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:14.252 | +2.357 | 27 |
14 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:14.296 | +2.401 | 26 |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:14.507 | +2.612 | 25 |
16 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:14.631 | +2.736 | 21 |
17 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:14.654 | +2.759 | 23 |
18 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | 1:14.827 | +2.932 | 30 |
19 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:14.908 | +3.013 | 32 |
20 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:14.948 | +3.053 | 32 |
21 | 20 | CHARLES LECLERC | FRA | HAAS FERRARI | 1:15.391 | +3.496 | 27 |
22 | 46 | SERGEY SIROTKIN | RUS | RENAULT | 1:15.800 | +3.905 | 10 |
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