Hamilton acerta na estratégia e vence GP agitado da Fórmula 1 em Ímola
Corrida chata em Ímola? No começo, sim. No final, certamente não: uma prova com acidentes e reviravoltas voltou a ter Lewis Hamilton no alto do pódio, novamente com Valtteri Bottas em 2°. Daniel Ricciardo lucrou em cima do abandono de Max Verstappen e foi 3°
Parecia ser uma corrida morna em Ímola neste domingo (1°), mas o GP da Emília-Romanha acabou sendo um agito. A prova que começou morna e com domínio de Valtteri Bottas acabou com um safety-car virtual ajudando Lewis Hamilton, que assumiu a primeira colocação e partiu para a vitória.
Hamilton terminou a primeira volta em terceiro, atrás também de Max Verstappen. Só que o britânico acertou em cheio ao adiar a primeira parada, ganhando pista livre e a chance de se beneficiar do safety-car virtual causado pelo abandono de Esteban Ocon.
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Antes do safety-car virtual, Bottas tinha chances reais de vitória. O finlandês tinha ritmo forte, mas foi traído por um assoalho danificado e por uma estratégia que não encaixou. Detritos na pista causaram problemas no #77, que ficou extremamente vulnerável. Valtteri só garantiu um segundo lugar por conta do abandono de Verstappen, vítima de um pneu furado.
Daniel Ricciardo aproveitou o abandono de Verstappen e um erro estratégico da Racing Point com Sergio Pérez para voltar ao pódio. É o segundo do australiano nas últimas três corridas. Daniil Kvyat, que ganhou terreno nas voltas finais, conseguiu um ótimo quarto lugar. O russo compensou o abandono de Pierre Gasly por problemas mecânicos, isso ainda nas primeiras voltas.
Charles Leclerc completou o top-5. Pérez trocou um possível pódio pelo sexto lugar ao fazer um segundo pit-stop. Carlos Sainz Jr., Lando Noris, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi fecharam a zona de pontos.
A prova teve duas batidas, e em circunstâncias bem diferentes. Verstappen teve pneu furado e acabou atolado na brita. George Russell, por sua vez, errou sozinho sob safety-car, enchendo o muro e se despedindo de chance clara de pontuar.
Saiba como foi o GP da Emília-Romanha
Antes da largada, a direção de prova confirmou as escolhas de pneus dos pilotos para a largada. Fora do top-10, forçado a usar os pneus do Q2 e apenas com Hamilton, Bottas e Verstappen de médios, todo mundo optou por médios também. Só Giovinazzi, 20° e último, escolheu os macios.
A largada foi ótima para Bottas. O finlandês largou muito bem e, de quebra, viu Verstappen tomar o segundo lugar das mãos de Hamilton. Ricciardo subiu para quarto, deixando Gasly em quinto.
Mais atrás, incidentes: Stroll tocou a traseira de Ocon, danificando a asa dianteira e precisando de pit-stop ainda na primeira volta. Magnussen, por sua vez, foi rodado após toque de Vettel.
A primeira volta se encerrou com a seguinte ordem: Bottas, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Gasly, Leclerc, Albon, Kvyat, Norris e Sainz.
Bottas, mesmo com ar limpo, não conseguia abrir grande vantagem. Quatro voltas se passaram e Verstappen ainda estava apenas 0s9 atrás e podendo usar DRS. O mesmo valia para Hamilton, só 0s7 atrás do holandês. Ricciardo, por sua vez, surgia já 5s atrás e longe da luta pelo pódio. Parte disso era o carro pior, mas parte disso também era o aparente desempenho ruim dos pneus macios.
A sexta volta trouxe a primeira ultrapassagem no top-10. Sainz atacou Norris, que nem resistiu muito em uma possível ordem de equipe da McLaren. Pérez, 11°, estava em posição de atacar o espanhol, encaixotado atrás do não tão veloz britânico.
Pouco depois, drama na AlphaTauri. Gasly, que já teve problemas no grid de largada, foi forçado a abandonar no oitavo giro. A chance de conseguir um novo top-5 escapava, com Leclerc agora surgindo em quinto. O monegasco estava pressionado por Albon e Kvyat. Sainz e Norris ficavam mais atrás, ainda acompanhados por Pérez, agora na zona de pontos.
A volta 12 trazia problemas para Hamilton. O britânico não conseguia acompanhar Verstappen, surgindo 1s5 atrás, e começava a sofrer com desgaste de pneus. Estava claro que o ciclo de pits se aproximava.
E o ciclo de pits chegou. Russell foi o primeiro nos boxes, começando um efeito dominó. Leclerc, Norris e Ocon vieram aos boxes na 14, seguidos por Ricciardo, Albon e Kvyat na 15. A ordem não se alterou: Ricciardo, Leclerc, Albon, Kvyat e Norris seguiam um atrás do outro. Os quatro primeiros com duros, só Lando com médios, pensando em duas paradas.
A volta 19 reservou a parada de Verstappen, que colocou pneus duros. A Mercedes decidiu proteger a liderança de Bottas, que parou na 20 para fazer a mesma coisa. A exceção era Hamilton, que pediu para ficar tanto tempo quanto possível na pista, apostando em voltas rápidas com pista livre para superar Max.
A corrida ganhava uma reviravolta: Hamilton fez a volta mais rápida, deixando claro que estava na briga pela vitória ainda. Enquanto isso, Bottas arranjava um problema: a Mercedes notou danos no assoalho, o que deixava Valtteri notoriamente mais lento. O #77 segurava o #33.
A volta 28 esquentou a briga no pelotão médio. O grupo de pilotos que pararam mais cedo estava preso atrás de Magnussen, com Ricciardo demorando muito para fazer uma manobra. Kevin eventualmente cedeu e foi ultrapassado aos montes, mas já era tarde: Pérez, no fim dessa fila, fez o pit-stop e voltou à frente de Ricciardo. Ao fim do ciclo, o mexicano subiria para quarto.
Na 31, Hamilton ganhou um presentão. Ocon abandonou com problemas mecânicos, estacionando na beira da pista e forçando safety-car virtual. Lewis pôde fazer seu pit-stop e perder muito menos tempo, voltando na liderança.
A corrida se aproximava da metade com a seguinte ordem: Hamilton, Bottas, Verstappen, Vettel, Räikkönen, Latifi, Pérez, Ricciardo, Leclerc e Albon. Sebastian, Kimi e Nicholas ainda precisavam parar.
Os três fizeram seus pits, todos voltando fora da zona de pontos. No caso de Vettel, com doses de sadismo: o alemão teve um pit-stop tenebroso, com três dos quatro pneus demorando para serem trocados. A parada custou 13s e qualquer esperança de um bom resultado.
Verstappen colocava pressão em Bottas, mas sofria para ultrapassar. A diferença entre os dois estabilizou em 0s8, com Hamilton abrindo 8s e podendo apenas administrar a situação.
Bottas, errático, parecia convidar Verstappen para uma luta por posição. O finlandês errou na saída da Rivazza, antes da reta principal, e quase perdeu a posição. Mais algumas voltas e, com o mesmo erro, entregou a segunda posição de bandeja.
A volta 50 virou a corrida de cabeça para baixo. Verstappen teve alguma falha na traseira do carro, com o pneu explodindo em plena reta. O holandês atolou na brita, próximo da pista, e forçou o safety-car. Hamilton e Bottas aproveitaram para colocar macios e seguir em primeiro e segundo. Pérez, momentaneamente em terceiro, também parou, mas caindo para sexto.
A relargada foi intensa. Pérez foi para cima com macios contra pilotos com duros, sonhando em recuperar o pódio. A primeira ultrapassagem veio contra Albon na Villeneuve. O tailandês acabou rodando sozinho após a curva, sendo forçado a parar novamente e ficando fora de combate.
Poucas curvas depois, excelente manobra de Kvyat contra Leclerc, tomando o quarto lugar com criatividade na parte mista do traçado.
Isso tudo, entretanto, não mudava em nada a luta pelo pódio. Hamilton venceu, seguido por Bottas e Ricciardo.
F1 2020, GP da Emília-Romanha, Ímola:
1 | L HAMILTON | Mercedes | |||
2 | V BOTTAS | Mercedes | +5.783 | ||
3 | D RICCIARDO | Renault | +14.320 | ||
4 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | +15.141 | ||
5 | C LECLERC | Ferrari | +19.111 | ||
6 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | +19.652 | ||
7 | C SAINZ JR | McLaren Renault | +20.230 | ||
8 | L NORRIS | McLaren Renault | +21.131 | ||
9 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | +22.224 | ||
10 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | +26.398 | ||
11 | N LATIFI | Williams Mercedes | +27.135 | ||
12 | S VETTEL | Ferrari | +28.453 | ||
13 | L STROLL | Racing Point Mercedes | +29.163 | ||
14 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | +32.935 | ||
15 | A ALBON | Red Bull Honda | +57.284 | ||
16 | G RUSSELL | Williams Mercedes | +12 voltas | NC | |
17 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | +13 voltas | NC | |
18 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | +17 voltas | NC | |
19 | E OCON | Renault | +36 voltas | NC | |
20 | P GASLY | AlphaTauri Honda | +55 voltas | NC |