Hamilton e Rosberg assinam ‘pacto de cordialidade’ da Mercedes sobre comportamento em disputas de pista

Nico Rosberg revelou à publicação suíça ‘Blick’ que ele e Lewis Hamilton assinaram um acordo de cordialidade entre ambos durante as disputas de pista em momentos como a largada e as ultrapassagens. Toto Wolff confirmou o pacto e disse: “O que pedimos é que se respeitem”

A Mercedes lançou mão de um ‘pacto de cordialidade’ entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg para evitar polêmicas entre seus pilotos durante disputas em pista. O piloto alemão confirmou que a dupla da escuderia campeã do mundo assinou o acordo que rege a postura dos competidores em situações mais críticas, como a largada e as ultrapassagens durante as provas.

Na visão de Toto Wolff, não é sobre tornar seus pilotos “mais amáveis ou grandes amigos perante a mídia”, mas trata-se de preservar a imagem da equipe e evitar conflitos como os que ocorreram em 2014 ou no começo desta temporada.

Um pacto de cordialidade estabelecido pela Mercedes agora determina a postura de Nico e Lewis na pista (Foto: Beto Issa)

“Trata-se de um documento que nós dois tivemos de assinar. Sobre como temos de nos comportar em pista. Na largada, nas ultrapassagens…”, explicou Rosberg ao diário suíço ‘Blick’.

Ao jornal, Nico falou sobre a relação nem sempre estável com seu companheiro de equipe. “Muda bastante. É uma luta complicada porque temos de pensar na equipe ao mesmo tempo em que pensamos em bater um ao outro. Vai ser sempre complicado, já que nós dois queremos vencer, de modo que haverá altos e baixos e sempre pode acontecer algo. Mas agora está tudo bem”, garantiu.

Toto Wolff, diretor-esportivo da Mercedes, confirmou a existência do ‘pacto de cordialidade’, fazendo menção a uma série de regras adotadas para garantir um melhor controle da disputa entre Hamilton e Rosberg em 2015.

“Como equipe, não esperamos que eles sejam amáveis ou que se mostrem como grandes amigos para a mídia. O que queremos é que eles se respeitem e respeitem as regras de comprometimento”, disse o dirigente.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube