Hamilton e Vettel pedem melhorias e entendem que desempenho do atual pneu de chuva da F1 ainda não é ideal

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel entendem que o desempenho do atual pneu para pista muito molhada ainda não é o ideal. Os dois pediram melhorias, para evitar riscos desnecessários. A Pirelli, por sua vez, afirmou que ainda não vê urgência, mas que, se for requisitada, vai fazer algo imediatamente

Depois da tumultuada etapa de Japão, que foi marcada por uma forte chuva, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel pediram melhorias nos pneus para pista muito molhada — os identificados pela marca azul. Os dois pilotos afirmaram que, por conta das limitações desses compostos, eles são obrigados a usar os intermediários (os verdes) também em casos extremos, assumindo riscos, portanto.

Na parte final da corrida em Suzuka, Jules Bianchi estava usando os pneus de risca verde quando perdeu o controle do carro na curva 7, escapou da pista e bateu com violência em um trator que fazia a remoção de outro carro. O francês ficou gravemente ferido no acidente e segue internado no Japão em estado crítico.

Lewis Hamilton reclamou dos pneus de chuva (Foto: Getty Images)

"Eles não são ótimos pneus. E isso não é segredo algum", disse o inglês da Mercedes à emissora inglesa BBC. A fornecedora única de pneus da F1, a Pirelli, produziu uma nova concepção de pneu 'extremo' — utilizado para as piores condições de pista — para esta temporada, com o objetivo de melhorar a dispersão da água, mas os pilotos insistiram que ainda há problemas.

"Sempre vai existir o spray d'água, mas precisamos trabalho duro nisso", disse o líder do campeonato. "É uma área em que não nos concentramos muito. Os slicks são sempre aprimorados, mas não há tanto foco nos pneus para pista molhada. Você precisa de um pneu que tire a água. E não um que nos force a usar os intermediários porque são mais rápidos quando provavelmente não é seguro o suficiente, então acho que é algo em que a FIA e a Pirelli precisam trabalhar", acrescentou Hamilton.

Sebastian Vettel compartilhou dos comentários do colega britânico. O tetracampeão afirmou que as preocupações foram repassadas à FIA e à Pirelli, mesmo antes da prova em Suzuka.

"Se você tem uma grande quantidade de água, obviamente é preciso ter um pneu que se livre muito bem dessa água e que não nos deixe aquaplanar. O problema que temos é que o pneu extremo possui uma janela muito estreita. O intermediário é mais rápido, então assim que você vê a quantidade de água diminuir um pouco, já troca para os intermediários, assumindo riscos, só porque é mais veloz. E isso é algo precisamos trabalhar", explicou.

Diretor de competições da Pirelli, Paul Hembery disse que a empresa não considera que isso seja um problema urgente, mas que está aberta à mudanças se for necessário. O dirigente inglês revelou que o pneu para pista molhada dispersa 65 litros de água por segundo a 300 km/h. No ano passado, a marca era de 50 litros por segundo.

Hembery é o chefão da Pirelli na F1 (Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic)

"Esses comentários dos pilotos não foram reportados a nós de forma oficial. Certamente, se a Pirelli for requisitada pela FIA e pelas equipes para reconsiderar a capacidade técnica do pneu de chuva, então vamos fazer imediatamente", afirmou Hembery.

"Mas até agora a Pirelli não vê qualquer necessidade técnica realista para uma alteração nesse pneu. Há um grupo de trabalho que está vindo por aí e é bem provável que isso será considerado. E se for, estamos abertos a novas ideias para modificar os pneus. Toda a mudança que fazemos tem uma base técnica profunda e não apenas um comentário de uma pessoa, porque nem todo mundo tem a mesma opinião", completou.

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