Hamilton evidencia superioridade da Mercedes e fecha sexta-feira de treinos na frente na Espanha. Massa é 8º
Lewis Hamilton ditou o ritmo da Mercedes na tarde espanhola e liderou com folga a segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira (9). O companheiro Nico Rosberg completou a dobradinha. Felipe Massa colocou a Williams em quarto
Uma vez mais, Lewis Hamilton mostrou que a Mercedes está muito à frente das rivais e que ele próprio está pilotando com tal desempenho que nem mesmo o companheiro de equipe, com o mesmo carro, consegue acompanhar. Tudo bem que é apenas sexta-feira, e é isso o que provavelmente o inglês vai dizer aos jornalistas logo mais, mas a performance apresentada na pista da Catalunha hoje, no primeiro dia de treinos livres para o GP da Espanha, foi avassaladora e o coloca como grande favorito à vitória no domingo. Hamilton liderou a segunda sessão com uma folga de quase meio segundo para Nico Rosberg, o segundo colocado.
Aí veio o melhor do resto: Daniel Ricciardo. O australiano ficou a 1s do tempo do campeão de 2008 e a meio do alemão da Mercedes. Ainda assim, Ricciardo foi o mais feliz dos pilotos da Red Bull. Sebastian Vettel enfrentou problemas com a fiação elétrica de seu carro ainda pela manhã e não pôde participar da segunda sessão. Um lamento só para o tetracampeão.
Relacionadas
Já Fernando Alonso conseguiu colocar a Ferrari em quarto, logo à frente de seu companheiro Kimi Räikkönen. Kevin Magnussen e Jenson Button vieram na sequência. Aí apareceu Felipe Massa em oitavo. Pastor Maldonado, em um lampejo de melhor competitividade da Lotus, se fixou em nono. O menino Daniil Kvyat completou os dez primeiros da tabela.
A cobertura completa do GP da Espanha no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens exclusivas desta sexta-feira da F1 em Barcelona | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
A segunda sessão de treinos livres em Barcelona começou desfalcada nesta sexta-feira (9). Pouco antes do início da atividade vespertina na Espanha, a Red Bull anunciou que Sebastian Vettel, devido a um problema com a fiação elétrica de seu RB10, não participaria do treino. Sem nada que ver com isso, foi Romain Grosjean quem primeiro ganhou à pista na tarde catalã.
Seguindo o francês, os dois carros da Caterham também vieram, à frente de Pastor Maldonado e Max Chilton neste primeiro grupo. Mais tarde, os demais tomaram a pista para giros de instalação. Todos com pneus duros, assim como acontecera pela manhã.
Depois de completadas as tediosas voltas de verificação, Marcus Ericsson foi o primeiro a registrar uma passagem cronometrada, em alto 1min39s717. Sem surpresa, foi logo superado por Maldonado, que veio com 1min29s275.
Aí a TV mostrou uma bela escapada de pista de Esteban Gutiérrez na curva 3. O venezuelano da Lotus protagonizou manobra parecida logo em seguida, também no mesmo lugar. Enquanto isso, lá na ponta da tabela, a McLaren aparecia em primeiro com Jenson Button, em 1min28s703. Kevin Magnussen se colocou em segundo. Os dois ficaram pouco tempo na frente, porém.
Lewis Hamilton, sempre ele, logo surgiu com 1min27s061 e pulou para primeiro sem cerimônias. Nico Rosberg veio na cola do colega de Mercedes, na segunda colocação. Como único representante dos atuais campeões, Daniel Ricciardo se pôs em terceiro, à frente de Fernando Alonso, que perderia o posto minutos depois para Maldonado. Kimi Räikkönen, Button, Magnussen, Felipe Massa e Nico Hülkenberg completaram o top-10.
Cabe explicar: Maldonado pulou para quarto, depois de sair com os pneus médios pela primeira vez — o composto mais macio do fim de semana. Ericsson foi o outro que também decidiu pelos pneus de risca branca neste início de sessão. O sueco da Caterham conseguiu melhorar em 1s4 sua marca com os novos compostos. Enquanto isso, Adrian Sutil era o único que ainda permanecia nos boxes, restando 60 minutos para o fim das atividades.
Tomando Maldonado como exemplo, a Red Bull logo mandou Ricciardo para a pista usando os pneus médios. E batata. O australiano virou 1min26s509 e saltou à frente de Hamilton na liderança. A Ferrari fez o mesmo com Alonso e Räikkönen, assim como a Mercedes.
O espanhol logo subiu para quarto, com 1min21s121, enquanto Rosberg já aparecia em primeiro. Mas a ponta ficou pouco tempo em suas mãos. Hamilton acabou com o companheiro alemão imediatamente, ao cravar 1min25s524, contra 1min25s973 do colega. Apenas os dois andavam na casa de 1min25s. Ricciardo ainda era o terceiro.
Nesse meio tempo, Grosjean teve um problema com seu E22 e se viu parado no fim do pit-lane, para desespero dos mecânicos da Lotus, que tiveram de empurrá-lo de volta às garagens. No rádio, o francês falou em falha de motor.
E com metade do caminho percorrido, Hamilton era o líder, à frente de Rosberg, Ricciardo, Alonso, Raikkonen, Magnussen, Button, Massa, Maldonado e Daniil Kvyat. Pouco tempo mais tarde, Max Chilton deixou os boxes finalmente com pneus novos – era o único que faltava. Mas uma escapadinha entre as curvas 15 e 16 o prejudicou. O inglês acabou perdendo uma pequena parte do assoalho, o que fez um fiscal entrar perigosamente na pista para retirar o pedaço perdido.
Aí o treino começou a se encaminhar para a fase em que os pilotos andam com o tanque mais cheio e pneus duros, tentando simular um ritmo de corrida. Por isso, a tabela mudou pouco neste momento. E quem impressionou mesmo nessas condições foi… Adivinhem? Ele mesmo: Lewis Hamilton. O rapaz da Mercedes virou como um reloginho, sempre com tempos na casa de 1min30s.
Os dez minutos finais da sessão viram muitas queixas de alguns pilotos sobre os baixos níveis de aderência, caso particular de Nico Hülkenberg. Mas o que marcou mesmo o fim da sessão foi o incidente com Jean-Éric Vergne, que perdeu o pneu traseiro direito na curva 1.
Os pilotos retornam à pista apenas neste sábado, para mais um treino livre e a classificação, que vai formar o grid de largada para o GP da Espanha.
F1, GP da Espanha, Barcelona, treino livre 2:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:25.524 | 33 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:25.973 | +0.449 | 36 |
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:26.509 | +0.985 | 38 |
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:27.121 | +1.597 | 33 |
5 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:27.296 | +1.772 | 33 |
6 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:27.788 | +2.264 | 37 |
7 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:27.811 | +2.287 | 29 |
8 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:27.824 | +2.300 | 31 |
9 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:27.866 | +2.342 | 42 |
10 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:28.049 | +2.525 | 35 |
11 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:28.074 | +2.550 | 31 |
12 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:28.246 | +2.722 | 30 |
13 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:28.284 | +2.760 | 33 |
14 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:28.698 | +3.174 | 33 |
15 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:29.105 | +3.581 | 24 |
16 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:29.129 | +3.605 | 34 |
17 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:29.493 | +3.969 | 26 |
18 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:29.991 | +4.467 | 26 |
19 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:31.148 | +5.624 | 28 |
20 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:31.338 | +5.814 | 38 |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:31.586 | +6.062 | 39 |
22 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | |||
TEMPO 107% | TL2 | 1:31.511 | +5.987 | ||||
RECORDE | FERNANDO ALONSO | ESP | RENAULT R28 | 1:18.483 | 16;04;2008 | ||
MELHOR VOLTA | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI F430 | 1:21.670 | 27/04/2008 |
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Espanha, quinta etapa do Mundial de F1, com o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.
|
BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
O maior pontuador deste fim de semana do GP da Espanha vai levar uma miniatura da McLaren MP4/4 Honda de 1988, da Kyosho F1 – Ayrton Senna Collection. Participe: é grátis. Confira os prêmios aqui. |