Hamilton fecha manhã de sábado com melhor marca dos treinos da pré-temporada em Barcelona

Imparável, Lewis Hamilton comandou as atividades do primeiro período deste sábado (2) em Montmeló, finalmente com boas condições climáticas. O novo piloto da Mercedes registrou 1min20s558 usando pneus macios, pulverizando em mais de 1s a marca assinalada por Sergio Pérez na semana passada

► Confira as primeiras imagens da F1 deste sábado na galeria exclusiva do GP

Depois de dois dias com o céu fechado e com treinos atrapalhados pela chuva e pelo mau tempo, finalmente o sol deu as caras em Barcelona neste sábado (2), data do penúltimo teste da pré-temporada 2013 da F1. Enfim, pilotos e equipes tiveram a chance de avaliar ao máximo o potencial dos novos carros faltando apenas duas semanas para o início do Mundial, com a disputa do GP da Austrália, em Melbourne.

Neste sábado, quem reinou foi a Mercedes. Lewis Hamilton dominou todo o primeiro período dos treinos e sobrou em relação aos rivais. Concluindo seu último teste antes do embarque para Melbourne, o britânico cravou 1min20s558 usando pneus macios, numa sequência bastante consistente de voltas rápidas.

Hamilton voou com a Mercedes e registrou o melhor tempo da pré-temporada em Barcelona (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

► Confira as primeiras imagens do sábado de testes da F1 em Barcelona

O tempo de Hamilton foi espetacular se for comparado com a melhor marca da semana passada. Na ocasião, Sergio Pérez, também com pneus macios, cravou 1min21s848, quase 1s3 mais lento que a volta de Lewis registrada na manhã deste sábado. Comparando com o melhor tempo da pré-temporada de 2012, estabelecido por Kimi Räikkönen e seu Lotus E20, a margem é ainda maior, já que o finlandês marcou 1min22s030.

Räikkönen, aliás, não pôde participar da sessão de treinos deste sábado — e talvez não treine no domingo também — por suspeita de intoxicação alimentar. O finlandês passou mal nesta manhã e, sem condições físicas de estar no circuito da Catalunha, não deu outra opção à Lotus que não fosse recorrer ao reserva Davide Valsecchi. Romain Grosjean, que já havia voltado para sua casa na noite da última sexta-feira, teve de voltar para Barcelona, e a expectativa é que o franco-suíço treine à tarde.

Quem mostra muita condição, mesmo tendo ficado um ano longe da F1, é Adrian Sutil. O alemão, extremamente motivado neste seu retorno à categoria e à Force India, garantiu o segundo tempo da manhã e, diferente de Hamilton, registrou sua melhor marca usando pneus supermacios, ficando a 1s069 do tempo de Lewis. A escuderia de Silverstone dedicou parte da sessão para avaliar peças aerodinâmicas como a asa dianteira.

Por sua vez, Felipe Massa passou das 50 voltas completadas neste primeiro período, quase o equivalente à distância de um GP da Espanha. A Ferrari, que avalia mudanças no seu sistema de escapamento, completou a manhã na terceira colocação, com o único brasileiro no grid da F1 neste ano registrando 1min21s673.

Destaque mais uma vez para a Williams. A escuderia de Grove, que vem testando vários componentes do novo FW35, como sistema de escapamento e asa dianteira, ficou na quarta colocação pela manhã com Pastor Maldonado, que dará seu lugar para Valtteri Bottas à tarde.

A Red Bull usou um sensor 'churrasqueira' para avaliar as mudanças no RB9 (Foto: Twitter)

Esteban Gutiérrez ficou em quinto com o novo Sauber C32 depois de concluir um bom stint de voltas rápidas em Montmeló. O jovem de Monterrey foi seguido pelo compatriota e novo piloto da McLaren, Sergio Pérez. ‘Checo’ correu pela primeira vez com a nova asa dianteira desenvolvida pela escuderia britânica, optando por realizar long-runs em Barcelona.

Mark Webber, por sua vez, ficou na sétima posição nesta manhã. O veterano australiano completou poucas voltas pela manhã — apenas 26 — e avaliou mudanças nos sidepods e na asa dianteira. A Red Bull, inclusive, instalou um sensor semelhante a uma grelha para conseguir analisar melhor as mudanças aerodinâmicas providenciadas para o novo RB9.

Webber foi seguido por Jean-Éric Vergne, oitavo colocado com o STR8 da Toro Rosso, e Davide Valsecchi, substituto de Räikkönen nesta manhã e o piloto que menos completou voltas em Montmeló, 16. Valsecchi, aliás, foi responsável pela segunda bandeira vermelha do dia, depois de enfrentar problemas no carro aurinegro da Lotus e ficar parado na curva 3 do circuito catalão.

O sábado também marcou a estreia oficial de Jules Bianchi como titular da Marussia. O francês, cria da Ferrari e contratado às pressas para substituir Luiz Razia, já virou mais rápido que seu companheiro de equipe, Max Chilton, ainda que sua marca não seja relevante em termos de comparação, já que a pista está em melhores condições neste sábado. Bianchi está aproveitando o dia para se ambientar ao MR02 e aos engenheiros da nova equipe, deixando a performance e os tempos de volta em segundo plano.

Ainda assim, o tempo de Bianchi com um carro totalmente novo para ele foi 0s2 mais rápido que o estabelecido por Giedo van der Garde nesta manhã. O holandês da Caterham também causou uma bandeira vermelha — a primeira do dia — ao enfrentar problemas mecânicos e ficar parado na curva 6.


F1, pré-temporada, Barcelona, terceira bateria, dia 3, parcial:

 

1
Lewis HAMILTON
ING
Mercedes
 
1:20.558
 
56
2
Adrian SUTIL
ALE
Force India Mercedes
 
1:21.627
+1.069
41
3
Felipe MASSA
BRA
Ferrari
 
1:21.673
+1.115
63
4
Pastor MALDONADO
VEN
Williams Renault
 
1:22.305
+1.747
34
5
Esteban GUTIÉRREZ
MEX
Sauber Ferrari
 
1:22.553
+1.995
47
6
Sergio PÉREZ
MEX
McLaren Mercedes
 
1:22.694
+2.136
50
7
Mark WEBBER
AUS
Red Bull Renault
 
1:23.116
+2.558
36
8
Jean-Éric VERGNE
FRA
Toro Rosso Ferrari
 
1:23.223
+2.665
41
9
Davide VALSECCHI
ITA
Lotus Renault
 
1:23.448
+2.890
16
10
Jules BIANCHI
FRA
Marussia Cosworth
 
1:24.307
+3.749
37
11
Giedo VAN DER GARDE
HOL
Caterham Renault
 
1:24.520
+3.962
54

Tabela melhor visualizada em fonte DIN Mittelschrift

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.