Hamilton precisa chegar em segundo no GP de Abu Dhabi para ser campeão dependendo apenas de si próprio

Lewis Hamilton poderia chegar apenas em sexto no GP de Abu Dhabi para ser campeão, mas, como há a regra da pontuação dobrada, o inglês terá de ser segundo em caso de vitória de Nico Rosberg

A pontuação dobrada pode mudar o rumo do campeonato de 2014. Daqui a duas semanas, Lewis Hamilton e Nico Rosberg vão se enfrentar no GP de Abu Dhabi para definir o campeão do Mundial de Pilotos, e o que poderia ser uma corrida tranquila para o britânico será, na verdade, uma prova que vai exigir um trabalho impecável.

Se a corrida da Marina de Yas valesse como todas as outras, um sexto lugar bastaria para Hamilton, e Rosberg só teria chances de faturar o título cruzando a linha de chegada pelo menos na segunda posição. Com a pontuação dobrada, entretanto, o cenário muda radicalmente: até mesmo um quinto lugar pode dar a taça a Rosberg, desde que Lewis não pontue, ao passo que o inglês precisa ser segundo para não depender de mais ninguém.

Embora saiba que a regra pode ajudá-lo, nem mesmo Rosberg é favorável. "Eu acho artificial e, em geral, não gosto. Claro, é assim que é agora, é ótimo no momento, mas vocês sabem que é só por causa da situação", comentou. Hamilton concordou.

Diante disso, Rosberg sabe que vai precisar contar com pelo menos um aliado, e inclusive brincou que espera ver Felipe Massa outra vez no pódio, mas a sua direita e não à esquerda.

Para Hamilton ser campeão Para Rosberg ser campeão
   
Chegar em Vencer e Hamilton terminar em 3º
Com Rosberg em 2º, ser Se for , Hamilton não pode passar de 6º
Com Rosberg em 3º, ser Se for , Hamilton não pode passar de 7º
Com Rosberg em 4º, ser Se for , Hamilton não pode passar de 9º
Com Rosberg em 5º, ser Se for , Hamilton não pode passar de 10º
Com Rosberg em 6º Se for , fica com o vice-campeonato
   
Sem a pontuação dobrada: Neste caso, a vida de Hamilton seria muito mais fácil. Rosberg só conseguiria o título se terminasse pelo menos em segundo e, nessa posição, precisaria de Hamilton em décimo. Em caso de vitória do alemão, Hamilton celebraria o bi com um sexto lugar no GP de Abu Dhabi.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.