Hamilton prefere brigar contra outras equipes, mas diz que Rosberg exigiu mais que Massa em disputa por título

Prestes a dar início a mais uma briga por título na F1, Lewis Hamilton comparou as disputas de 2008 e 2014 e afirmou que lutar contra outra equipe é mais prazeroso, mas que Nico Rosberg dificultou sua vida mais que Felipe Massa

O roteiro da temporada que vai começar daqui a dez dias na Austrália já está anunciado: Lewis Hamilton e Nico Rosberg vão brigar pelo título em mais uma batalha interna da Mercedes. E este tipo de duelo não é o que mais agrada o inglês.

 
“Eu acho que é mais empolgante quando você está lutando contra outra equipe”, revelou o britânico.
 
Campeão em 2008 e bicampeão em 2014, Hamilton encarou os dois tipos de duelo na carreira. Na primeira conquista, derrotou Felipe Massa por um ponto graças à inesquecível ultrapassagem sobre Timo Glock na penúltima curva do campeonato. Na segunda, encarou um intenso duelo interno na Mercedes para bater Rosberg também na prova final, em Abu Dhabi.
Hamilton gostou mais de lutar pelo título contra uma Ferrari do que contra outra Mercedes (Foto: Getty Images)
Para o piloto, lutar contra uma equipe adversária é mais divertido e inclui a necessidade de, muitas vezes, fazer corridas pensando em minimizar os danos devido às diferenças entre os carros.
 
“Crescendo assistindo à F1, eu acho que era mais divertido assistir dois times disputando. Ter a competição dentro do time ainda é empolgante, mas eu acho que é mais divertido quando você luta contra outra equipe”, falou.
 
“Em 2008, foi bem difícil, pois a Ferrari era excepcional em circuitos rápidos. Silverstone, Spa… Circuitos de alta velocidade. E, em circuitos mais lentos, nós éramos melhores. Era tentar minimizar os danos nestes circuito. Foi uma batalha que me empolgou”, relatou.

As vitórias de Hamilton foram conquistadas na Austrália, sob chuva em Mônaco e na Inglaterra, na Alemanha e na China. Já Massa levou a melhor no Bahrein, na Turquia, na França, em Valência, na Bélgica e no Brasil. Outro fator também jogou: a temperatura. A Ferrari passou boa parte do ano tendo dificuldades para aquecer os pneus em provas em que se deparava com o frio ou com a chuva.
Hamilton comemorou o título com vitória em 2014 (Foto: Getty Images)
Por outro lado, o piloto acredita que encarar o companheiro de equipe exige muito mais. Daí ele dizer que Rosberg foi um adversário mais difícil.
 
“Nico estava no mesmo carro que eu, nós melhoramos constantemente todo o tempo, e melhoramos o carro. Então isso foi mais difícil no ano passado”, avaliou.
 
No ano passado, Hamilton venceu 11 vezes, seis a mais que Rosberg. Também teve a chance de vencer o GP do título — há sete anos, chegou apenas em quinto e não pôde comemorar no pódio.

Hamilton também chegou à última etapa com chances de ser campeão em 2010, mas no papel de completo azarão: foi só o quarto colocado, atrás de Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Mark Webber.

CADEIRA ELÉTRICA

A Sky Italia revelou que o espanhol disse a pessoas próximas que sentiu um choque segundos antes do acidente nos treinos coletivos em Barcelona. A TV italiana afirmou que Alonso disse a seu empresário e familiares que sentiu um "grande choque nas costas" quando estava a 215 km/h na curva 3 do circuito catalão naquele domingo, 22 de fevereiro. A informação sobre o choque havia sido ventilada no mesmo dia do ocorrido e foi veementemente refutada pela McLaren e seus membros.

COMO CADA UM CHEGA

A pré-temporada da F1 terminou. Foram 12 dias de pista em que as equipes se concentraram em diferentes programas para avaliar os carros com os quais vão disputar a temporada 2015. Agora, restam poucos dias para que tudo seja preparado na fábrica e despachado para Melbourne, na Austrália. O GRANDE PRÊMIO traz um análise equipe por equipe, com as escuderias ordenadas pela quilometragem percorrida, do trabalho realizado na pré-temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.