Hamilton trava duelo com Rosberg e lidera primeiro treino livre do GP de Mônaco. Massa bate

A primeira batalha entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg depois do acidente entre os dois na primeira volta do GP da Espanha foi vencida pelo tricampeão. O britânico liderou o primeiro treino livre do GP de Mônaco, que teve como principais acontecimentos a estreia oficial dos pneus ultramacios e também a batida de Felipe Massa na Sainte Devote. O brasileiro disputou apenas 25 minutos de sessão

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “2258117790”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 600;

A Mercedes deu as cartas no primeiro treino livre do fim de semana do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2016 do Mundial de F1. Na manhã desta quinta-feira (26), Lewis Hamilton e Nico Rosberg travaram um duelo intenso na busca pelo melhor tempo da sessão, com ambos chegando muito perto do tempo da pole do ano passado, que foi de 1min15s098, alcançado por Lewis. No fim, o tricampeão do mundo anotou 1min15s537 como melhor marca usando os novos pneus ultramacios, a grande novidade da Pirelli para 2016. Hamilton foi 0s101 mais rápido que Rosberg. Além da estreia oficial dos ultramacios, a sessão ficou marcada pelas batidas de dois pilotos: Felipe Massa, com 25 minutos de sessão, e de Jolyon Palmer, já no fim das atividades de pista.

A Red Bull apareceu bem neste primeiro treino livre, mas foi a Ferrari quem ficou com o posto de 'melhor do resto'. Sebastian Vettel anotou 1min15s956 em sua melhor passagem e conseguiu desbancar Daniel Ricciardo e Max Verstappen, quarto e quinto colocados, respectivamente. Daniil Kvyat, com a Toro Rosso, também apareceu bem e anotou o sexto melhor tempo da sessão, superando as Force India de Nico Hülkenberg e Sergio Pérez

Kimi Räikkönen foi discretíssimo e mesmo usando pneus ultramacios, foi apenas o nono colocado, com Carlos Sainz fechando o top-10. A expectativa em torno da McLaren, ao menos nesta primeira sessão, não se confirmou. Fernando Alonso foi apenas o 13º, duas posições à frente de Jenson Button. Felipe Nasr, por sua vez, não passou do 16º lugar, enquanto Felipe Massa, sem chances de melhorar seu tempo após a batida, ficou em 19º.

Lewis Hamilton liderou o primeiro treino livre em Mônaco (Foto: Getty Images)

Saiba como foi o primeiro treino livre do GP de Mônaco de F1

Esteban Gutiérrez puxou a fila dos carros que foram à pista pela manhã em Monte Carlo. Na sequência, vários pilotos deixaram os boxes, com Kevin Magnussen sendo o primeiro a usar oficialmente os pneus ultramacios. No início, o cronograma das equipes foi destinado às voltas de instalação e checagem das condições dos carros e da pista.

Quem também foi à pista logo no início da manhã com os pneus roxos foi Nico Rosberg, líder do campeonato e vencedor dos três últimos GPs de Mônaco. O alemão foi também o primeiro a marcar tempo no fim de semana no Principado ao anotar 1min23s758, melhorando em seguida para 1min21s712. Para efeito de comparação, o tempo da pole de 2015 foi de 1min15s098, enquanto a melhor marca do primeiro treino do ano passado foi de 1min18s750.

Nico Rosberg travou duelo com Lewis Hamilton neste primeiro treino em Mônaco (Foto: Getty Images)

Na sequência, foi a vez de Lewis Hamilton anotar seus primeiros tempos no fim de semana. Lewis chegou a cravar 1min20s240 em sua primeira volta, sendo pouco depois batido por Rosberg em 0s099. Mas o tricampeão deu o troco com uma bela volta: 1min18s302, já superando a melhor marca do TL1 de 2015.

Após algumas voltas com um ritmo mais lento, Hamilton e Rosberg voltaram a acelerar forte, ainda no primeiro stint com os ultramacios. Hamilton melhorou sua marca com 1min17s381, enquanto Nico foi para 1min18s585. Na volta seguinte, Lewis foi ainda mais rápido e cravou 1min16s588. As Mercedes davam as cartas e eram as protagonistas do início da sessão.

Só aí é que apareceram os outros carros na tabela de tempos, com Massa se colocando momentaneamente em terceiro, mas ainda fazendo uso dos pneus supermacios, assim como seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas. Por outro lado, a Ferrari estava na pista com os compostos macios para Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen completarem seus primeiros stints. Por sua vez, Red Bull e Sauber estavam na pista com os supermacios.

Felipe Massa bate sua Williams na saída da Sainte Devote (Foto: F1/Twitter)

O tráfego intenso em Mônaco fez com que alguns pilotos tivessem dificuldades, como Magnussen, que tentava ultrapassar um Felipe Nasr com ritmo bem mais lento. Quem também tinha problemas era Felipe Massa. Na sua décima volta, o brasileiro cometeu um erro na saída da curva Sainte Dévote, a primeira do circuito de Mônaco, e bateu no guard-rail, destruindo o lado esquerdo do seu FW38 e abreviando sua participação pela manhã quando tinha o quinto melhor tempo. O safety-car virtual logo foi acionado, mas o treino voltou ao seu ritmo normal pouco depois.

Em seguida, as Red Bull se destacaram no treino, com Daniel Ricciardo aparecendo em terceiro, seguido por Max Verstappen, deixando a discreta Ferrari comendo poeira. Ricciardo também chamou a atenção ao ser flagrado fazendo um gesto obsceno, sendo flagrado pelas câmeras de transmissão da F1.

Restando pouco menos de 50 minutos para o fim da sessão, a Mercedes colocou novamente Hamilton e Rosberg na pista com um novo jogo de pneus ultramacios. E foi um novo duelo de tempos entre seus pilotos. Após uma boa sequência, Nico melhorou bastante e anotou 1min15s638. Mas Hamilton foi ainda melhor, com 1min15s537. Mas o britânico, após completar outra volta, passou reto na Sainte Devote, mas 'fritou' seus pneus e conseguiu evitar a batida, voltando à pista.

Daniil Kvyat apareceu bem no primeiro treino livre do fim de semana em Mônaco (Foto: Getty Images)
Demorou para a Ferrari se destacar. A Red Bull tinha um ótimo terceiro lugar com Verstappen, e uma sequência interessante com Ricciardo em quarto e as Toro Rosso de Daniil Kvyat em quinto e Carlos Sainz em sexto. Mas aí Vettel tratou de melhorar seu tempo na esteira de um bom stint com os ultramacios, mas longe, muito longe de ameaçar as Mercedes. Seb cravou 1min16s342, ficando 0s805 atrás da marca estabelecida por Hamilton.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “5708856992”;

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

As Force India chegaram a ocupar quarto e quinto lugar com Nico Hülkenberg e Sergio Pérez, respectivamente, mas a Red Bull superou o time de Silverstone logo em seguida, com Verstappen novamente andando à frente de Ricciardo mesmo usando um motor Renault (TAG Heuer) de especificação mais antiga.

 
Enquanto isso, Gutiérrez voltava a enfrentar problemas na temporada e tinha sua Haas parada antes da curva Portier após uma pane elétrica. Novamente, o safety-car virtual entrava em cena pela manhã em Monte Carlo. Também por pouco tempo.
 
Mas o safety-car virtual voltou a ser acionado depois que Jolyon Palmer, apagadíssimo até agora em 2016, perdeu o controle da traseira da sua Renault no S da piscina e bateu no guard-rail. Depois de alguns minutos, o treino foi retomado sem problemas e entrou em sua fase final.
Max Verstappen voltou a andar bem após vencer de forma brilhante o GP da Espanha (Foto: Getty Images)
Hamilton vinha em primeiro, à frente de Rosberg, com Vettel em terceiro, 0s419 atrás de Lewis. Ricciardo aparecia em quarto, com Verstappen completando o top-5. Felipe Nasr, que teve uma participação bastante discreta na sessão, figurava em 16º, três posições à frente de Massa, que não teve mais condições de voltar à pista após o acidente na Sainte Devote no começo da sessão. Nasr teve seu momento de maior 'destaque' quando errou o ponto da freada na entrada da Sainte Devote, mas conseguiu voltar à pista sem bater no guard-rail.

No fim, os pilotos e equipes priorizavam a avaliação dos respectivos carros em ritmo de corrida, de modo que os tempos melhoraram muito pouco, confirmando o domínio da Mercedes e a vitória de Hamilton no primeiro duelo com Rosberg após o acidente entre a dupla em Barcelona, há duas semanas. Nos minutos finais da sessão, Rosberg e também Jenson Button enfrentaram problemas com pneu furado após passarem por cima de detritos na pista. Na verdade, o detrito era uma pequena tampa de bueiro. Aí, a direção de prova optou por encerrar o treino com bandeira vermelha. 

F1, GP de Mônaco, Monte Carlo, treino livre 1: 

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:15.537   31
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:15.638 +0.101 39
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:15.956 +0.419 26
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:16.308 +0.771 29
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:16.371 +0.834 30
6 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:16.426 +0.889 37
7 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:16.560 +1.023 34
8 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:16.697 +1.160 28
9 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:16.912 +1.375 24
10 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:17.130 +1.593 39
11 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:17.562 +2.025 44
12 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:17.599 +2.062 33
13 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:17.838 +2.301 27
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:17.909 +2.372 25
15 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:17.920 +2.383 26
16 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:18.187 +2.650 29
17 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:18.274 +2.737 34
18 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:18.301 +2.764 33
19 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:18.746 +3.209 10
20 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:18.871 +3.334 22
21 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES   1:20.528 +4.991 28
22 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:20.868 +5.331 25
    TEMPO 107% TL3     1:20.825 +5.288  
                 
RECORDE LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:15.098 23/05/2015  
MELHOR VOLTA DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL   1:18.063 24/05/2016  

PADDOCK GP #30 DEBATE F1, INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.