Hamilton trava duelo com Rosberg e lidera primeiro treino livre do GP de Mônaco. Massa bate
A primeira batalha entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg depois do acidente entre os dois na primeira volta do GP da Espanha foi vencida pelo tricampeão. O britânico liderou o primeiro treino livre do GP de Mônaco, que teve como principais acontecimentos a estreia oficial dos pneus ultramacios e também a batida de Felipe Massa na Sainte Devote. O brasileiro disputou apenas 25 minutos de sessão
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
Relacionadas
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A Mercedes deu as cartas no primeiro treino livre do fim de semana do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2016 do Mundial de F1. Na manhã desta quinta-feira (26), Lewis Hamilton e Nico Rosberg travaram um duelo intenso na busca pelo melhor tempo da sessão, com ambos chegando muito perto do tempo da pole do ano passado, que foi de 1min15s098, alcançado por Lewis. No fim, o tricampeão do mundo anotou 1min15s537 como melhor marca usando os novos pneus ultramacios, a grande novidade da Pirelli para 2016. Hamilton foi 0s101 mais rápido que Rosberg. Além da estreia oficial dos ultramacios, a sessão ficou marcada pelas batidas de dois pilotos: Felipe Massa, com 25 minutos de sessão, e de Jolyon Palmer, já no fim das atividades de pista.
A Red Bull apareceu bem neste primeiro treino livre, mas foi a Ferrari quem ficou com o posto de 'melhor do resto'. Sebastian Vettel anotou 1min15s956 em sua melhor passagem e conseguiu desbancar Daniel Ricciardo e Max Verstappen, quarto e quinto colocados, respectivamente. Daniil Kvyat, com a Toro Rosso, também apareceu bem e anotou o sexto melhor tempo da sessão, superando as Force India de Nico Hülkenberg e Sergio Pérez.
Kimi Räikkönen foi discretíssimo e mesmo usando pneus ultramacios, foi apenas o nono colocado, com Carlos Sainz fechando o top-10. A expectativa em torno da McLaren, ao menos nesta primeira sessão, não se confirmou. Fernando Alonso foi apenas o 13º, duas posições à frente de Jenson Button. Felipe Nasr, por sua vez, não passou do 16º lugar, enquanto Felipe Massa, sem chances de melhorar seu tempo após a batida, ficou em 19º.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP de Mônaco de F1
Esteban Gutiérrez puxou a fila dos carros que foram à pista pela manhã em Monte Carlo. Na sequência, vários pilotos deixaram os boxes, com Kevin Magnussen sendo o primeiro a usar oficialmente os pneus ultramacios. No início, o cronograma das equipes foi destinado às voltas de instalação e checagem das condições dos carros e da pista.
Quem também foi à pista logo no início da manhã com os pneus roxos foi Nico Rosberg, líder do campeonato e vencedor dos três últimos GPs de Mônaco. O alemão foi também o primeiro a marcar tempo no fim de semana no Principado ao anotar 1min23s758, melhorando em seguida para 1min21s712. Para efeito de comparação, o tempo da pole de 2015 foi de 1min15s098, enquanto a melhor marca do primeiro treino do ano passado foi de 1min18s750.
Na sequência, foi a vez de Lewis Hamilton anotar seus primeiros tempos no fim de semana. Lewis chegou a cravar 1min20s240 em sua primeira volta, sendo pouco depois batido por Rosberg em 0s099. Mas o tricampeão deu o troco com uma bela volta: 1min18s302, já superando a melhor marca do TL1 de 2015.
Após algumas voltas com um ritmo mais lento, Hamilton e Rosberg voltaram a acelerar forte, ainda no primeiro stint com os ultramacios. Hamilton melhorou sua marca com 1min17s381, enquanto Nico foi para 1min18s585. Na volta seguinte, Lewis foi ainda mais rápido e cravou 1min16s588. As Mercedes davam as cartas e eram as protagonistas do início da sessão.
Só aí é que apareceram os outros carros na tabela de tempos, com Massa se colocando momentaneamente em terceiro, mas ainda fazendo uso dos pneus supermacios, assim como seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas. Por outro lado, a Ferrari estava na pista com os compostos macios para Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen completarem seus primeiros stints. Por sua vez, Red Bull e Sauber estavam na pista com os supermacios.
O tráfego intenso em Mônaco fez com que alguns pilotos tivessem dificuldades, como Magnussen, que tentava ultrapassar um Felipe Nasr com ritmo bem mais lento. Quem também tinha problemas era Felipe Massa. Na sua décima volta, o brasileiro cometeu um erro na saída da curva Sainte Dévote, a primeira do circuito de Mônaco, e bateu no guard-rail, destruindo o lado esquerdo do seu FW38 e abreviando sua participação pela manhã quando tinha o quinto melhor tempo. O safety-car virtual logo foi acionado, mas o treino voltou ao seu ritmo normal pouco depois.
Em seguida, as Red Bull se destacaram no treino, com Daniel Ricciardo aparecendo em terceiro, seguido por Max Verstappen, deixando a discreta Ferrari comendo poeira. Ricciardo também chamou a atenção ao ser flagrado fazendo um gesto obsceno, sendo flagrado pelas câmeras de transmissão da F1.
Restando pouco menos de 50 minutos para o fim da sessão, a Mercedes colocou novamente Hamilton e Rosberg na pista com um novo jogo de pneus ultramacios. E foi um novo duelo de tempos entre seus pilotos. Após uma boa sequência, Nico melhorou bastante e anotou 1min15s638. Mas Hamilton foi ainda melhor, com 1min15s537. Mas o britânico, após completar outra volta, passou reto na Sainte Devote, mas 'fritou' seus pneus e conseguiu evitar a batida, voltando à pista.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
As Force India chegaram a ocupar quarto e quinto lugar com Nico Hülkenberg e Sergio Pérez, respectivamente, mas a Red Bull superou o time de Silverstone logo em seguida, com Verstappen novamente andando à frente de Ricciardo mesmo usando um motor Renault (TAG Heuer) de especificação mais antiga.
No fim, os pilotos e equipes priorizavam a avaliação dos respectivos carros em ritmo de corrida, de modo que os tempos melhoraram muito pouco, confirmando o domínio da Mercedes e a vitória de Hamilton no primeiro duelo com Rosberg após o acidente entre a dupla em Barcelona, há duas semanas. Nos minutos finais da sessão, Rosberg e também Jenson Button enfrentaram problemas com pneu furado após passarem por cima de detritos na pista. Na verdade, o detrito era uma pequena tampa de bueiro. Aí, a direção de prova optou por encerrar o treino com bandeira vermelha.
VÍDEO: Tampa de bueiro se solta em Mônaco e acerta McLaren de @JensonButton #F1noGP pic.twitter.com/kcTmxB5oPO
— Grande Prêmio (@grandepremio) 26 de maio de 2016
F1, GP de Mônaco, Monte Carlo, treino livre 1:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:15.537 | 31 | ||
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:15.638 | +0.101 | 39 | |
3 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:15.956 | +0.419 | 26 | |
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:16.308 | +0.771 | 29 | |
5 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:16.371 | +0.834 | 30 | |
6 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:16.426 | +0.889 | 37 | |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16.560 | +1.023 | 34 | |
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:16.697 | +1.160 | 28 | |
9 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:16.912 | +1.375 | 24 | |
10 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:17.130 | +1.593 | 39 | |
11 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:17.562 | +2.025 | 44 | |
12 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:17.599 | +2.062 | 33 | |
13 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:17.838 | +2.301 | 27 | |
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:17.909 | +2.372 | 25 | |
15 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:17.920 | +2.383 | 26 | |
16 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:18.187 | +2.650 | 29 | |
17 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:18.274 | +2.737 | 34 | |
18 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:18.301 | +2.764 | 33 | |
19 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:18.746 | +3.209 | 10 | |
20 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:18.871 | +3.334 | 22 | |
21 | 88 | RIO HARYANTO | INA | MANOR MERCEDES | 1:20.528 | +4.991 | 28 | |
22 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:20.868 | +5.331 | 25 | |
TEMPO 107% | TL3 | 1:20.825 | +5.288 | |||||
RECORDE | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:15.098 | 23/05/2015 | |||
MELHOR VOLTA | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL | 1:18.063 | 24/05/2016 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);