Hamilton vence batalha contra Rosberg e conquista pole 60 da carreira. Massa larga só em 13º no Brasil

Lewis Hamilton deu um passo importantíssimo para adiar a decisão do título da temporada para a última etapa do campeonato, em Abu Dhabi. Com uma volta próxima da perfeição, o britânico não deu chances ao rival, Nico Rosberg, e garantiu a posição de honra do grid do GP do Brasil, marcando a 60ª pole da carreira na F1. Felipe Massa vai largar só em 13º, enquanto Felipe Nasr parte do penúltimo lugar

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Lewis Hamilton conquistou uma pole-position fundamental para as suas pretensões de levar a decisão do título de 2016 para a última etapa do ano, em Abu Dhabi. Na nublada tarde deste sábado (12), em Interlagos, o tricampeão do mundo foi ligeiramente mais rápido que Nico Rosberg nas três fases do treino classificatório, levando a melhor no duelo contra seu companheiro de equipe Mercedes.

De quebra, o britânico de 31 anos quebra mais uma marca histórica, ratificando seu nome entre os grandes da história da F1: com a posição de honra do GP do Brasil, Hamilton assegurou a sua pole de número 60, ficando a apenas cinco de igualar o seu grande ídolo, Ayrton Senna, e a oito de Michael Schumacher. Rosberg teve de se contentar com o segundo lugar do grid.

No fim, Kimi Räikkönen superou Max Verstappen e vai largar em terceiro, à frente do jovem piloto da Red Bull, enquanto Sebastian Vettel completa o rol dos cinco primeiros do grid. Daniel Riciardo foi só o sexto, seguido pela grande surpresa da tarde, Romain Grosjean, da Haas. Nico Hülkenberg parte da oitava posição, à frente do seu companheiro de Force India, Sergio Pérez. Fernando Alonso, da McLaren, fecha a quinta fila do grid de largada em Interlagos.

Entre os brasileiros, Felipe Massa bem que tentou, mas não avançou à fase final da classificação, ficando em 13º. Ainda assim, o piloto da Williams foi ovacionado pelo público em Interlagos. Porém, Felipe não ficou satisfeito com o desempenho do carro. "Sem dúvida, a gente não esperava ficar de fora do Q3. A minha melhor volta foi a primeira e eu me senti bem com o carro. Mas depois todas as vezes que eu saí, o pneu dianteiro não funcionou direito, faltava aderência. Foi uma pena, porque que estava bem empolgado depois da primeira saída, eu achava que a gente poderia ter entrado tranquilamente no Q3. Algo não funcionou da maneira correta. È claro que ficar fora do Q3 não é muito bom, mas vamos tentar fazer o melhor amanhã na corrida, porque ainda temos muito trabalho a ser feito. E acreditar até final." 

Felipe Nasr também não conseguiu um bom desempenho com o carro da Sauber, ficando em 22º e último. Contudo, o piloto da Sauber foi beneficiado em razão de uma punição imposta a Esteban Ocon, da Manor, e ganhou uma posição no grid. O jovem brasiliense reclamou sobretudo do tráfego em sua última tentativa de volta rápida. "Acho que hoje foi muito frustrante. Foi uma pena porque na minha última tentativa, antes de fechar a volta, eu peguei uma Force India pela frente, e isso me custou toda a subida da reta. Quer dizer, eu poderia ter conseguido ficar mais posições à frente. Mas é o que deu para hoje. Amanhã, a corrida é imprevisível. A gente precisa se manter positivo. E a corrida em casa sempre tem uma energia boa."

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP do Brasil de F1 com Flavio Gomes, Evelyn Guimarães, Fernando Silva e Rodrigo Berton. A largada da 20ª e penúltima etapa da temporada 2016 acontece às 14h (horário brasileiro de verão) de domingo. Acompanhe o noticiário aqui.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Lewis Hamilton venceu o duelo contra Nico Rosberg e vai largar na pole do GP do Brasil (Foto: Pirelli/Twitter)

Saiba como foi o treino classificatório do GP do Brasil de F1

A sessão que definiu o grid de largada do GP do Brasil começou sob grande ameaça de chuva, 70%, mais precisamente. A verdade é que pouco depois do fim do terceiro treino livre, a garoa voltou a dar as caras em Interlagos, com certa variação de intensidade. A classificação começou sem chuva, mas com a pista levemente úmida. 

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Às 14h (horário brasileiro de verão), Hamilton abriu a fila dos pilotos que foram à pista na abertura do Q1. O britânico perseguia não apenas uma mera pole-position, mas a 60ª da sua carreira, além da grande chance de largar no GP do Brasil à frente de Nico Rosberg. A sessão começou com o céu bastante nublado, porém com o asfalto seco.

Hamilton puxou a fila na abertura da classificação em Interlagos (Foto: Reprodução)

Disposto a garantir de cara sua ida ao Q2 antes da chegada da chuva, Hamilton cravou uma volta voadora logo de cara: 1min11s511, o suficiente para ir com tranquilidade à segunda parte da sessão. Rosberg, que depois errou na entrada do S do Senna, tinha a segunda marca, com Verstappen em terceiro, Räikkönen em quarto e Ricciardo fechando o top-5. E a Williams vinha logo atrás, com Massa à frente de Bottas.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Vettel, com problemas hidráulicos, quase não foi à pista. Mas a Ferrari conseguiu resolver os problemas na sua SF16-H em tempo de permitir algumas voltas rápidas ao tetracampeão, que não decepcionou ao registrar 1min12s159, subindo para o quinto lugar. Verstappen estava entre as duas Mercedes e as duas Ferrari quando restavam ainda nove minutos para o fim do Q1.

A expectativa estava entre os pilotos que seriam eliminados precocemente em Interlagos. Entre os ameaçados estavam Kevin Magnussen, Marcus Ericsson, Esteban Ocon, Pascal Wehrlein, Jenson Button, Jolyon Palmer e até Sergio Pérez, além de Felipe Nasr. No fim das contas, Pérez se livrou da degola com uma boa volta e se garantiu em décimo. Mas o mesmo não aconteceu com Button, que não conseguiu escapar da eliminação, assim como Magnussen, Wehrlein, Ocon, Ericsson e Nasr, que vai fechar o grid do seu segundo GP do Brasil.

Felipe Massa foi eliminado no Q2 da classificação do GP do Brasil (Foto: Williams/Twitter)

Quando o Q2 teve início, a chuva teimava em não aparecer, ficando ali, apenas a ameaçar desabar de vez. E novamente os carros da Mercedes foram à pista tão logo o sinal verde foi aceso. Com pneus macios, Hamilton foi o primeiro a fazer volta rápida e foi destruidor ao marcar 1min11s238. Lewis se manteve à frente de Rosberg nesta tarde. O aemão veio logo atrás com 1min11s373. Max Verstappen voltou a se colocar em terceiro, sendo seguido por Vettel.

Em sua primeira volta rápida, Massa pulou para oitavo lugar, ficando logo atrás de Valtteri Bottas. No entanto, Fernando Alonso e as Force India de Nico Hülkenberg e Pérez superaram o brasileiro, que caiu para 11º. Quando restavam pouco menos de cinco minutos para o fim do Q2, apenas Jolyon Palmer estava na pista para tentar uma improvável ida à Superpole em São Paulo. O britânico foi seguido por outros pilotos como Esteban Gutiérrez, Romain Grosjean, Daniil Kvyat, Carlos Sainz, Massa e Pérez. Mesmo Bottas, que vinha em sétimo, procurou garantir uma marca melhor para assegurar sua ida ao Q3.

Massa não conseguiu melhorar sua volta. Outra decepção acabou sendo Valtteri Bottas. Assim, a Williams, que pintou tão bem na sexta-feira, não emplacou nenhum dos seus pilotos no Q3. Destaque para a Haas, que conseguiu colocar Grosjean em meio às Force India de Hüllkenberg e Pérez. Outro que brilhou no Q2 foi Fernando Alonso, que também avançou à fase final da classificação. Mesmo sem garantir um lugar entre os dez primeiros, Massa foi muito aplaudido pelos fãs nas arquibancadas em Interlagos.

A batalha final pela pole em Interlagos estava logo ali, entre Hamilton e Rosberg. Como nas duas primeiras fases do treino, Lewis abriu primeiro sua volta e cravou uma volta incrível: 1min10s860. Rosberg bem que tentou, mas não conseguiu se aproximar do rival ao registrar 1min11s022. O tempo praticamente garantiu a pole 60 do britânico. Verstappen marcou a terceira melhor volta, seguido por Vettel e Ricciardo.

No fim da sessão, Rosberg fez uma tentativa derradeira, mas não conseguiu superar o companheiro de equipe, que foi ainda mais rápido e confirmou a pole-position em Interlagos com 1min10s736. Nico ficou com 1min10s838. Com o cronômetro zerado, Räikkönen fez uma volta voadora para assegurar o terceiro lugar, superando Verstappen e Vettel, que vão fechar o top-5.

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

F1 2016, GP do Brasil, Interlagos, grid de largada:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES   1:10.736   12
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES   1:10.838 +0.102 12
3 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI   1:11.404 +0.566 15
4 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER   1:11.485 +0.647 12
5 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI   1:11.495 +0.657 13
6 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER   1:11.540 +0.702 12
7 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI   1:11.937 +1.099 18
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES   1:12.104 +1.266 20
9 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES   1:12.165 +1.327 21
10 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA   1:12.266 +1.530 17
11 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES   1:12.420 +1.684 10
12 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI   1:12.431 +1.695 14
13 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES   1:12.521 +1.785 11
14 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI   1:12.726 +1.241 15
15 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI   1:12.920 +2.184 15
16 30 JOLYON PALMER ING RENAULT   1:13.258 +2.522 11
17 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA   1:13.276 +2.540 10
18 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT   1:13.410 +1.144 6
19 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES   1:13.427 +2.589 8
20 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI   1:13.623 +2.887 8
21 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI   1:13.681 +2.945 8
22 88 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES P +2 1:13.432 +2.696 8
                 
    TEMPO 107% Q1     1:16.516    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.