Hamilton vence fácil GP do Bahrein tenso por acidente com Grosjean. Albon vai ao pódio

O tenso GP do Bahrein desta noite de domingo (29) foi marcado pelo acidente gravíssimo sofrido por Romain Grosjean e pela capotagem de Lance Stroll. Quando a prova entrou no seu ritmo normal, Lewis Hamilton não deu chances aos adversários para garantir sua 11ª vitória no ano. Max Verstappen foi o segundo, enquanto Alexander Albon conquistou seu segundo pódio no ano

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Há tempos que a Fórmula 1 não tinha uma corrida tão tensa. Tudo, claro, em razão do terrível acidente sofrido por Romain Grosjean nas primeiras curvas do GP do Bahrein neste domingo (29). Ao escapar na saída da curva 3 do circuito de Sakhir após contato com a AlphaTauri de Daniil Kvyat, o franco-suíço perdeu o controle da sua Haas e bateu violentamente contra o guard-rail. O carro se partiu em dois e simplesmente explodiu. Com o impacto de 53G, o que restou do bólido ficou afundado nas lâminas de aço. Como uma fênix, Grosjean renasceu das chamas e foi removido consciente para o hospital. Depois de quase uma hora e meia de interrupção, outro momento tenso com a capotagem de Lance Stroll após incidente com Kvyat. Depois do safety-car, a corrida entrou no seu modo normal e foi dominada por Lewis Hamilton, que venceu com folga e praticamente de ponta a ponta nesta noite no Oriente Médio. A prova foi concluída com safety-car por conta da quebra do carro de Sergio Pérez nas voltas finais.

Valtteri Bottas teve um pneu furado na volta do acidente de Stroll e perdeu muito tempo, despencou para o fim do grid e perdeu qualquer chance de conquistar um pódio. O top-3 em Sakhir foi completado por Max Verstappen, da Red Bull, que até tentou se aproximar de Hamilton na segunda metade da corrida, mas fez o possível com o carro que tem, e por Alexander Albon, que conseguiu a terceira colocação depois de ver Sergio Pérez abandonar a disputa quando estava em terceiro lugar ao ter seu motor Mercedes estourado. Desfecho melancólico para uma grande corrida do mexicano.

Lando Norris, da McLaren, finalizou a corrida em quarto lugar, à frente do seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, depois de uma belíssima corrida.

LEWIS HAMILTON; GP DO BAHREIN; BAHREIN; F1; FÓRMULA 1;
Lewis Hamilton foi soberano neste tenso GP do Bahrein de Fórmula 1 (Foto: Mercedes)

Pierre Gasly e Sainz reeditaram a disputa do surpreendente GP da Itália deste ano nas voltas finais em Sakhir. Desta vez, contudo, o espanhol levou a melhor para terminar à frente, seguido pelo piloto da AlphaTauri, sexto. Daniel Ricciardo, com a Renault, chegou a travar disputa interna com seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, e foi o sétimo. Entre os dois carros aurinegros finalizou um apagadíssimo Bottas, que se arrastou para terminar na modesta oitava. Charles Leclerc ainda conseguiu salvar 1 ponto com o décimo lugar no fim da prova.

A Fórmula 1 volta a acelerar no próximo fim de semana, também no Bahrein, para o aguardado GP no anel externo do circuito de Sakhir.

Saiba como foi o GP do Bahrein de Fórmula 1

O GP do Bahrein começou com um acidente brutal nas primeiras curvas. Pouco depois de Lewis Hamilton partir na frente e Max Verstappen tracionar melhor ainda para assumir a segunda posição e Sergio Pérez em terceiro, Romain Grosjean escapou na saída da curva 3, perdeu o controle do carro após tocar na AlphaTauri de Daniil Kvyat e bateu forte no muro. Com o impacto, o bólido simplesmente explodiu em chamas.

Segundos depois do acidente assustador, veio a tensão pela falta de imagens da batida e de informações sobre Grosjean. O franco-suíço, contudo, nasceu de novo e conseguiu sair de um carro completamente destruído. Romain foi amparado mancando pelos membros da equipe médica da FIA antes de ser encaminhado para mais exames.

As imagens depois do acidente foram ainda mais aterrorizantes e mostraram o quanto Grosjean levou sorte, muita sorte ao escapar da batida. O carro rachou no meio e se partiu em dois com o impacto no guard-rail antes de pegar fogo, com a dianteira sendo esmagada pelas lâminas de aço. Romain foi salvo por milagre e também pelo halo e pela célula de segurança no cockpit.

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Romain Grosjean renasceu depois da terrível batida no começo do GP do Bahrein (Foto: Reprodução)

A Haas informou que Grosjean sofreu pequenas queimaduras nas mãos e nos tornozelos, mas que seu estado clínico era ok. Guenther Steiner, chefe da equipe norte-americana, falou pouco depois. “Ele está ok. Obviamente, está abalado e vai passar por todas as avaliações. Quero agradecer às equipes de resgate, que foram muito rápidas. Os fiscais e o pessoal da FIA fizeram um ótimo trabalho”.

ROMAIN GROSJEAN; ACIDENTE; BAHREIN; HAAS; FÓRMULA 1;
Imagem inacreditável do carro de Romain Grosjean partido ao meio e pegando fogo no guard-rail em Sakhir (Foto: Reprodução)


Segundo informação da FIA, Grosjean ficou inacreditáveis 27s em meio às chamas antes de ter sido resgatado. O impacto da batida foi estimado em 53G. Com suspeita de fratura nas costelas, o piloto foi encaminhado a um hospital do Bahrein para maiores exames.

A direção de prova anunciou que a interrupção da corrida levaria pelo menos 45 minutos. Tudo para que fossem feitos os reparos necessários para que a prova pudesse ser reiniciada.

Alan van der Merwe, piloto do safety-car médico da Fórmula 1, se mostrou impressionado pelo que viu. “Em 12 anos, nunca vi tanto fogo em um carro assim. Foram poucos segundos, mas parecia uma eternidade. Levou um pouco para entender o que estava acontecendo. Grosjean conseguiu sair do carro por conta própria. Só conseguimos ficar aliviados quando voltamos e vimos que ele estava bem”.

Em seguida, o sul-africano foi cumprimentado pelo chefe da Haas. “Muito obrigado! Fiquei sinceramente surpreso pela forma como vocês reagiram”.

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Chefe da Haas, Guenther Steiner cumprimenta e agradece a Alan Van der Merwe, piloto do carro médico da Fórmula 1 (Foto: F1/Twitter)

Pouco depois, na esteira de todos os reparos e da substituição do guard-rail completamente destruído para um novo muro de proteção, a direção de prova anunciou que a corrida seria retomada a partir de 12h35 (horário de Brasília).

A direção de prova determinou a ordem do grid para a nova largada com Hamilton na pole, Verstappen em segundo, Pérez em terceiro e Bottas na quarta posição, enquanto Alexander Albon era o quinto, com Daniel Ricciardo na sexta colocação. As equipes aproveitaram a permissão da FIA pelo regulamento com bandeira vermelha e fizeram a troca de pneus. A maioria dos competidores optou pelos pneus médios para iniciar a prova, enquanto Pierre Gasly e Sebastian Vettel optaram por trocar os compostos duros pelos médios.

A largada foi dada em meio a um anticlímax por tudo o que aconteceu uma hora e meia antes. Os cinco primeiros colocados do grid mantiveram suas respectivas posições no recomeço. Só que o safety-car foi acionado pela direção de prova porque, após contato com a AlphaTauri de Kvyat, Lance Stroll capotou o carro. Por sorte, tudo bem com o canadense, mas o piloto foi mais um a abandonar a conturbada prova.

LANCE STROLL; GP DO BAHREIN; F1; FÓRMULA 1;
Lance Stroll capota após incidente com Daniil Kvyat na relargada do GP do Bahrein (Foto: Reprodução)

Em meio a tantos incidentes, Bottas teve um pneu furado e precisou ir aos boxes para fazer um pit-stop não programado, com a Mercedes calçando pneus duros para a sequência da corrida.

E Vettel se mostrou enormemente irritado com a manobra de Charles Leclerc na relargada. Os dois quase bateram na curva 1, e o tetracampeão teve de recuar para evitar o choque. “De novo! Ele não pode simplesmente fazer isso, como se eu não estivesse lá. É a mesma coisa da Áustria, sério. Desta vez… deveria ter batido, talvez tivesse sido a melhor opção”, disparou.

A nova relargada, desta vez sem sustos, aconteceu na volta 9. Hamilton manteve a dianteira sem dificuldades, com Verstappen em segundo e Pérez vindo em terceiro, sendo seguido por Albon e Norris. Pouco depois, Leclerc, em sétimo lugar, não conseguiu sustentar a colocação e foi ultrapassado pela McLaren de Carlos Sainz, com pneus macios, e pela Renault de Daniel Ricciardo. Na volta 13, o monegasco caiu para décimo após ter sido superado pela AlphaTauri de Kvyat.

O russo foi considerado culpado por causado a batida em Stroll e recebeu uma punição de 10s. Quem também tinha problemas era Vettel, que reclamava de uma Ferrari “inguiável”. O alemão estava em 18º e último lugar com 15 voltas disputadas.

SERGIO PÉREZ; RACING POINT; F1; FÓRMULA 1; GP DO BAHREIN;
Sergio Pérez em outra grande atuação na temporada neste GP do Bahrein (Foto: Racing Point)

Àquela altura, as equipes começaram a chamar os pilotos para seus primeiros pit-stops. Com 20 voltas, Hamilton entrou nos boxes para fazer a troca para um novo jogo de pneus médios, assim como Albon. Verstappen assumiu a liderança, com Pérez em segundo. Mas o heptacampeão logo voltou à dianteira na volta seguinte. Max e ‘Checo’ tinham uma estratégia diferente e colocaram pneus duros para o próximo stint da prova, talvez tentando não parar mais.

Quem fazia enorme atuação era Sainz, que subiu para a sexta colocação da prova depois de fazer outra grande ultrapassagem, daquela vez, na volta 28, em cima da Renault de Esteban Ocon. O espanhol já tinha conquistado nove colocações ao longo da corrida. Pérez também sustentava uma bela performance e seguia em terceiro, de pneus duros, à frente da Red Bull de Albon, que estava com os compostos médios.

De olho na briga pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores contra Racing Point e McLaren, a Renault lançou mão de uma ordem de equipe para tentar algo a mais na corrida. Por isso, pediu a Ocon que deixasse Ricciardo passar e assumir a sétima posição depois de um pedido do próprio australiano.

Valtteri Bottas lutava somente por pontos depois do furo de pneu em Sakhir. (Foto: AFP)

Lá na frente, Hamilton liderava com boa folga e em momento algum era incomodado por Verstappen, seguindo para mais uma vitória na Fórmula 1. Já a outra Mercedes, de Bottas, entrava na zona de pontuação depois de passar Leclerc na volta 33.

Na volta 35, a Red Bull chamou seus pilotos para mais uma rodada de pit-stops. Verstappen e Albon calçaram outro novo jogo de pneus duros para ir até o fim da disputa. Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton ser chamado pela Mercedes para sua parada. Pneus duros também para o heptacampeão. Pérez foi para a troca na volta 37, em ótimo trabalho da Racing Point. O mexicano voltou à frente de Albon, mas atrás das McLaren de Norris e Sainz, mas os dois pilotos também teriam de fazer mais uma parada.

Depois de mais um pit-stop, Ocon e Ricciardo voltaram a disputar posição, a décima da corrida, com o francês lutando para seguir à frente do seu companheiro de equipe. Pérez seguia ganhando terreno depois de passar Sainz e tomar a quarta posição, enquanto Hamilton seguia na dianteira mesmo queixando-se de vibrações na sua Mercedes.

Sainz lamentou, de novo, por um problema alheio ao seu controle no fim de semana. O espanhol foi ‘derrubado’ de novo pela McLaren em um pit-stop na prova e voltou à pista em sétimo lugar, bem atrás de Norris. Mesmo assim, Carlos fez nova ultrapassagem em cima de Leclerc, que se arrastava antes de outra troca de pneus.

Com o pódio praticamente assegurado, Verstappen e a Red Bull optaram por colocar pneus médios nas últimas voltas da corrida para tentar garantir a volta mais rápida da noite e, consequentemente, o ponto extra.

Tudo estava pronto para mais uma festa da Racing Point na temporada com outro pódio de Pérez, mas o motor Mercedes do carro do mexicano ‘abriu o bico’ e fez um pódio ir pelos ares. Albon herdou o terceiro lugar em resultado que representa um alento e também enorme sorte ao longo da disputa.

Ao fim de 57 voltas, em regime de safety-car e com bandeira amarela, Hamilton cruzou a linha de chegada na frente e fechou uma tensa noite de domingo por tudo o que representou o terrível acidente sofrido por Grosjean.

Fórmula 1 2020, GP do Bahrein, Sakhir, Resultado Final:

1L HAMILTONMercedes57 voltas 
2M VERSTAPPENRed Bull Honda+1.254 
3A ALBONRed Bull Honda+8.005 
4L NORRISMcLaren Renault+11.337 
5C SAINZ JRMcLaren Renault+11.787 
6P GASLYAlphaTauri Honda+11.942 
7D RICCIARDORenault+19.368 
8V BOTTASMercedes+19.680 
9E OCONRenault+22.803 
10C LECLERCFerrari+1 volta 
11D KVYATAlphaTauri Honda+1 volta 
12G RUSSELLWilliams Mercedes+1 volta 
13S VETTELFerrari+1 volta 
14N LATIFIWilliams Mercedes+1 volta 
15K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari+1 volta 
16A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari+1 volta 
17K MAGNUSSENHaas Ferrari+1 volta 
18S PÉREZRacing Point Mercedes+4 voltas
19L STROLLRacing Point Mercedes+55 voltasNC
20R GROSJEANHaas Ferrari+57 voltasNC
      
VMRM VERSTAPPENRed Bull Honda1:32.014volta 48
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