Hankook entra na briga com Pirelli para virar fornecedora de pneus da F1 a partir de 2020

A Hankook manifestou interesse em fornecer pneus para a F1 e já recebeu aval da FIA para participar do processo seletivo. A marca sul-coreana entre na briga com a Pirelli para saber quem forma parceria com a categoria entre 2020 e 2023

A briga para fornecer os pneus da F1 a partir da temporada 2020 não será corrida de um único cavalo. Após semanas de expectativa de que a Pirelli seria a única candidata, a Hankook confirmou a intenção de brigar pelo acordo com a principal categoria do automobilismo.
 
Para de fato entrar no processo seletivo, uma fábrica de pneus precisa comprovar que é capaz de atender aos padrões técnicos e de segurança. O site ‘RaceFans’ afirma que a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] já deu o aval, colocando a Hankook de fato na briga com a Pirelli.
A Hankook, hoje na F3 Europeia e no DTM, busca a F1 (Foto: FIA F3)

Quem fechar com a F1 vai precisar cumprir um acordo de quatro anos, entre 2020 e 2023. Caso a Hankook leve a melhor, automaticamente terá um desafio: a marca sul-coreana vai precisar desenvolver do zero pneus do padrão atual para 2020, isso ao mesmo tempo em que trabalha nos pneus de 2021, com outras características – no ano em questão, os pneumáticos passam a ser de 18 polegadas. A situação favorece a Pirelli, que poderia usar os pneus atuais até 2020, sem precisar tocar dois projetos paralelos.

 
A Hankook pode não ser tão tradicional quanto a Pirelli, mas se faz presente em categorias importantes do automobilismo. A marca asiática é fornecedora do DTM e da F3 Europeia.
 
A briga entre duas marcas chegou a ter a possibilidade de envolver três. A Michelin chegou a manifestar interesse, mas voltou atrás ao não concordar com as características dos pneus exigidas por FIA e F1.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.