Red Bull cogita troca de câmbio do carro de Verstappen após acidente na Arábia Saudita

Batida de Max Verstappen em última volta rápida pode ter danificado caixa de câmbio. Helmut Marko, consultor esportivo da Red Bull, admitiu que equipe pode trocar a peça e sofrer punição no grid

F1 NA ARÁBIA, CLASSIFICAÇÃO: HAMILTON POLE, VERSTAPPEN BATE | Briefing

Max Verstappen ficou a poucos momentos de assegurar mais uma pole-position em sua carreira neste sábado (04), para a penúltima etapa da Fórmula 1 em 2021, sendo disputada na Arábia Saudita. No entanto, o piloto bateu na última curva do circuito de Jedá, em volta que vinha sendo suficiente para tomar a primeira posição de Lewis Hamilton, que por sua vez conseguiu manter o posto e larga na frente. Após a sessão, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, considerou a possibilidade de ter que trocar novamente a caixa de câmbio do carro do holandês para a corrida de domingo.

“Temos que desmontar e olhar”, lamentou Marko. “Vimos isso com [Charles] Leclerc em Monte Carlo. Ele teve um impacto parecido. Eles decidiram não mudar, e então ‘bang’ — na volta de aquecimento, as consequências se tonaram claras”, disse Marko, lembrando da etapa de Mônaco, quando o monegasco da Ferrari conquistou a pole e bateu logo em seguida. O dano resultante da batida impediu a largada do carro #16 no dia seguinte, na corrida.

Vale lembrar que a Red Bull efetuou a última troca da caixa de câmbio prevista em regulamento justamente para a etapa da Arábia Saudita. Após o acidente entre Hamilton e Verstappen no GP da Itália, ambos fizeram a troca e utilizaram a mesma peça por seis corridas seguidas: Rússia, Turquia, EUA, México, Brasil e Catar, respeitando o número mínimo de usos antes de uma nova alteração.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; GP DA ARÁBIA SAUDITA; F1; JEDÁ; RED BULL;
Momento em que Max Verstappen erra e bate em última volta da classificação na Arábia Saudita (Foto: F1/Reprodução)

Assim, antes da classificação começar em Jedá, os dois concorrentes ao título trocaram suas peças pelo que seria a última vez. Em caso de nova mudança, está prevista uma punição de cinco posições no grid de largada, o que faria Max largar do oitavo lugar.

“Nós somos tão rápidos que não correremos riscos”, ressaltou o dirigente. “Se a caixa de câmbio possui danos ou algum problema, então a trocaremos. É difícil de ultrapassar aqui, mas ainda assim [vamos mudar]”, avaliou o austríaco.

Apesar da frustração na garagem da Red Bull com o erro de Verstappen, que custou a possibilidade de uma pole-position em um momento decisivo da temporada, Marko preferiu não reclamar. O consultor da Red Bull disse que não pode criticar a maneira agressiva de pilotagem do holandês, tão ressaltada pelo dirigente.

MAX VERSTAPPEN; GP DA ARÁBIA SAUDITA; F1; JEDÁ; RED BULL;
Verstappen saiu desolado do carro após erro que custou a pole-position no GP da Arábia Saudita, penúltima etapa de 2021 (Foto: F1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Ele estava 0s4 à frente naquele momento, o que é uma eternidade aqui”, destacou. “Vimos que quando ele freou, a roda dianteira esquerda travou. Como resultado, ele não tinha mais aderência e escorregou. Foi o que aconteceu”, admitiu Marko, antes de completar destacando a agressividade da pilotagem do prodígio.

“Você poderia dizer: ‘Max, você já está tão à frente, pode diminuir’, mas esse não é o Max, e esses não somos nós”, disse. “Quando alguém está em uma volta como aquela… Foram nuances. Foi uma questão de centésimos de segundo com a freada, e foi isso que resultou em um efeito tão estúpido”, encerrou.

O GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 tem largada prevista para 14h (de Brasília, GMT-3) deste domingo e terá transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Max Verstappen bateu no momento decisivo da classificação e ficou sem a pole na Arábia Saudita (Vídeo: Band)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.