Honda se aproxima e volta a aparecer em carros de Red Bull e AlphaTauri no Japão

Em meio a reaproximação e novas conversas, Honda volta a estampar nome na traseira de quatro carros da Fórmula 1 no restante de 2022

A reaproximação entre Red Bull e Honda na Fórmula 1 é cada vez mais flagrante. Após as conversas dos últimos dias visando a possibilidade da fábrica japonesa retornar de vez ao Mundial, as partes anunciaram que o logo da Honda vai voltar à asa traseira dos carros da Red Bull e da AlphaTauri, como era no ano passado, a partir do GP do Japão e até o fim da temporada 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mesmo depois da Honda deixar a Fórmula 1, ao menos enquanto fabricante oficial de motores, no fim da temporada 2021, a marca seguiu como parceira técnica da Red Bull. Oficialmente, fora do jogo, mas dando suporte à divisão de motores inaugurada pela marca dos energéticos, a Red Bull Powertrains. Em agosto passado, Red Bull e Honda assinaram um acordo para manter a parceria técnica até o fim de 2025, quando os atuais motores deixam de ter validade.

Acontece que a divisão de esportes da Honda voltou a se interessar na F1 depois do anúncio das diretrizes mais sustentáveis dos motores para 2026. Assim, na última terça-feira, as companhias se reuniram para conversar sobre as possibilidades e tentarem convencer o conselho-diretor da marca japonesa. O retorno do logo aos carros é mais um avanço no namoro.

AlphaTauri também volta a estampar logo da Honda (Foto: Red Bull Pool Contente/GettyImages)

“A Honda investiu significativamente na tecnologia híbrida durante o curso de nossa parceria, o que garantiu a entrega de uma unidade de força competitiva para as duas equipes. Somos muito gratos por isso”, afirmou o chefe da Red Bull, Christian Horner.

“Nossa meta combinada é continuar a entregar motores dominantes e atingir o maior sucesso possível nos próximos três anos. Para sublinhar isso, estamos ansiosos para receber o logo da Honda de volta à parte de trás de nossos carros de Suzuka em diante”, falou.

“Red Bull e Honda atingiram muito sucesso juntas na F1”, lembrou Helmut Marko, consultor da marca dos energéticos. “Com estes novos acordos, estamos orgulhosos por continuar juntando forças com o suporte técnico da Honda até que a nova geração de motores passe a valer, em 2026. Estamos confiantes de que essa relação com a Honda vai nos posicionar para mais sucesso ao longo dos próximos três temporadas. Agradecemos a eles pelo apoio em curso”, declarou.

A fábrica japonesa também se manifestou. “Através do apoio técnico, a Honda vai dar total apoio aos desafios destas máquinas: serem as mais rápidas do mundo. Estamos ansiosos que isso passará a valor no GP do Japão, onde a Honda é patrocinadora que tem o direito aos naming rights do evento”, finalizou Koji Watanabe, presidente da Honda.

A partir de 2026, a Fórmula 1 retirará o sistema de MGU-H e aumentará a potência elétrica do carro em 50% com o MGU-K, além da mudança para combustíveis 100% sustentáveis. A Honda tem interesse em trabalhar no lado de unidade de potência.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1 neste fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.