Honda define design do motor para estreia e aguarda decisão sobre atualizações ao longo do ano

Yasuhisa Arai, diretor de automobilismo da Honda, afirmou que o design do V6 turbo que será homologado já está definido apesar dos problemas de confiabilidade. O que a montadora não sabe é quanto poderá mudá-lo ao longo do ano

A uma semana de homologar perante à FIA o motor com o qual começará a temporada 2015 do Mundial de F1, a Honda já tem definido o design de sua unidade de força. Foi o que disse o chefe da divisão de automobilismo da montadora, Yasuhisa Arai.
 
O V6 turbo japonês ainda apresenta problemas com frequência nos testes de pré-temporada. Do que estava planejado para ser trabalhado até aqui, nem 50% foi executado.
 
Entretanto, tanto a McLaren quanto a Honda asseguram que estão satisfeitas com os conceitos que aplicaram no desenvolvimento do carro deste ano. E já que o caminho é o correto, tudo é uma questão de se aparar as arestas.
 
“Não estou preocupado quanto ao design. Já estamos prontos para ir a Melbourne”, afirmou Arai-san em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO em Barcelona.
 
O dirigente também declarou que tem todos os motivos para crer que o propulsor estará pronto para o GP da Austrália, marcado para 15 de março. "Não vejo razão para que a gente não consiga estar pronto para Melbourne. Estou confiante de que podemos reparar tudo. Eu acho que todos estamos”, destacou, acrescentando que "todos estão um pouco atrás do planejado".
Vida da Honda está sendo complicada em Barcelona (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
O que ainda não se sabe, entretanto, é quanto que a Honda poderá mexer no motor durante a temporada. O acordo feito para que a fabricante possa atualizar o propulsor durante o campeonato estabelece que a quantidade de ‘tokens’ será definida a partir de uma média das mudanças feitas pelas adversárias até o GP da Austrália.
 
Ou seja, só na segunda metade de março será possível definir o planejamento. “Por favor, perguntem às outras montadoras e nos ajude!”, brincou Arai.
 
“Temos o nosso plano, que está em dia. Preparamos muitas coisas para aplicarmos, mas ainda não sabemos quantas delas poderemos usar. Queremos saber isso”, falou.
 
Em Barcelona, a falha que mais incomoda a McLaren é no MGU-K. A equipe parou na quinta-feira e no sábado devido ao sistema.
PINTURA POR CARIDADE

A nova regra da FIA a respeito das trocas de capacetes ao longo do ano não intimida Sebastian Vettel.Piloto que ‘lançou a moda’ ao trocar frequentemente de capacete ao longo da carreira, Vettel vem usando um casco branco com a bandeira da Alemanha em destaque na pré-temporada com a Ferrari.

Mas dependendo de qual for a punição a ser paga pelo desrespeito a regra, o tetracampeão não deve abandonar definitivamente o hábito.

É VOCÊ, KIMI?

Kimi Räikkönen está sorridente e falante em 2015. É o que diz Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari, a respeito da postura do finlandês nos bastidores da equipe durante a pré-temporada. Mas o italiano aponta mais motivos para relatar porque tem certeza que verá o campeão de 2007 provando seu valor no campeonato deste ano. De acordo com Arrivabene, que fez sua primeira aparição como chefe da Ferrari em um circuito nesta semana em Barcelona, o principal fator é o carro. Kimi está bem mais confortável.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.