Honda encontra dano em motor de Verstappen e faz troca antes do GP da Hungria

Depois de inspeção feita no sábado, a Honda encontrou uma rachadura na unidade motriz que empurra o carro da Red Bull de Max Verstappen. A fornecedora japonesa, então, fez a troca, e o holandês vai acelerar com o terceiro motor na temporada. Não há punição no grid na Hungria

Hamilton dribla Verstappen e é pole: os melhores momentos da classificação do GP da Hungria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Max Verstappen sofreu novo revés antes mesmo da largada do GP da Hungria, prova que acontece logo mais, a partir de 10h (de Brasília, GMT-3) deste domingo (1). Durante inspeção técnica no último sábado, horas depois da classificação em Hungaroring, a Honda encontrou uma rachadura na unidade motriz que empurra o carro #33 da Red Bull e, por precaução, decidiu fazer a troca, o que significa que Verstappen vai acelerar com seu terceiro motor na temporada, no limite determinado pelo regulamento da F1. Trata-se ainda de uma consequência da forte batida na primeira volta do GP da Inglaterra, há duas semanas.

E ainda que Verstappen não sofra nenhuma punição no grid por conta da troca neste fim de semana, certamente o holandês vai usar pelo menos uma nova unidade motriz ao longo da temporada, que tem a previsão de ter ao menos mais 12 GPs. Desta forma, Verstappen pode contar com uma sanção no segundo semestre da Fórmula 1.

Segundo a Honda, Verstappen vai usar neste domingo uma nova unidade motriz com a mesma especificação desenvolvida pela marca de Sakura.

LEIA TAMBÉM
+ANÁLISE: Mercedes pega Red Bull no contrapé e cria vantagem importante no GP da Hungria

MAX VERSTAPPEN; GP DA HUNGRIA; COLETIVA; ENTREVISTA; QUINTA-FEIRA;
Max Verstappen sofreu outro revés neste fim de semana na Hungria (Foto: Florion Goga/Red Bull Content Pool/Getty Images)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+Como ficou o grid de largada do GP da Hungria de Fórmula 1

“Durante as inspeções pós-classificação, notamos algo na unidade de potência de Max que pode ser desenvolvida ao longo do fim de semana, provavelmente uma consequência do acidente em Silverstone. Portanto, fizemos a troca para uma nova unidade com a mesma especificação. Segundo o regulamento, Max está autorizado a largar da sua terceira posição no grid sem a incorrência de nenhuma punição”, disse a Honda em comunicado.

A montadora realizou inspeções prévias antes de seguir para Hungaroring, e o desempenho de Max nos treinos de sexta-feira indicaram que não havia problemas e que a unidade motriz estava inteira depois do acidente em Silverstone.

Mas uma nova inspeção física, feita pela Honda na noite de sábado, detectou a rachadura na unidade motriz do carro de Verstappen, de modo que a troca foi inevitável.

Em entrevista ao site britânico The Race, Toyoharu Tanabe, diretor-técnico da Honda, se mostrou surpreso pelo problema encontrado no motor.

“Não podíamos ter 100% de certeza [do dano] porque não pudemos desmontar e verificar todas as peças por causa da vedação. Fizemos o máximo de inspeção que podíamos, mas sempre há chance de deixar escapar alguma coisa. Não esperava que isso acontecesse tão cedo, infelizmente”, lamentou o engenheiro japonês.

Com novo motor, Verstappen vai largar em terceiro no GP da Hungria de logo mais, atrás do pole Lewis Hamilton e de Valtteri Bottas, segundo no grid da corrida magiar. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

TEM MAIS GUERRA NA F1! HAMILTON SEGURA VERSTAPPEN E É POLE DO GP DA HUNGRIA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.