Honda planeja para parte final de 2013 primeiros testes com novo motor V6 turbo

A Honda confirmou que pretende realizar os primeiros com o novo motor V6 ainda neste ano. A fabricante japonesa vai voltar à F1 em 2015 em uma parceria com a McLaren

A Honda afirmou que planeja para o fim deste ano os primeiros testes com o novo motor V6 turbo de 1,6 l. A fabricante japonesa vai voltar à F1 em 2015 por meio da reedição da parceria com a McLaren e já dentro da nova regulamentação técnica de motores do Mundial. Nesta quinta-feira (11), a montadora também revelou que vai montar uma sede europeia para as operações de F1 na cidade de Milton Keynes, na Inglaterra.

Yasuhisa Arai, diretor de competições da marca nipônica, confirmou ainda que, enquanto os testes ficarão reduzidos aos elementos da combustão interna, o motor, já com os sistemas de recuperação de energia, não será avaliado até o próximo ano. "Esperamos testar no outono (europeu)", disse o dirigente em entrevista à revista inglesa 'Autosport'.

McLaren Honda (Foto: Divulgação)

"É claro que, além da unidade do motor, nós vamos ter também outros componentes, como os sistemas de recuperação de energia e a bateria, que, provavelmente, vai demorar um ano ou mais para testarmos", completou.

Arai acrescentou que a Honda ainda está nos estágios iniciais de pesquisa e desenvolvimento do novo motor. "Ainda é uma fase inicial. Nós anunciamos o retorno à F1 em maio e agora estamos trabalhando apenas no design. Estamos decidindo ainda alguns detalhes", disse.

"Isso vai ainda envolver muitos elementos técnicos, não é apenas um motor. Para ser ter uma unidade boa, temos de ter certeza de que todas as partes funcionam bem em conjunto", acrescentou o engenheiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.