Honda reforça parceria com Aston Martin, mas abre portas na F1: “Não descartamos nada”
A Honda vai unir forças com a Aston Martin a partir da temporada 2026 da Fórmula 1, mas admite que pode fornecer motores para outras equipes do grid em algum momento no futuro
A Honda vai aparecer no grid da Fórmula 1 na próxima temporada em nova casa, iniciando a parceria com a Aston Martin a partir de 2026. A união será exclusiva, mas a montadora japonesa admite a possibilidade de fornecer unidades de potência para outras equipes no futuro, mas descarta a ideia neste momento.
A fabricante japonesa tem acordo amarrado com a Aston Martin para uma parceria direta a partir do ano que vem, deixando o escopo da Red Bull, quando a Fórmula 1 entra numa nova era de carros e motores. Será a primeira vez desde 2014 que a F1 terá novos motores. Mas a data esperada veio com uma admissão: o atraso para começar.
Em entrevista ao site Motorsport-Total, Koji Watanabe, presidente do setor esportivo da Honda comentou a nova parceria no grid da Fórmula 1 e também o futuro da marca japonesa com outras equipes.
“Somos uma marca de corrida. Se aparecer a oportunidade de fornecer unidades de potência para várias equipes, gostaríamos de seguir com o plano. Não estamos descartando nada”, afirmou o dirigente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Nosso foco principal, neste momento, é construir uma forte cooperação com nossa principal parceira, a Aston Martin. Neste momento, não temos planos de fornecer nossos motores para outras equipes”, acrescentou.
Apesar da demora, a Honda já até estabeleceu uma nova filial na Inglaterra, semelhante àquela que há tempos existe nos Estados Unidos, para lidar com a parceria junto à Aston Martin. Antes, chegou a abrir que tinha algumas dificuldades na concepção do projeto.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Verstappen busca penta da F1 em tempos de desconfiança na Red Bull
+ GUIA 2025: FIA se enrola com asas flexíveis e cria caso em ano de poucas mudanças na F1
+ GUIA 2025: F1 abraça futuro e aposta alto em Bortoleto, Antonelli, Bearman e Lawson
+ GUIA 2025: Fórmula 1 inicia com muito barulho e pouca ação em embate FIA × pilotos

