Horner admite interesse do Grupo Volkswagen na F1, mas nega que já exista acordo com Red Bull: “Pura especulação”

Christian Horner, o chefe da Red Bull, falou que de fato houve uma conversa da Red Bull com a Audi e o Grupo Volkswagen, mas que a montadora só seria capaz de produzir um motor competitivo em "dois ou três anos"

Christian Horner admitiu que o Grupo Volskwagen indicou ter interesse em ingressar no Mundial de F1, mas descartou que já exista um acordo entre a montadora e a Red Bull.

A entrada da Volkswagen na F1, possivelmente com a Audi, é um assunto recorrente no noticiário da categoria. Contudo, ganhou muita força nos últimos anos depois que o ex-chefe de equipe e hoje comentarista da BBC Eddie Jordan, e o jornal alemão 'Bild', foram contundentes ao falar que uma parceria estava fechada para começar na temporada 2018. A marca utilizada na F1 seria a Audi.

Red Bull e Audi juntas na F1? Isso de fato está sendo ao menos estudado nos bastidores (Foto: Getty Images)

Horner adotou o não menos recorrente discurso evasivo que se vê com frequência na F1 quando determinados assuntos não podem ser comentados publicamente.

"Eu acho que é ótimo que a Volkswagen esteja mostrando interesse na F1. Mas tudo é pura especulação no momento. Mesmo que eles decidam se comprometer com a F1, você está falando de um mínimo de dois ou três anos antes de poder produzir um motor competitivo", afirmou.

Para ele, no entanto, seria importantíssimo que uma montadora do peso da Volkswagen alinhasse no grid e podendo desenvolver uma unidade de potência forte. "É importante ter fabricantes de motor competitivas. Estamos rapidamente nos encaminhando para duas unidades dominantes, e isso não é saudável para a F1. Na era dos V8, você tinha três ou quatro motores capazes de vencer, mas agora você só tem dois motores que conseguem vencer por mérito próprio", criticou.
Horner ainda disse que a Red Bull e a Renault estão se aproximando de um acordo, no entanto, admitiu que "as implicações que isso terá para o futuro estão longe de estar claras". Também disse que a Red Bull e a Ferrari têm um "diálogo saudável" e que os rubrotaurinos estão "esperando um feedback" a respeito de um possível acordo para compra de motores.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.