Horner coloca chances da Red Bull na falta de confiabilidade da Mercedes: “Ainda estamos no campeonato”

174 pontos atrás no Mundial de Construtores e com Daniel Ricciardo a 60 pontos de Lewis Hamilton no Mundial de Pilotos, Christian Horner acredita que a Red Bull ainda pode buscar a Mercedes em 2014

A Red Bull não joga a toalha e segue crente nas chances de lutar pelo título da temporada 2014 do Mundial de F1. Apesar da considerável vantagem da Mercedes, Christian Horner acredita que a falta de confiabilidade do carro prateado é que mantém os tetracampeões vivos na disputa.

No último fim de semana, em Cingapura, a Red Bull fez mais pontos que a Mercedes pela quarta vez no campeonato. Em todas essas oportunidades, Lewis Hamilton ou Nico Rosberg enfrentaram problemas.

Contudo, a diferença é grande: Hamilton tem 60 pontos a mais que Daniel Ricciardo no Mundial de Pilotos, e a Mercedes, 174 a mais na disputa de Construtores.

Mercedes abriu muito para a Red Bull no final da corrida em Cingapura, mas Christian Horner acredita que vantagem não era tão grande assim (Foto: Getty Images)

“Devido à surpreendente confiabilidade deles, ainda estamos no campeonato”, disse Horner, que ainda falou que esse tipo de problema está relativamente equilibrado ao longo do ano e que a RBR vai receber uma punição por usar um sexto motor com Sebastian Vettel até o fim do ano — “e a Mercedes provavelmente não vai”.

“Eu acho que a tecnologia é tão avançada que vão acontecer problemas”, falou.

De qualquer maneira, Horner vê a vantagem do F1 W05 Hybrid na pista diminuindo. “A diferença para a Mercedes mudou muito depois do pace-car por causa de como as estratégias foram planejadas”, minimizou.

“No primeiro stint, Sebastian conseguia andar relativamente bem contra Lewis, e eu acho que ele abriu 7s na primeira parada. Não era como se eles estivéssemos abrindo 1s por volta, então certamente estávamos perto deles. Eles tinham uma vantagem, mas certamente a disputa estava bem mais próxima do que nas corridas anteriores”, comentou.

Apesar disso, Horner admite que o hiato pode crescer novamente em circuitos onde a potência do motor faz diferença. “Em circuitos como Cingapura, podemos nos aproximar, mas a realidade é que a potência menor que temos é um grande fator. Enquanto diminuímos a distância no último fim de semana, em algumas pistas que vêm aí, como Abu Dhabi e Sochi, vai crescer de novo. A chave para nós é o trabalho que vamos fazer durante o inverno e esperançosamente vamos começar bem melhor no ano que vem”, acrescentou.

A Red Bull é a única equipe que conseguiu bater a Mercedes em 2014 — Ricciardo venceu os GPs do Canadá, da Hungria e da Bélgica.

#GALERIA(5078,81758)

Ricciardo está mais perto do que parece, mas Red Bull só bate Mercedes quando rival tem problemas

Daniel Ricciardo foi o único piloto que derrotou a Mercedes em 2014 — e em três oportunidades. Mais grata surpresa da temporada, o australiano venceu até mesmo onde menos se esperava: no veloz circuito de Spa-Francorchamps, pista na qual a Red Bull chegou falando em minimizar o estrago. E, a cinco provas do fim do campeonato, o garoto-sorriso está mais vivo na disputa pelo título do que muita gente pensa.



60 pontos são mais do que duas corridas, mas há neste campeonato um elemento extra: a pontuação dobrada do GP de Abu Dhabi. Logo, 150 pontos ainda estão em disputa neste ano.

Leia a reportagem completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.