Horner diz que Vergne merece lugar na F1, mas ressalta que é “muito cedo” para vaga na Red Bull

Chefe da Red Bull, Christian Horner voltou a destacar a preferência por Daniel Ricciardo e Kimi Räikkönen para vaga de Mark Webber. A decisão, segundo ele, deve sair só depois das férias de verão

AO VIVO: os bastidores do GP da Hungria em Hungaroring
As imagens desta sexta-feira da F1 em Hungaroring
A cobertura 'in loco' do GP da Hungria no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Se a decisão de quem vai assumir a vaga de Mark Webber na Red Bull em 2014 está cada vez mais próxima, a chance do escolhido ser Jean-Eric Vergne é cada vez menor. Falando à emissora britânica Sky Sports, Christian Horner, chefe do time dos energéticos, ponderou que é muito cedo para promover o titular da Toro Rosso.
 
“É provavelmente muito cedo”, disse Horner no circuito de Hungaroring. “Eu acho que, neste estágio, é provavelmente muito cedo para ele, e é por isso que escolhemos olhar para Daniel nos testes em Silverstone”, justificou. 
Horner avaliou que é cedo para promover Vergne para a Red Bull (Foto: Red Bull/Getty Images)
“Eu acho que ele [Vergne] merece um lugar na F1. Caso ele não consiga a vaga na Red Bull, então faz sentido que ele continue na Toro Rosso”, avaliou. 
 
A primeira temporada completa dos pilotos da escuderia italiana foi em 2012, quando assumiram os postos de Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari. Entretanto, Ricciardo já havia disputado as últimas 11 corridas da temporada 2011 pela Hispania. “Ele é seis meses mais novo que Daniel em termos de F1, por isso ele ainda está aprendendo e se desenvolvendo”, considerou. 
 
No teste na Inglaterra, Ricciardo guiou o RB9 por apenas sete voltas antes de rodar, mas foi o suficiente para impressionar o chefe da equipe. “Daniel se saiu muito bem”, defendeu. “Tivemos a chance de compará-lo com Sebastian, que dirigiu o carro no dia seguinte, e ele saiu-se muito bem”, elogiou. 
 
Depois de afirmar durante os testes de novatos que a disputa pela vaga de Webber está entre Räikkönen e Ricciardo, Horner voltou a comparar os dois pilotos. “As habilidades de Kimi falam por si. Ele tem um histórico comprovado, então eu acredito que não se pode questionar as credenciais de Kimi”, falou. “Obviamente, Daniel está no início de carreira, é claro que ele tem velocidade e o resto você não sabe até o colocarmos nessa situação”, ponderou o dirigente.
 
Por fim, Horner contradisse as declarações do dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, afirmando que a decisão deve sair somente após as férias de verão. “Nós vamos usar, provavelmente, as férias de verão para refletir e, em seguida, vai ser em Spa ou Monza, mas não vai ser mais tarde do que isso, eu acho”, concluiu. 

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Hungria, direto do circuito de Hungaroring neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.