Horner garante que novo modelo da Red Bull para temporada 2015 da F1 ainda é "um projeto de Newey"

Chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner afirmou que, mesmo afastado, Adrian Newey teve grande participação na criação do novo carro da esquadra austríaca para a temporada 2015 da F1

Mesmo tendo se afastado de um papel mais decisivo com relação ao time da F1 da Red Bull, Adrian Newey foi responsável por grande parte do projeto do carro 2015 da equipe austríaca. A frustração do brilhante projetista com relação aos novos regulamentos o fez diminuir o tempo dedicado ao Mundial. E, agora, o britânico concentra esforços em outros trabalhos com a esquadra de Dietrich Mateschitz.

Porém, apesar da mudança, Christian Horner, chefe dos energéticos, afirmou que Newey teve uma influência significativa no RB11, que deve estrear nos primeiros dias de treinos coletivos, em Jerez de la Frontera, na próxima semana. "Adrian teve um pouco menos contato, mas ele foi o arquiteto do projeto", disse Horner durante um evento do time tetracampeão, em sua sede, na cidade inglesa de Milton Keynes.

"Ele estará nos testes em Jerez. Agora, Adrian divide o seu tempo meio a meio com outras coisas, então é bastante significativo ele estar lá", completou. "E, certamente, ele também se manteve atento ao desenvolvimento dos motores", acrescentou.

RB11 ainda é uma criação de Adrian Newey, garante Christian Horner (Foto: Getty Images)

Em 2014, a Red Bull enfrentou diversos problemas com a pouca confiabilidade das unidades de força da Renault e também com falta de desempenho, especialmente na comparação com a Mercedes, que dominou a temporada. Mesmo longe da disputa por vitórias e pelo título, os energéticos conquistaram três triunfos, todos pelas mãos de Daniel Ricciardo.

Diante da revisão total dos motores e da possibilidade de a fabricante francesa evoluir ao longo do ano, o dirigente entende que a situação agora será bem diferente. "Você pode atualizar as diferentes unidades de força ao longo do ano e, sem dúvida, a Renault já pretende ter uma abordagem mais agressiva neste ano", explicou.

"Por isso, precisamos decidir quando usar essa vantagem nos quatro motores que teremos à disposição. A Mercedes ainda é referência. Eles iniciam como os campeões e, obviamente, são os favoritos, porque também terminaram com uma vantagem significativa no ano passado."

"Eu só espero agora que possamos também ter uma melhora grande e usar dessa vantagem, mas a questão também é: 'O que a Mercedes fez durante o inverno? E o que as demais equipes fizeram? '", continuou. "Nós sabemos onde estamos, mas até Melbourne ou as primeiras três ou quatro corridas não saberemos nada ainda", encerrou.

GÊNIO
Não, ele não é e nem quer ser visto como o “gênio” Bernie Ecclestone da F-E. Mas não deixa de ser impressionante que, a partir do momento em que o campeonato dos carros elétricos foi pensado, há dois anos, Alejandro Agag tenha sido tão bem sucedido a ponto de ver o público mais empolgado com suas corridas de que as da principal categoria do mundo. E o espanhol tem suas diferenças ideológicas. Mais adaptado aos tempos modernos, vê na internet a grande base de seus fãs.
 
A F-E é uma realidade. Ainda que os fãs tenham de se acostumar melhor com o barulho dos carros, as corridas empolgam – as de Punta del Este e Buenos Aires foram de se aplaudir. E ainda sem estar na metade da temporada, Agag já pensa na próxima. Quer pelo menos outras três montadoras no meio – e a Red Bull anda pousando por perto. Também estuda correr à noite. E não vai sossegar enquanto não trouxer seu grupo para o Brasil.
 
A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Dias antes de apresentar ao mundo o MP4/30, carro com que vai disputar a temporada 2015 da F1, a McLaren divulgou nesta terça-feira (27) a primeira imagem de Fernando Alonso com o uniforme branco de Woking. O asturiano volta ao time neste ano, depois de encerrar uma passagem de cinco anos pela Ferrari.

Esta, aliás, não é a primeira vez que Alonso veste as cores de Woking. O bicampeão da F1 correu com a escuderia britânica em 2007, quando foi companheiro de Lewis Hamilton.

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PLANO B DO B
A Mercedes ainda não renovou o contrato com Lewis Hamilton, mas trabalha para finalizar o novo vínculo muito em breve, e isso não é segredo. O atual acordo do bicampeão com a equipe alemã se encerra no fim desta temporada, mas o time disse possuir alternativas caso as negociações falhem. E Fernando Alonso surge como opção, mas não como prioridade, garantiu Toto Wolff, o chefão da esquadra prata.
 
O austríaco afirmou que ainda não sentou com Hamilton para discutir os pontos de um novo contrato. Para Wolff, Lewis e o companheiro Nico Rosberg formam a melhor e a mais forte dupla do grid e que não vai abrir mão facilmente do britânico.
 

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