HRT anuncia reserva chinês Qing Hua para lugar de Karthikeyan no 1° treino livre em Monza

Ma Qing Hua vai ser tornar o primeiro chinês a andar na F1. O piloto reserva da HRT vai assumir o carro de Narain Karthikeyan no primeiro treino livre para o GP da Itália, na sexta-feira

A HRT anunciou na manhã desta quarta-feira (5) que o jovem reserva Ma Qing Hua vai assumir o carro de Narain Karthikeyan no primeiro treino livre para o GP da Itália, que acontece nesta sexta-feira. Será a estreia na F1 do piloto de 24 anos e a primeira vez que um representante da China integra a programação oficial de um GP no Mundial. Qing Hua, que faz parte desde o início do ano do programa de jovens pilotos do time espanhol, já havia testado o carro durante os treinos dos novatos, em Silverstone, neste ano.

O piloto afirmou que a oportunidade de correr em Monza será um passo importante para atingir o objetivo de conseguir uma vaga de titular na F1 em futuro próximo. "Este é um passo importante para o meu sonho de me tornar um piloto de F1. Será a minha segunda vez com o carro, depois do treino de novatos em Silverstone, e estou bastante ansioso para pilotar em Monza", afirmou o piloto, no comunicado da equipe espanhola.

Ma Qing Hua participou do treino de jovens pilotos em Silverstone neste ano com a HRT (Foto: HRT)

"O objetivo nessa sessão de treinos é desenvolver ainda mais o meu programa técnico, ganhar quilometragem e experiência com o carro e, claro, ajudar o  time do que for necessário. Apesar de ansioso, também estou calmo com essa chance porque treinei muito nos últimos meses para estar devidamente preparado para essa oportunidade. também testei muito no simulador para aprender os circuitos e as reações do carro", completou.

O fato de ser o primeiro chinês a fazer parte de um GP de F1, Qing Hua exaltou e disse que é um grande passo também para o automobilismo chinês. “Ser o primeiro chinês a fazer parte de um GP representa um enorme passo para o esporte no meu país e é, sem dúvida, uma chance fantástica. Neste momento, só tenho de agradecer a todos que me apoiaram durante todo esse tempo e que me ajudaram a estar aqui. Não vou decepcioná-los”, disse.

Luis Pérez-Sala, chefe de equipe da HRT, também expressou confiança ao falar do desempenho do jovem chinês. "Pessoalmente, tenho grande satisfação em conseguir dar a Ma a oportunidade de estrear na F1. Desde que começamos a trabalhar com ele, no início de março, tudo tem sido muito rápido, mas ele tem respondido muito bem a tudo. Sem dúvida, será um passo importante que vem com grande responsabilidade, mas acredito que ele está preparado", declarou. 

O Grande Prêmio cobre 'in loco' neste fim de semana a 13ª etapa do Mundial de F1, o GP da Itália, direto de Monza, com Evelyn Guimarães.

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.