Hülkenberg aproveita punição para trocar mais peças do motor e larga do fim do grid em Monza

Nico Hülkenberg já estava destinado a largar na segunda metade do grid após causar um acidente em Spa-Francorchamps. A Renault aproveitou a oportunidade para trocar peças do motor, piorando pouco a já difícil situação do alemão na Itália

Pelo segundo fim de semana seguido, Nico Hülkenberg vai perder posições no grid de largada por trocar peças do motor. O piloto da Renault, que já estava destinado a largar da parte de trás do grid por conta da punição recebida após o acidente na largada do GP da Bélgica, aproveitou a oportunidade para garantir novos componentes sem grandes consequências.
 
Por abalroar Fernando Alonso em Spa-Francorchamps, Hülkenberg perde 10 posições na Itália. Dada a realidade da Renault, sempre distante das três equipes de ponta, era difícil imaginar Nico indo além do sexto tempo na classificação – beneficiado pela já anunciada punição de Daniel Ricciardo –, que renderia um 16º no grid. Com as novas peças, o alemão cai para 20º, mas com mais tranquilidade para as próximas etapas, onde a Renault promete maior competitividade.
Nico Hülkenberg (Foto: Renault)
O uso de um novo motor em Monza funciona como um ‘estoque’ de peças. Quando o conjunto atual ficar gasto, a Renault vai poder voltar ao utilizado em Spa-Francorchamps sem receber novas punições. A perda de posições no grid só se aplica no primeiro uso de peças que excedem o limite de três por ano.
 
Ricciardo, que também trocou tudo no motor na Itália, garantiu posição de vantagem sobre Hülkenberg no grid por usar as novas peças antes no primeiro treino livre do fim de semana. Assim, o australiano por enquanto tem previsão de largar em 19º, enquanto o alemão surge em 20º.
 
O GP da Itália deste fim de semana é o 14º da temporada 2018 da F1. A corrida marca o fim da fase europeia do campeonato.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.