Imprensa italiana critica Vettel “por ter feito o mínimo e quinto lugar banal” na França

Um dia depois do horroroso GP da França de F1, o tom adotado pela imprensa italiana foi de resignação com a oitava vitória em oito corridas para a Mercedes. O pódio conquistado por Charles Leclerc, com direito a uma batalha no fim com Valtteri Bottas, foi destacado. Por outro lado, Sebastian Vettel voltou a ser criticado

Oito vitórias, seis dobradinhas e enormes 140 pontos de vantagem para a vice-líder no Mundial de Construtores. O domínio da Mercedes na temporada 2019 do Mundial de Fórmula 1 é avassalador e foi reiterado com outra performance acachapante no GP da França do último domingo (23). Lewis Hamilton venceu pela sexta vez no campeonato, com Valtteri Bottas em segundo. Para a Ferrari, pouco a comemorar com o terceiro lugar de Charles Leclerc, que lutou nas voltas finais com o finlandês. E Sebastian Vettel, depois de toda a polêmica há duas semanas, em Montreal, voltou a ter uma performance apagada e terminou apenas na quinta colocação. 
 
A cada fim de semana, a Ferrari se vê mais distante da Mercedes também no campeonato, com seus pilotos bem longe de Hamilton e Bottas. Enquanto o pentacampeão do mundo soma 187 pontos e seu companheiro de equipe, 151, Vettel tem apenas 111 tentos, enquanto Leclerc chegou a 87 — 100 a menos que Hamilton — depois de marcar seu terceiro pódio na temporada.
 
Resignada, a imprensa italiana teve pouco a destacar nesta segunda-feira. Leclerc, por conta de um fim de semana constante entre os três primeiros, foi elogiado, mas Vettel voltou a ser alvo de críticas dos jornalistas da terra da Ferrari.
Sebastian Vettel voltou a ser criticado pela imprensa italiana neste fim de semana (Foto: Ferrari)

“Podemos dizer que Lewis Hamilton, depois da 79ª vitória da sua carreira, está cada vez mais a caminho do seu sexto título mundial? O GP da França foi uma amostra dessa superioridade técnica de Stuttgart”, escreveu o ‘La Gazzetta dello Sport’, fazendo menção à Mercedes.

 
“Os W10 de Lewis e Valtteri Bottas não deram chance a seus oponentes e favoreceram o descanso no sofá daqueles que ligaram a televisão com a esperança de ver um pouco de ação. Os que não dormiram viram somente Charles Leclerc ir para cima de Bottas no fim pela segunda colocação, mas no fim das contas foi um desfile prateado”, diz o periódico.
 
“A Ferrari, com Leclerc, conseguiu um pódio que dá mais moral ao piloto monegasco do que aos fãs da Ferrari, um pouco confusos pelo quinto lugar de Sebastian Vettel, atrás da Red Bull de Max Verstappen. A Ferrari, agora mesmo, só pode esperar preocupar a Mercedes com seu motor”, completou.
 
Já o ‘Corriere della Sera’ foi mais duro com Vettel. “Charles fez todo o possível e no fim mereceu passar Bottas, que o superou apenas por alguns décimos. Para Sebastian Vettel, foi um quinto lugar banal, enobrecido somente pelo ponto extra conquistado graças à volta mais rápida depois de ter feito o mínimo, superar as duas McLaren que estavam à sua frente no grid de largada”.
 
O ‘La Stampa’, por sua vez, criticou a falta de ação do horroroso GP da França. “Os números dizem tudo: não há competição. A única emoção aconteceu no fim com Charles Leclerc, com sua tentativa no último minuto de passar Bottas, que sofria com seus pneus. A Ferrari leva para casa o pódio com seu jovem piloto, enquanto Sebastian Vettel fecha em quinto lugar atrás da Red Bull de Max Verstappen”.
 
“Vettel consegue um ponto extra da melhor volta da corrida, mas sua distância para o líder do campeonato aumenta para 76 pontos. O campeonato poderia ficar entre os pilotos da Mercedes exatamente depois de Monza”, completou o jornal.
 

Paddockast #22
O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.