Inacreditável Racing: a primeira e única vitória de Pastor Maldonado na Fórmula 1

O GRANDE PRÊMIO resgata a trajetória de Pastor Maldonado rumo a um dos feitos mais improváveis da história recente da Fórmula 1. No GP da Espanha de 2012, o piloto levou a Venezuela ao topo do pódio do Mundial pela primeira e única vez com um triunfo conquistado na base do mérito. Depois da corrida, Maldonado virou herói, mas de outra forma

De tempos em tempos, a Fórmula 1 coroa vencedores improváveis. Desses que, mesmo com reconhecido talento, jamais se imaginava que fosse possível chegar ao topo do pódio. Exemplos não faltam na história da principal categoria do esporte a motor: Vittorio Brambilla, no GP da Áustria de 1975; Alessandro Nannini, no polêmico GP do Japão de 1989; e Olivier Panis, no ‘resta 1’ que virou o GP de Mônaco de 1996. Dessa lista faz parte, também, Pastor Maldonado, personagem do vídeo especial deste começo de fevereiro na GPTV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube.

A surpreendente vitória de Maldonado no GP da Espanha de 2012, com uma igualmente desacreditada Williams empurrada por motor Renault, foi a única de um venezuelano na Fórmula 1 e a última de uma história dourada da hoje decadente equipe britânica.

Mas o que mais impressiona é que o triunfo logrado por Pastor não veio na esteira de vários abandonos ou de uma corrida caótica. Foi uma conquista alcançada com base no mérito, com direito a superar dois campeões mundiais na pista e com os quais o piloto nascido em Maracay dividiu o pódio em Barcelona.

Mais curioso ainda é que, minutos após o feito improvável na Catalunha, Maldonado virou super herói, mas de outra forma.

O GRANDE PRÊMIO volta no tempo e relembra a trajetória do venezuelano, hoje longe das competições, e recorda o fim de semana que coroou Pastor Maldonado como um piloto vencedor na Fórmula 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube