Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Insatisfeito, chefe da McLaren pede mais combatividade a Pérez: “Ele tem sido muito polido”

Sob pressão, Sergio Pérez começa a receber as primeiras críticas públicas da McLaren. Martin Whitmarsh pediu que o mexicano tem de defender sua posição “usando até os cotovelos, mas sem ser sujo”

 
Opinião GP: brilhante em Xangai, Alonso pode encerrar dinastia Vettel na F1

O início da carreira de Sergio Pérez como piloto da McLaren não tem sido dos mais animadores. Depois de três corridas disputadas, tudo o que o mexicano conseguiu foi um nono lugar no GP da Malásia. Em Xangai, no último fim de semana, o jovem piloto de Guadalajara sequer foi ao Q3 e decepcionou novamente na corrida, cruzando a linha de chegada em 11º. Sob pressão, ‘Checo’ começa a receber as primeiras críticas públicas de Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren, que se mostrou insatisfeito com sua falta de combatividade.


Curioso é que Pérez foi criticado por Kimi Räikkönen, da Lotus, exatamente por ter sido agressivo demais e ter, na visão do finlandês, jogado seu carro para cima do E21, danificando assim a asa dianteira do bólido aurinegro. Mas para Whitmarsh, Pérez tem sido gentil demais com os adversários e precisa endurecer o jogo.
Pérez já começa a ser questionado pela cúpula da McLaren (Foto: Getty Images)

“Ele tem sido muito polido até agora neste ano. Ele precisa ser mais duro”, bradou o comandante da McLaren. “Ele tem sido generoso ao permitir que o pessoal passe por ele. Disse a ele: ‘Você tem de estar lá fora correndo’. Isso significa que às vezes você tem de usar os cotovelos e tem de ser forte sem ser sujo”, comentou.

No entanto, Whitmarsh logo amenizou o tom das suas críticas ao mexicano e disse que a McLaren ainda não lhe ofereceu um equipamento competitivo. “Ele é um piloto jovem e foi um fim de semana difícil. Nós até agora não demos a ele um carro muito bom. Nós, como equipe, temos de dar todo o suporte a um jovem piloto que tem um enorme talento.”
As imagens do domingo da F1 na China
AO VIVO: as informações do GP da China em tempo real
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

No fim das contas, o chefe da McLaren admite que Pérez já começa a ser pressionado pela falta de resultados. “Ele ainda é um cara muito jovem em uma grande equipe, cercada de expectativas, então você é muito mais pressionado. Isso é complicado, e ele tem um companheiro de equipe que vem fazendo um grande trabalho, então há uma certa pressão”, disse.

Jenson Button, companheiro de equipe de Pérez, conquistou no GP da China seu melhor resultado na temporada ao terminar a corrida em quinto. Agora Button soma 12 pontos, contra apenas dois do mexicano.